Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBárbara Fogo Alterado mais de 9 anos atrás
2
ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br
4
5
todas as funções mentais {de alto nível} se originam dos relacionamentos entre indivíduos. lev semenovich vygotsky, (psicólogo russo, 1896-1934)
6
todo conhecimento está nas relações: relações entre indivíduos envolvidos numa atividade, com as ferramentas que eles usam e as condições materiais do ambiente no qual a atividade acontece. Carl Bereiter
8
firmas são sociedades: redes {culturais e complexas} de relacionamentos, entre agentes muito inteligentes e seu ambiente. nos negócios, o conhecimento está embutido em tais redes e os problemas de seu ciclo de vida, nas empresas, não pode ser resolvido de forma meramente tecnológica. eu.
9
o que as pessoas sabem? “what engineers know?” EEngineering refers to the practice of organizing the design, construction and operation of any artifice which transforms the physical and social world around us to meet some recognized need… JJoseph C. Pitt, Virginia Tech http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/SPT/v5n3/pitt.html
10
saber, conhecimento… cultura: o que é? …such information as is capable of transmission from individual to individual. Boyd & Richerson {1985} daqui poderia sair a definição de… F2F face a face… e sai a de conversação: transmissão situada de informação entre indivíduos
11
o mundo lá de fora, aqui dentro: mercados & cluetrain.com 1. mercados são conversações. 2. mercados são redes de seres humanos, não setores demográficos. 3. conversações entre seres humanos parecem humanas. elas são conduzidas em uma voz humana.
12
cluetrain.com… 6. a internet está permitindo conversações entre seres humanos que simplesmente não eram possíveis na era da mídia de massa. 7. hyperlinks subvertem hierarquia. {o cafezinho também}. 8. tanto nos mercados interconectados como entre funcionários intraconectados, pessoas estão falando umas com as outras de uma forma nova e poderosa.
13
cluetrain.com… 11. as pessoas, nos mercados em rede, perceberam que elas têm melhor informação e suporte que a dos fornecedores. chega da retórica corporativa sobre agregar valor aos produtos... 13. o que está acontecendo aos mercados também está acontecendo entre os funcionários... Uma construção metafísica chamada ‘a empresa’ é a única coisa entre os dois.
14
nosso problema é… construir conhecimento na empresa que está no mercado fazendo com que os SERES HUMANOS [estagiários inclusive!] que estão NOS DOIS sejam parte intrínseca do processo óbvio, não? mas absolutamente não trivial!
15
conhecimento & redes: inovar, executar, colaborar. imaginação para inovar para inovar, é preciso desenvolver novos CONCEITOS -os modelos, idéias, aplicações que diferenciam a organização das outras… profissionalismo para executar para executar, é preciso criar COMPETÊNCIAS pessoais e organizacional para adicionar valor aos clientes (que demandam cada vez mais) abertura para colaborar para colaborar, é preciso criar CONEXÕES com parceiros que estendam o alcance da organização, melhorem seus produtos, energizem suas práticas… The Enduring Skills of Change Leaders, RosaBeth Moss Kanter http://leadertoleader.org/leaderbooks/l2l/summer99/kanter.html
16
conhecimento é dinâmico... e nós só sabemos o que sabemos quando PRECISAMOS saber o que depende da capacidade de... perceber, compreender estático refletir, questionar potencial agir, transformar cinético: o verdadeiro conhecimento está sempre em movimento...
17
e... o que tem o ESTÁGIO a ver com isso tudo?
19
estágio é...
20
gibbons: modos de produção de conhecimento… Modo 1 contexto acadêmico barreiras disciplinares homogeneidade de percepções controle de qualidade e relevância pelos pares estrutura e organização hierárquica e estática responsabilidade interna liberdade (acadêmica) e “desafio do conhecimento” Modo 2 contexto da aplicação multidisciplinaridade heterogeneidade de percepções qualidade e relevância definidos externamente organizações ad-hoc e estruturas planas responsabilidade externa usuários e interesses definem a agenda http://www.intermedia.uio.no/konferanser/skikt-02/skikt-research-conferance.html
21
a criação de conhecimento, nos negócios, passa por… 5C s conflitos criativos fricção deliberada, espaço para novas idéias colisões interações F2F: cafés da XEROX e UPS comunidades de prática gente motivada, entusiasta e “bons” problemas constelações redes sociais informais {grupos de usuários} combinações todas as anteriores mais IMPROVISAÇÃO e LIBERDADE de COMUNICAÇÃO.
22
conhecimento e aprendizado toda boa empresa é uma boa ESCOLA… onde se aprende por treinamento e educação formal observação experimentação repetição prática “fico aqui porque posso sair a qualquer momento… pois aprendo o tempo todo”
25
ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br
26
construindo conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.