A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP PADRÕES DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO EM EaD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP PADRÕES DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO EM EaD."— Transcrição da apresentação:

1 Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP PADRÕES DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO EM EaD

2 É POSSÍVEL BEM AVALIAR, SEM QUE SE TENHA CLARA A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE?

3 Do PRESENCIAL à EaD O que não pode mudar? O que precisa mudar? O que não se sabe mudar? O que mudando, pode não mudar?

4 Os limites do ensino presencial hegemônico Centrado no professor Trabalho pedagógico fragmentado Utilitarismo no trato dos conteúdos Rigidez nos/dos tempos, espaços, conteúdos e nas relações intersubjetivas Avaliação como controle (produto-centrada) Lógica da meritocracia

5 As ciladas da educação presencial Qualidade mercadológica e promessa de inclusão no mundo do trabalho (performatividade/ empregabilidade) Conflito entre formar e instruir ( eficácia instrumental) Conflito entre quantidade e qualidade Discurso de inovação

6 Os desafios da EaD reprodução ou transformação? Ampliação do acesso à educação formal com qualidade ( NÃO PODE MUDAR) Acesso a que tipo de educação? A que projeto pedagógico? A que concepção de qualidade? ( DEVE MUDAR) Inovação de forma e conteúdo ( NÃO SE SABE MUDAR) Reprodução de lógicas do ensino presencial ( MUDAR SEM MUDAR)

7 O DESAFIO da MUDANÇA

8 Hora de mudar

9 Miró sentia a mão direita demasiado sábia e que de saber tanto já não podia inventar nada. Quis então que desaprendesse o muito que aprendera, a fim de reencontrar a linha ainda fresca da esquerda. Pois que ela não pôde, ele pôs-se a desenhar com esta até que, se operando, no braço direito ele a enxerta. A esquerda( se não se é canhoto) é mão sem habilidade : reaprende a cada linha, cada instante, a recomeçar-se O SIM CONTRA O SIM João Cabral de Melo Neto 1997

10

11 Qualidade em EaD A FORÇA DE UM PROJETO A natureza do trabalho pedagógico Autonomia ou submissão? Liberdade ou controle? Tecnologia como meio ou fim? Centrada no tutor? Aluno/ Grupo/TUTOR Avaliação da aprendizagem ou Avaliação para a aprendizagem ? Ensino ou educação?

12 FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NA ÁREA DE SAUDE DO DISCURSO À AÇÃO A AVALIAÇÃO COMO REVELADORA DAS POTÊNCIAS E FRAGILIDADES DO PROJETO PILOTO

13

14 INDICADORES DE QUALIDADE DO PROJETO DO CURSO QUALIDADE SOCIAL COMPETÊNCIA COLETIVA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA SOLIDARIEDADE INTENÇÃO TRANSFORMADORA AUTO ORGANIZAÇÃO

15 O TRABALHO PEDAGÓGICO AS MEDIAÇÕES DA TUTORIA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

16 EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA POSSIBILIDADE AMBIDESTRA? Preferirá a destreza da mão direita que, de tão destra e sábia se transformou sinistramente num fator de puro hábito, ajustamento e domesticação ou permitirá o discrepar, aparentemente mais descentrado, desajeitado e algo inábil, de uma mão esquerda que, menos sábia e competente, se assume mais livre e curiosa para aprender? (LIMA,2007)

17 Obrigada!


Carregar ppt "Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP PADRÕES DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO EM EaD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google