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Nunca faça previsões, especialmente sobre o futuro. Samuel Goldwyn.

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3 Nunca faça previsões, especialmente sobre o futuro. Samuel Goldwyn

4 PROSPECTAR PRO / SPECTARE  - olhar para a frente - ver ao longe - aspirar a, sonhar, visar [ spectrum  visão, imaginação, simulacro]

5 PROSPECÇÃO [Foresight] Processo pelo qual se busca uma compreensão abrangente das forças que conformam o futuro no longo prazo, e que deveriam ser levadas em conta agora na formulação de políticas, no planejamento e na tomada de decisão. Science Foresight, University of Sussex

6 Universidade: as determinações da origem... Século XII "Universitas Magistrorum et Scholarium“ “Associação de Mestres e Alunos”

7 No início - e sempre - o Ensino: Lectio, uma leitura comentada: colocar os autores em questão, estabelecer uma problemática. Disputatio, debate de grupos sustentando posições distintas. Contrapunha visões e abordagens diferentes e elaboradas. Conclusio, extraída pelo mestre, implicava numa visão pessoal a respeito da questão. A conclusio obrigava o intelectual a comprometer-se pessoalmente.

8 Século XIX: introdução da Pesquisa Universidade de Berlim (1810) Humboldt, Fichte, Schleiermacher, Kant... estruturar o projeto acadêmico associando o ensino à pesquisa científica aprendizagem associada à formação de uma postura de permanente autoconstrução.

9 Tratava-se, agora, de participar da produção da cultura que a universidade ensina e explorar a dimensão pedagógica da pesquisa,. Ao transmitir certo tipo de experiência e de conhecimento, instaurar uma atmosfera de questionamento e de reflexão, um processo de auto-aprendizado permanente. O advento da Universidade de Humboldt não significou que, além do ensino, se fizesse agora também pesquisa. A introdução da pesquisa transformou o ensino.

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11 “Solidão e Liberdade” e a Torre de Marfim

12 A "Extensão Universitária" Cambridge (1871) Literatura, Ciências Físicas, Economia Política p/ público Oxford (1874) História, Séc. de Péricles em Sheffield, Tragédia grega em Newcastle, Astronomia aos operários de Hampshire. Universidade de Wisconsin (1903) A “Wisconsin Idea”: professores como technical experts do estado. Cooperative Extension Service (~ 1920) Depto. Agricultura & "land grant colleges“: modelo de interação com a comunidade: Universidade e desenvolvimento

13 Extensão Conjunto de atividades com que a Universidade amplia o alcance do ensino e da pesquisa, colocando-se em contato imediato com o mundo que a rodeia. Contribui para difundir, diretamente, a cultura que a Universidade congrega e produz, ao mesmo tempo em que a Universidade aprende a conhecer melhor a realidade onde se insere e recolhe elementos para enriquecer seu projeto acadêmico.

14 Rumos da Universidade no século XXI ?

15 Fonte: Ernst&Young The University of the Future, 2012

16 Expansão do Ensino Superior

17 Transformações... ProcessoRealidade Massificação Globalização, competitividade Diferenças de público – setores sociais e étnico-culturais, educação prévia distinta, estudo e trabalho, forma de financiamento Demandas por qualidade e prestígio, rankings, internacionalização, novos vínculos universidade-setor produtivo Pluralidade de valores Educação como serviço Novas Tecnologias Científicos, culturais, profissionais, credencialismo, empregabilidade As universidades perdem o monopólio da educação formal e certificação Acesso generalizado a bases de dados, conhecimentos e aulas; estudo individualizado, universidades virtuais

18 Olsen: tipologia de universidades Predomínio de fatores internos Predomínio de fatores externos Normas e objetivos compartilhados Universidade como comunidade acadêmica autogerida Universidade como instrumento de agendas nacionais Normas e objetivo em conflito Universidade como democracia representativa Universidade como empresa de serviços em mercados competitivos Johan P. Olsen The institutional dynamics of the (European) University Center for European Studies, 2005

