A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe,"— Transcrição da apresentação:

1

2 ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br

3

4            

5 todas as funções mentais {de alto nível} se originam dos relacionamentos entre indivíduos. lev semenovich vygotsky, (psicólogo russo, 1896-1934)

6 todo conhecimento está nas relações: relações entre indivíduos envolvidos numa atividade, com as ferramentas que eles usam e as condições materiais do ambiente no qual a atividade acontece. Carl Bereiter

7

8 firmas são sociedades: redes {culturais e complexas} de relacionamentos, entre agentes muito inteligentes e seu ambiente. nos negócios, o conhecimento está embutido em tais redes e os problemas de seu ciclo de vida, nas empresas, não pode ser resolvido de forma meramente tecnológica. eu.

9 o que as pessoas sabem? “what engineers know?” EEngineering refers to the practice of organizing the design, construction and operation of any artifice which transforms the physical and social world around us to meet some recognized need… JJoseph C. Pitt, Virginia Tech http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/SPT/v5n3/pitt.html

10 saber, conhecimento… cultura: o que é?  …such information as is capable of transmission from individual to individual.  Boyd & Richerson {1985}  daqui poderia sair a definição de…  F2F  face a face…  e sai a de conversação:  transmissão situada de informação entre indivíduos

11 o mundo lá de fora, aqui dentro: mercados & cluetrain.com 1. mercados são conversações. 2. mercados são redes de seres humanos, não setores demográficos. 3. conversações entre seres humanos parecem humanas. elas são conduzidas em uma voz humana.

12 cluetrain.com… 6. a internet está permitindo conversações entre seres humanos que simplesmente não eram possíveis na era da mídia de massa. 7. hyperlinks subvertem hierarquia. {o cafezinho também}. 8. tanto nos mercados interconectados como entre funcionários intraconectados, pessoas estão falando umas com as outras de uma forma nova e poderosa.

13 cluetrain.com… 11. as pessoas, nos mercados em rede, perceberam que elas têm melhor informação e suporte que a dos fornecedores. chega da retórica corporativa sobre agregar valor aos produtos... 13. o que está acontecendo aos mercados também está acontecendo entre os funcionários... Uma construção metafísica chamada ‘a empresa’ é a única coisa entre os dois.

14 nosso problema é…  construir conhecimento  na empresa  que está no mercado  fazendo com que os SERES HUMANOS [estagiários inclusive!] que estão NOS DOIS sejam parte intrínseca do processo  óbvio, não? mas absolutamente não trivial!

15 conhecimento & redes: inovar, executar, colaborar.  imaginação para inovar  para inovar, é preciso desenvolver novos CONCEITOS -os modelos, idéias, aplicações que diferenciam a organização das outras…  profissionalismo para executar  para executar, é preciso criar COMPETÊNCIAS pessoais e organizacional para adicionar valor aos clientes (que demandam cada vez mais)  abertura para colaborar  para colaborar, é preciso criar CONEXÕES com parceiros que estendam o alcance da organização, melhorem seus produtos, energizem suas práticas… The Enduring Skills of Change Leaders, RosaBeth Moss Kanter http://leadertoleader.org/leaderbooks/l2l/summer99/kanter.html

16 conhecimento é dinâmico... e  nós só sabemos o que sabemos quando PRECISAMOS saber  o que depende da capacidade de...  perceber, compreender  estático  refletir, questionar  potencial  agir, transformar  cinético: o verdadeiro conhecimento está sempre em movimento...

17 e...  o que tem o ESTÁGIO a ver com isso tudo?

18

19 estágio é...

20 gibbons: modos de produção de conhecimento…  Modo 1  contexto acadêmico  barreiras disciplinares  homogeneidade de percepções  controle de qualidade e relevância pelos pares  estrutura e organização hierárquica e estática  responsabilidade interna  liberdade (acadêmica) e “desafio do conhecimento”  Modo 2  contexto da aplicação  multidisciplinaridade  heterogeneidade de percepções  qualidade e relevância definidos externamente  organizações ad-hoc e estruturas planas  responsabilidade externa  usuários e interesses definem a agenda http://www.intermedia.uio.no/konferanser/skikt-02/skikt-research-conferance.html

21 a criação de conhecimento, nos negócios, passa por… 5C s  conflitos criativos  fricção deliberada, espaço para novas idéias  colisões  interações F2F: cafés da XEROX e UPS  comunidades de prática  gente motivada, entusiasta e “bons” problemas  constelações  redes sociais informais {grupos de usuários}  combinações  todas as anteriores mais IMPROVISAÇÃO e LIBERDADE de COMUNICAÇÃO.

22 conhecimento e aprendizado  toda boa empresa é uma boa ESCOLA… onde se aprende por  treinamento e educação formal  observação  experimentação  repetição  prática  “fico aqui porque posso sair a qualquer momento… pois aprendo o tempo todo”

23

24

25 ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br

26 construindo conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe, www.cesar.org.br www.meira.com silvio@cesar.org.br


Carregar ppt "ou... estágio & conhecimento, num mundo em rede silvio lemos meira cientista-chefe,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google