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PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

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Apresentação em tema: "PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2 Informações relevantes sobre a organização escolhida Toda Organização tem uma história, antecedentes que explicam o problema.

3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Nome da organização. Endereço, telefone, fax e site. Nome do(s) proprietário(s) Ramo de atividade, tipos de produtos e serviços. Contexto em que a Organização está inserida (mudanças de políticas governamentais, mercado de produtos, fatores de competitividade).

4 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Faturamento Porte da empresa Número de estabelecimentos Número de empregados. Histórico da organização: contendo a data e local da fundação, principais fases ou etapas da organização. Composição da Diretoria

5 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Organograma da organização Principais concorrentes Número de empregados que a empresa possui (separar por área) e jornada de trabalho (turnos, quantos, horários dos turnos) Linha de produtos ou serviços da organização. Função do Estagiário na Organização

6 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Missão da organização Objetivos de curto prazo Objetivos de longo prazo

7 VISÃO DA ORGANIZAÇÃO Está relacionada às aspirações futuras da organização, em termos dos objetivos que ela pretende atingir, que devem ser envolventes para motivar as pessoas da organização. “A 3M visa ser a mais inovadora das empresas e fornecedora preferencial, apresentando sempre um crescimento sustentado em suas vendas.”

8 VISÃO DA ORGANIZAÇÃO CPFL “Ser reconhecida como referência empresarial no setor energético pela qualidade dos seus produtos e serviços, pela competência de seus profissionais e pelos valores que pratica.”

9 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO Missão: é a razão (propósito) pela qual uma empresa existe. A missão facilita o sucesso da organização Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção comum (principais alvos) Ajuda assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes. Uma declaração de missão desenvolvida de forma apropriada contém regras gerais relacionadas com os recursos que uma organização deve adquirir e a forma como ela deve distribuí-los

10 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO Diretrizes amplas relacionadas com os tipos de tarefas que devem existir dentro de uma organização são encontrados em uma declaração de missão da organização. Atua como base para o desenvolvimento de objetivos organizacionais. Objetivos formulados apropriadamente são consistentes com a missão organizacional.

11 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO A missão de uma empresa pode conter informações como: Tipos de produtos ou serviços que a organização produz Mercado: clientes da organização Tecnologia: instrumentos, máquinas, materiais, técnicas e processos usados para produzir bens e serviços da organização. Objetivos da empresa: algumas declarações de missão fazem referência geral aos objetivos da empresa.

12 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO Filosofia da empresa: incluir alguma declaração que reflete as crenças e valores básicos que devem guiar os membros da organização na conduta dos negócios. Autoconceito: é a visão ou a impressão que a companhia tem de si mesma, através dos seus pontos fortes e fracos, a concorrência e a capacidade para sobreviver nesse mercado. Imagem pública: é a impressão que a companhia está tentando passar para o público da organização.

13 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO A missão deve responder a diversas perguntas, como: O que a organização está fazendo agora? Qual sua utilidade para os clientes? Em que negócios estamos? Quem são nossos clientes? A que necessidades estamos atendendo? Que papéis estamos cumprindo?

14 Exemplos IMBIL  A IMBIL tem como missão fornecer Produtos Fundidos, Bombas Hidráulicas e Serviços a seus clientes, atendendo suas necessidades e anseios International Paper do Brasil  Ao longo de seus 40 anos de existência no Brasil a International Paper sempre teve uma missão bem definida, com foco estratégico no crescimento de suas atividades, no desenvolvimento de seus funcionários, na satisfação de seus clientes e fornecedores, além da transformação em uma das melhores empresas do mundo, em papel e produtos florestais

15 Exemplos Delphi Desenvolver processos, manufaturar e fornecer chicotes elétricos: valorizando o trabalho em time; com pessoal treinado e comprometido em exceder as expectativas dos nossos clientes; utilizando novas tecnologias e técnicas de melhorias contínuas; trabalhando em parceria com nossos fornecedores; preservando, sempre, a integridade de nossos funcionários, da sociedade e do meio ambiente; Para que todos sintam orgulho em fazer parte desta Organização.

16 Exemplos Grupo Linces Fornecer produtos e serviços com elevado padrão de qualidade, desenvolvendo sistemas eficientes de informações e dados, com uma estrutura de pessoal altamente capacitada. Desse modo, a Linces procura contribuir sempre para uma maior segurança e redução de riscos de nossos clientes e parceiros, em transações comerciais que envolvam bens móveis e imóveis

17 Objetivos Curto Prazo São metas que a organização tenta alcançar dentro de um a dois anos. São objetivos mais específicos que devem conter questões como: quem irão executá- los, o que deve ser executado, quando será executado e em que área.

18 Objetivos Longo Prazo São metas que a organização tenta alcançar nos próximos três a cinco anos.

19 Áreas em que os objetivos organizacionais são estabelecidos: Posição no mercado: posição de uma organização no mercado, onde ela se encontra em relação aos seus concorrentes e onde pretende chegar. Inovação: indicar quais as metas que a organização está tentando atingir em termos de inovação. Produtividade: utilizar menos recursos para produzir uma quantidade específica de produtos. Isto torna a empresa mais produtiva.

20 Áreas em que os objetivos organizacionais são estabelecidos: Níveis de recursos: algumas organizações devem especificar objetivos que indiquem as quantidades relativas de cada um desses ativos que devem ser mantidos (estoques, equipamentos e caixa). Lucratividade: objetivos que indiquem o nível de lucratividade desejado. Desempenho e desenvolvimento do administrador: desempenho administrativo para alcançar os objetivos organizacionais relacionados.

21 Áreas em que os objetivos organizacionais são estabelecidos: Desempenho e atitude do empregado: a qualidade do desempenho do pessoal não- administrativo em relação ao trabalho. Responsabilidade social: a obrigação que o negócio tem de ajudar a melhorar o bem- estar da sociedade ao mesmo tempo que se esforça para alcançar os objetivos organizacionais.

22 Exemplos de objetivos Manter posição de liderança entre as empresas da indústria automobilística (Volkswagen) Manter a segunda posição entre as redes de televisão (SBT) Colocar um computador em cada lar (Microsoft) Entrar em novos mercados (Método Engenharia)


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