19 Formação: uma postura ativa

20 Formação: uma postura participativa

21 Formação: exercitar uma visão sistêmica

22 Energias renováveis, desenvolvimento sustentável, mudança do clima, ecologia, biodiversidade... Valores novos

23 Ensino, Pesquisa & Extensão: mudanças de institucionalidade A pesquisa contemporânea é realizada cada vez mais em um contexto de solução de problemas Múltiplos atores aportam uma heterogeneidade essencial de habilidades e de expertise Gera-se assim um fórum que fornece novo foco para o empreendimento intelectual O processo traz diferentes grupos sociais, portadores da questão: o que vocês têm feito por nós? Agrega valor na busca de um produto melhor, da produção de conhecimento de mais qualidade Helga Nowotny The Potential of Transdisciplinarity

24 Universidade: Conhecimento e Inovação para solução de problemas Water will become a more pressing problem than oil, and the quantity, quality and distribution of water will pose significant scientific, technological and ecological difficulties as well as serious political and economic challenges. A Water program would bring together people in the humanities, arts, social and natural sciences with people from professional schools like medicine, law, business, engineering, social work, theology and architecture. Through the intersection of multiple perspectives and approaches, new theoretical insights will develop and unexpected practical solutions will emerge. Exemplo: Recursos Hídricos MARK C. TAYLOR, End the University as We Know It, April 26, 2009

25 Pesquisa: as Mudanças de Governança e de Institucionalidade Associação entre “ ciência real ” e “ ciência excelente ” A ciência responde às várias pressões provenientes do estado, da indústria e da sociedade e, de forma crescente, do mundo globalizado sem diminuir a excelência, na medida em que há certo nível de autonomia, competição e seleção de propostas. Se a ciência real significa, outrossim, a ciência excelente torna-se não apenas socialmente robusta, mas também cientificamente forte. (Nowotny, 2006)

26 Convergência é o processo/abordagem que busca compatibilidade e sinergia de diferentes disciplinas e tecnologias, pela aplicação integrada de conhecimento em toda sua extensão (p. ex. partindo da escala do átomo, do gene ou do neurônio), e em todos os níveis de tempo e de complexidade. [NSF]

27 CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA “Converging Technologies” “O termo Convergência Tecnológica se refere ao estudo interdisciplinar das interações entre sistemas vivos e sistemas artificiais para o desenho de novos dispositivos que permitam expandir ou melhorar as capacidades cognitivas e comunicativas, a saúde e a capacidade física das pessoas e, em geral, produzir maior bem estar social” (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, España, 2005)

28 APLICAÇÕES DA CT Expansão da cognição e da comunicação Melhoramento da saúde, da capacidade física e alongamento da vida Diálogo de Ciência, Tecnologia e Educação Redimensionamento das organizações e dos negócios Esper Cavalheiro EPM/UNIFESP

29 Instrumentos para Melhoria do Bem-estar social Remoção das barreiras de comunicação determinadas por incapacidade física, por diferença de idiomas, pela distância geográfica e momentos diferentes de desenvolvimento Incremento na eficácia e eficiência da cooperação entre ambientes educacionais, corporativos, de governo e outros Aumento da produtividade e criatividade Engenharia cognitiva e sociedade interconectada

30 Inovação com Responsabilidade Social estratégias de desenvolvimento não-predatórias e mitigadoras dos efeitos negativos já produzidos. Necessidade imperiosa da inovação sem degradação. Desenvolvimento sustentável implica que sejam conciliados em uma perspectiva durável: progresso econômico, justiça social e preservação do ambiente. É a sociedade que inova, mas a universidade tem papel singular nos processos inovativos e possibilidades únicas de aportes decisivos.

31 Mudanças na Governança: os múltiplos parceiros e o interesse público O “fato social total” [Marcel Mauss] A Opinião Pública e a Licença Social Complexidade das interações (locais, nacionais e internacionais) entre instituições de ensino e pesquisa, governo, empresas e indivíduos. Fortalecimento da colaboração, formação de redes, fluxo de conhecimento entre organizações e instituições de ensino e pesquisa, mudanças institucionais.

32 “Escolástica não entende a utilidade de escrever tanta coisa para chegar no fim e colocar que é = 0. Na sua opinião, então era melhor nem escrever. Mas em matéria de ciências a opinião de Escolástica é negligenciável...” Não é mais assim !! A opinião do cidadão conta...

33 E o Brasil? … “Ainda não estamos habituados com o mundo Nascer é muito comprido.” (Murilo Mendes)


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