A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2009-2012 O que São Finanças Objetivo da Empresa Profº Jacques Douglas Aranha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2009-2012 O que São Finanças Objetivo da Empresa Profº Jacques Douglas Aranha."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado O que São Finanças Objetivo da Empresa Profº Jacques Douglas Aranha

2 Engenharia Econômica e Finanças Conceito O termo finança provém do francês finance e refere-se ao compromisso que assume um sujeito para responder à sua obrigação para com outra pessoa. O conceito também se refere às posses, aos bens e aos cofres do Estado (tesouro nacional).Estado

3 Engenharia Econômica e Finanças Na linguagem do dia-a-dia, conhece-se: Finanças o estudo da circulação do dinheiro entre os particulares, as empresas ou os vários Estados. As finanças surgem com um ramo da economia que se dedica a avaliar como são obtidos e geridos os fundos. Noutros termos, as finanças tratam da gestão do dinheiro.

4 Engenharia Econômica e Finanças Tipos de Finanças: Finanças Pessoais Finanças Corporativas Finanças Publicas Finanças Comportamentais Finanças Estruturadas

5 Engenharia Econômica e Finanças Finanças Pessoais Refere-se, em linhas gerais, ao Dinheiro. De que precisa uma família ou um lar para a sua subsistência. As pessoas devem analisar como obter esse dinheiro e como salvaguardá-lo em situações imprevistas (como, por exemplo, em caso de despedimento laboral e de desemprego). Outras aplicações das finanças pessoais são possíveis em termos de capacidade de poupança, despesas e investimentos.

6 Engenharia Econômica e Finanças Investimento Pessoal Um bom investimento é aquele que protege o capital investido e entrega um retorno adequado, (Benjamin Graham) evita que se faça bobagens como pagar caro demais por um investimento cujo retorno será mínimo.

7 Engenharia Econômica e Finanças Finanças Corporativas Dizem respeito às formas que têm as empresas para criar valor através do uso de recursos financeiros. Investimento, financiamento, benefícios e dividendos são alguns dos conceitos vinculados a esta área.

8 Engenharia Econômica e Finanças Finanças Publicas Estão relacionadas com a política fiscal de um Estado. O governo obtém fundos através da cobrança de impostos, sendo esse dinheiro reinvestido na sociedade através das despesas públicas (com a construção de hospitais e escolas, cuidados de higiene, saúde, etc.).

9 Engenharia Econômica e Finanças Finanças Comportamentais (Behavioral finance) È um campo relativamente novo, que procura combinar análise do comportamento humano e teorias psicológicas com teorias econômicas convencionais para explicar melhor por que as pessoas muitas vezes tomam decisões financeiras de forma irracional.

10 Engenharia Econômica e Finanças Exemplo como explicar que o Índice Bovespa possa cair mais de 5% em um dia para recuperar tudo no dia seguinte?

11 Engenharia Econômica e Finanças Podem ser resumidas na Hipótese dos Mercados Eficientes (HME). A HME fundamenta-se em duas construções: a teoria da utilidade esperada e as expectativas racionais. Finanças Comportamentais (Behavioral finance)

12 Engenharia Econômica e Finanças Teoria da utilidade esperada Expectativa racionais Afirmam que os indivíduos são perfeitamente racionais, conhecem e ordenam de forma lógica suas preferências, buscam maximizar a “utilidade” (ou seja, o benefício próprio) de suas escolhas e conseguem atribuir com precisão probabilidades aos eventos futuros quando submetidos a escolhas que envolvam incertezas.

13 Engenharia Econômica e Finanças Como você pode ver, o ser humano é muito menos racional do que nos fazem crer as teorias tradicionais de finanças. E isso traz algumas implicações para o mundo dos investimentos que iremos abordar a seguir.

14 Engenharia Econômica e Finanças Finanças Estruturadas São aquelas que buscam financiamento ou mitigação de risco para uma determinada atividade econômica de forma diferente das convencionais, tais como empréstimos, swap ou a emissão ações ou debêntures. Debêntures: Representam dividas de uma empresa Um título de divida, de médio e longo prazo Significa dever ou aquilo que deve ser pago.

15 Engenharia Econômica e Finanças Exemplo O modelo de Securitização

16 A securitização é o processo realizado por Companhias Securitizadoras que adquirem recebíveis com garantia imobiliária e os utilizam para lastrear a emissão de títulos imobiliários (Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI) que podem ser negociados nos mercados financeiros e de capitais. O que é Securitização? O processo permite aos detentores dos Recebíveis Imobiliários o acesso a recursos para recompor seu capital de giro e desenvolver novos empreendimentos sem a necessidade de aumentar seus endividamento junto ao mercado. Engenharia Econômica e Finanças

17 Securitização? Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI São títulos de renda fixa de longo prazo emitidos exclusivamente por companhia Securitizadoras, com lastro em recebíveis imobiliários que pagam juros ao investidor. Introduzidos no Brasil por meio da Lei 9.514/97 e considerados valores mobiliários pela Resolução CMN N° 2.517, de 29/06/1998, Engenharia Econômica e Finanças

18 A importância das finanças nas empresas Sem controle eficiente; Sem tomadas de decisões; Sem Projeção financeira.

19 Engenharia Econômica e Finanças Produto de Qualidade Bom preço e prazo de entrega

20 Engenharia Econômica e Finanças PERDE COMPETITIVIDADE !!!

21 Engenharia Econômica e Finanças Abertura de espaço para a Concorrência

22 Engenharia Econômica e Finanças O estudo de Finanças? compreende o registro e análise da vida econômica das organizações, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Prática? Gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades.

23 Engenharia Econômica e Finanças Observação Importante aplicar finanças nas empresas, de modo que elas realmente interfiram na composição de lucros, analisando suas obrigações a curto e longo prazo, seus investimentos, seus custos e despesas, transformando isso em uma rotina diária, observando através de suas demonstrações como e quando investir, bem como, analisar o que a economia fala, mostrando o mercado, suas variações e o que ela demanda para futuros investimentos.

24 Engenharia Econômica e Finanças Objetivos da Empresa São atingir e manter altos níveis de qualidade dos serviços prestados e exceder as expectativas dos clientes.

25 Engenharia Econômica e Finanças Atingir os objetivos da Empresa? Empresa dar atenção imediata aos clientes, compreender suas necessidades, buscar soluções, e promover a melhora contínua dos processos e sistemas que garantam a identificação de problemas e ofereçam soluções antes que problemas ocorram.

26 Engenharia Econômica e Finanças Objetivos da Empresa de Finanças? É melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

27 Engenharia Econômica e Finanças Gestão de Finanças? É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

28 Engenharia Econômica e Finanças Funções da atividades Gestão de Finanças? Operação e controle dos recursos financeiros; D eterminação das necessidades dos recursos financeiros; P lanejamento e inventário dos recursos disponíveis; C aptação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

29 Engenharia Econômica e Finanças A gestão Financeira e seus aspectos!! Finanças Papel do gestor financeiro na organização Ferramentas utilizadas pelo gestor na tomada de decisões Análises da situação financeira da empresa Avaliação da situação financeira futura da empresa Falhas mais comuns na gestão financeira

30 Engenharia Econômica e Finanças


Carregar ppt "ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2009-2012 O que São Finanças Objetivo da Empresa Profº Jacques Douglas Aranha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google