A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compartimentalização do conhecimento em campos altamente especializados, para obter eficiência técnica. Docente: transmissor de conteúdos. Discente: retenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compartimentalização do conhecimento em campos altamente especializados, para obter eficiência técnica. Docente: transmissor de conteúdos. Discente: retenção."— Transcrição da apresentação:

1

2 Compartimentalização do conhecimento em campos altamente especializados, para obter eficiência técnica. Docente: transmissor de conteúdos. Discente: retenção e repetição. Avaliação: somativa.

3 Processos de ensino-aprendizagem que priorizam a participação ativa de educandos e educadores na construção do conhecimento. Docente (tutor): problematização como estratégia Discente: liberdade e autonomia. Avaliação: processual e formativa.

4 Metodologia TradicionalMetodologia Ativa Centrada no professorCentrada no aluno Professores capacitados em conteúdos Professores capacitados em educação integral Trabalho isoladoTrabalho em equipe Orientada por conteúdosOrientada por competências Transmissão de informações e memorização. Construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes. Ensinar-aprender com observação passiva dos estudantes. Aprender a aprender com participação ativa dos estudantes. Avaliação somativa ao final das unidades. Avaliação formativa, com retornos constantes ao longo das unidades.

5 “A mais importante atitude a ser formada é a do desejo de continuar a aprender” Princípios: Atividade, Utilidade, União dos Meios e Fins, Democracia, Científico. Problemas ou situações que geram dúvidas, desequilíbrios ou perturbações intelectuais. Valorizar experiências concretas para soluções criativas.

6 Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino integrado e integrador de conteúdos referentes aos problemas relativos a uma futura profissão dos alunos.

7 . 1 Discutir o problema elaborado pelo professor 2 Identificar as questões propostas pelo enunciado 3 Explicações com base no conhecimento prévio 4 Selecionar explicações plausíveis para o caso 5 Definição dos objetivos de aprendizagem 6 Estudo individual 7 Rediscussão dos avanços de conhecimento

8  Problema especificamente elaborado  Descrição neutra do fenômeno em estudo  Objetivo cognitivo definido  Controle dos resultados - alteração do problema  Hipóteses partindo de conhecimentos prévios  Grupo discute ao início e ao fim - conhecimento

9  A elaboração de problemas adequados ao conhecimento prévio dos alunos exige alto grau de especialização.  O método representa uma mudança profunda para o hábito dos discentes.  Cada hora de tutoria geralmente requer quase quinze horas de preparo, principalmente nas primeiras turmas – (remuneração?)  A tutoria deve ser realizada idealmente para cada grupo de dez alunos – ou menos.

10 A Problematização estuda problemas retirados de um cenário real, em todas as suas contradições e desafios cognitivos. Uma das referências de utilização é o Arco de Maguerez.

11  Observação da realidade: levantamento do maior número possível de dados. Definição de pontos-chave e redação do problema.  Teorização: etapa do estudo e da investigação. As informações são tratadas, analisadas e avaliadas.  Hipóteses de solução, construídas após estudo e reflexão.  Aplicação prática das decisões tomadas. Ação – Reflexão – Ação transformadora Prática – Teoria – Prática

12  Cursos de Enfermagem e formação de professores constituem os maiores usuários da metodologia. Novas experiências em Engenharia e Artes.  O grupo discente deve ser pequeno para maior aproveitamento.  A experiência docente propicia uma melhor seleção de casos para os conhecimentos prévios do aluno.

13  Problema identificado em campo  Outros problemas como desdobramento  Não há controle dos resultados  Hipóteses formuladas após o estudo na Teorização  Grupo trabalha junto o tempo todo, sob supervisão docente – grande proximidade.

14 TRADICIONALPBLPROBLEMATIZAÇÃO Ensinar AprenderAprender a aprenderAprender fazendo Disciplinas estanquesProblemas planejados para aprendizagem Problemas oriundos da realidade Aulas expositivasTutoriasRealidade como campo de atuação Aluno passivo – Professor central ao processo Aluno central ao processo– Professor facilitador (tutor) Aluno central ao processo- Professor instrutor e comunidade participante Prática em laboratórios específicos Prática em laboratórios multifuncionais Prática em cenários reais Avaliação somativaAvaliação formativa e somativa

15 “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo.” Confúcio (séc. VI a.C.)

16 A Escola deve mudar profundamente ao longo do século XXI. Fundamentos da Educação incluirão práticas de solução de problemas, estímulo à criatividade, inovação e aprendizagem ao longo da vida. O Professor continua essencial.

17 Profª Wanda Camargo


Carregar ppt "Compartimentalização do conhecimento em campos altamente especializados, para obter eficiência técnica. Docente: transmissor de conteúdos. Discente: retenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google