A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Webquest como recurso pedagógico na EaD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Webquest como recurso pedagógico na EaD"— Transcrição da apresentação:

1 Webquest como recurso pedagógico na EaD
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas Webquest como recurso pedagógico na EaD Camila Gonçalves dos Santos ( UCPEL/UFPEL)

2 Estrutura da apresentação
Objetivo Justificativa Produção de materiais na EaD Webquest Webquest e EaD: um par perfeito? Considerações finais

3 Objetivo Este trabalho tem como objetivo tecer reflexões sobre a produção de materiais na modalidade a distância, apontando a metodologia Webquest como recurso pedagógico na EaD.

4 Prática em EaD - Tutoria
Leituras do mestrado sobre Webquest Reuniões e reflexões no grupo de pesquisa Prática em EaD - Tutoria Prática em EaD – Professor Pesquisador II

5 Justificativa Preocupação em articular conteúdos e objetivos
A EAD não se resume a um material instrucional que apresenta uma seqüência ordenada de conteúdos, apresentada de forma que o educando possa assimilá-los (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007, p. 3) Preocupação com a lógica interna do conteúdo (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007)

6 Ainda segundo os autores...
Processo educativo Transformá-los em conhecimento Compreender conceitos

7 Pesquisar é preciso Será que os materiais em cursos online contribuem para a formação do aluno como pesquisador? Será que as atividades propostas fazem com que os alunos se tornem críticos, pesquisadores, criativos e atuante para produzir conhecimento? Segundo Padilha (2006) o ensino superior não tem alcançado qualidade significativa no aprendizado, uma vez que quando os alunos são pedidos para pesquisar na web esses acabam copiando e colando informações, ao invés de utilizar a pesquisa em seu benefício e estratégia de ensino.

8 O uso da internet

9 Metodologia Webquest Uso orientado da internet
Tarefas onde toda a informação é proveniente da internet Aprendizagem colaborativa Professor - Autor

10 Quando tudo começou A ideia surgiu em 1995 na Universidade Estadual da Califórnia . Criar softwares educacionais que estivessem ligados a um contexto onde as pessoas pudessem buscar informações referentes ao mesmo e transformá-las em conhecimento. O projeto piloto foi além das suas expectativas, pois os alunos participaram ativamente das tarefas e alcançaram domínio significativo do conteúdo.

11 O que é uma Webquest? WEB – teia, tecido, rede
QUEST – pesquisa , procura, grupo enviado para executar uma busca Uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet. ( DODGE,1995)

12 Créditos Introdução Conclusão Tarefa Processo e recurso Avaliação

13 Exemplo de Webquests Webquest destinada ao ensino de Inglês como LE

14 Tipos de Tarefa - Taskonomia

15 Teorias Vygotsky Jean Piaget Ambiente Construcionista Interação
Seymor Paper Ambiente Construcionista Vygotsky Interação Jean Piaget Construtivismo O conhecimento é construído pelo indivíduo em consequência das interações do meio. No meio construtivista o aluno deve ser estimulado a conhecer o novo, vivenciar experiências e refletir sobre elas. Construção do conhecimento como um processo social que envolve negociações entre os indivíduos. Utiliza este termo para caracterizar ambientes construtivistas em que o aluno realmente constróis algum produto de interesse se houver engajamento, afetividade e vontade.

16

17 Webquest e EaD- um par perfeito?
Segundo Mercado e Viana (2004, p. 23), o uso da metodologia de WebQuest, pode ser uma alternativa pedagógica, que permite: garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; romper as fronteiras da aula; promover aprendizagem colaborativa; desenvolver habilidades cognitivas; transformar ativamente informações; incentivar criatividade; favorecer o trabalho de autoria dos professores; favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

18 Segundo Moran(2000) Educação a distância não é só um "fast-food" onde o aluno vai lá e se serve de algo pronto. Educação a distância é ajudar os participantes a que equilibrem as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos -presenciais e virtuais - onde avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados.

19 Profissionais que trabalham
Limitações Tutores a distância Tutores presenciais Professores pesquisadores Profissionais que trabalham com EaD Calendário do curso Aulas presenciais

20 Considerações finais “ Vivemos num mundo onde as coisas estão sempre mudando, o que não significa que elas estão sendo substituídas por outras, mas sofrendo um processo de evolução, muitas vezes incorporando elementos umas das outras. A televisão não substituiu o rádio, o avião não substituiu o navio ? como o computador não substituirá o professor e o ensino a distância não substituirá o ensino presencial (...) Na medida em que todos esses elementos vão interagindo entre si, criando uma espécie de distribuição complementar, expressões como ensino por computador ou ensino presencial vão desaparecer; haverá apenas ensino, incorporando naturalmente as diferentes tecnologias.” ( LEFFA, 2002, p.22)

21 Referências bibliográficas
BARBOSA, Lisbete Madsen e ABAR, Celina A. A. P WEBQUEST - Um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008. DODGE,B. Some Thoughts about Webquests. Disponível em: LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, v. 1, p MERCADO, L.P.L.e VIANA, M.A.P. Projetos Utilizando Internet: A. Metodologia WebQuest na Prática. Maceió-AL: Q Gráfica/Marista MORAN COSTAS, José Manuel . Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p , 2000. PADILHA, Maria A. S. Pesquisa de conteúdos na Web: copiar e colar ou estratégia para construção do conhecimento? 2006. SILVA, J. R. A. ; LIMA, Rita de Cássia da Costa ; PEREIRA, Denize Conceição Miranda . Educação a distância: o pedagogo produzindo material didático. Rio de Janeiro, 2007.


Carregar ppt "Webquest como recurso pedagógico na EaD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google