A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solange Aparecida Marques Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação em Design Instrucional SENAC 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solange Aparecida Marques Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação em Design Instrucional SENAC 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Solange Aparecida Marques Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação em Design Instrucional SENAC 2013

2 Tutoria Online Esta apresentação sobre Design Instrucional tem como proposta exemplificar e contextualizar todos os procedimentos do projeto de uma formação/curso, aqui em específico, projeto de qualificação do Tutor como atuante na produção de conhecimento, potencializador das capacidades do público participante, como profissional que incorpora a diversidade de olhares e fortalece redes de troca e produção de conhecimento através do incentivo das construções dialógicas.

3 Cliente O projeto é uma iniciativa pessoal com o intuito de atender a demanda de instituições de diversas áreas e profissionais que têm o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação difundindo os princípios educacionais mediados, apoiados em processos interativos e na concepção de construção coletiva, através da interlocução e disseminação de conhecimentos acerca de experiências de ensino aprendizagem mediada.  Disponibilizado pelo LMS - Plataforma Moodle  Padrões estéticos e tecnológicos já adotados pela instituição hipotética.  Divulgação: mailing através de institucional informativo disponibilizado no site dessa instituição.  Os alunos aprovados deverão ter pelo menos 70% de participação  Certificado: digital e disponibilizado via Tutoria Online

4 O curso Tutoria Online tem abrangência nacional - livre, colaborativo e totalmente a distância, ministrado por meio de ambiente virtual de aprendizagem - e pretende contribuir na formação de profissionais para exercerem a função de tutoria em cursos pela internet.  Estrutura curricular elaborada com base nas principais dificuldades enfrentadas pelo Tutor, embasando e alinhando conceitos e práticas de uma cultura de sistema informatizado  Módulo complementar sobre um tema específico poderá ser criado e condicionado a um dia de formação presencial com utilização de TIC (Blended Learning) Tema

5 Curso com 30hs, dividido em 5 Módulos: Tutoria Online Fonte: Autora do projeto MÓDULOSSUBTEMAS Módulo 1 - Vamos conversar...  Conhecendo o ambiente virtual de aprendizagem  Apresentação – Perfil  Administração do tempo -- Interação e colaboração em EaD Módulo 2 - Educação a Distância  Meu percurso na era digital  Fatos sobre EaD / Ensino ou aprendizagem  Entendendo a Tutoria  Resumo do módulo Módulo 3 - Tutoria na Educação a Distância  Desmistificando a Educação a Distância  Interação na EaD Resumo do módulo  Resumo do módulo Módulo 4 - O Tutor  Tutor como mediador  Tutoria na prática  Resumo do módulo Módulo 5 - O Tutor e a Avaliação na Educação a Distância  Por que avaliar na EaD?  Critérios Gerais e Específicos / Instrumentos de Avaliação  Níveis de Tutoria na Avaliação na Educação a Distância  Questionário de Avaliação

6 Justificativa  Formar e subsidiar profissional com interesse em atuar como Tutor e capaz de mediar temas diversificados  Possibilitar, enquanto ação potencial, ampla reflexão, disseminando, compartilhando o conhecimento e qualificando profissionais mais capacitados  Agregar valor às ações educacionais, em um salto quanti e qualitativo quanto aos reflexos dessa interlocução nos trabalhos desenvolvidos  Formar e impulsionar metodologias que possibilitem a melhoria na qualidade educacional, se considerando:  Necessidade de readequação de tradicionais modelos de aprendizagem  Importância de centralizar e aprimorar os recursos tecnológicos e conhecimentos educacionais, gerando uma cultura de uso de sistemas informatizados. Tutoria Online

7 Objetivo Geral O Projeto de Tutoria Online tem como objetivo formar Tutores online, possibilitando ampla reflexão, disseminando, compartilhando o conhecimento e qualificando profissionais mais capacitados através do desenvolvimento de competências relacionadas às dimensões social, gerencial, pedagógica e técnica da atividade. Tutoria Online

8 Objetivos Específicos  Criar espaço virtual para formação de Tutores que se tornarão disseminadores de conhecimento em EaD, em atendimento a demanda do mercado profissional  Mobilizar público em torno do reconhecimento do papel do Tutor na educação e no processo de ensino-aprendizagem em Ambiente Virtual  Assegurar a apropriação da proposta de promoção da reflexão e debate de um tema específico a partir do olhar de um especialista  Proporcionar a compreensão dos limites e possibilidades da EaD e à busca permanente de soluções participativas  Promover uma cultura de uso de sistemas informatizados, como AVA, na perspectiva do trabalho colaborativo através do estímulo à participação e do acompanhamento dos acessos dos participantes Tutoria Online

9 Público participante Profissionais de instituições e demais interessados, que atuem ou tenham interesse em atuar como Tutor, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação difundindo os princípios educacionais mediados, apoiados em processos interativos e na concepção de construção coletiva, através da interlocução e disseminação de conhecimentos acerca de experiências de ensino aprendizagem mediada.  Mínimo nível superior e formação em qualquer área do conhecimento.  Fluência tecnológica no uso da internet e com conhecimentos computacionais básicos  Acesso à banda larga - mínimo 128kbps  Não será necessário fluência na leitura em uma segunda língua.  Disponibilidade e dedicação de 5hs semanais, sendo que o Módulo 5 necessitará de 10hs (2 semanas) para estudo. Tutoria Online

10 Orçamento do Projeto Tutoria Online Fonte: Autora do projeto

11 Tutoria Online Orçamento do Projeto Fonte: Autora do projeto

12 Tutoria Online Fonte: Autora do projeto Orçamento do Projeto

13 Equipe Técnica Numa situação concreta e ideal de trabalho, a equipe técnica, pedagógica e administrativa responsável pelo projeto será formada por:  Equipe Técnica: Técnico de Informática, Designer Gráfico, Webdesigner / Designer de Mídias Digitais, Editor de Conteúdos.  Equipe Pedagógica: Gerente de projeto, Designer Instrucional, Conteudista e Tutor.  Equipe Administrativa: Assistente Administrativo. Tutoria Online

14 Cronograma Legenda: D – Fase de Desenvolvimento E – Fase de Execução Fonte: Autora do projeto Fases do Projeto/Semana Planejamento do CursoD 2. Elaboração dos ConteúdosDDDD 3. Elaboração dos recursos didáticos digitais DDDD 4. Revisão do ConteúdoDD 5. Validação do MaterialD 6. Customização do AVADDD 7. Início do CursoE 8. Acompanhamento do Curso EEEEEE 9. Avaliação do Curso E Tutoria Online

15 Visão Geral do Módulo 1 Tutoria Online TÍTULO DO CURSO: TUTORIA ONLINE Módulos / temas Objetivos Carga horária Bibliografia Módulo 1 - Vamos conversar...  Conhecendo o ambiente virtual de aprendizagem  Apresentação – Perfil  Administração do tempo - Interação e colaboração em EaD Conhecer a estrutura geral do curso; compreendendo a importância da utilização das principais ferramentas de colaboração e registro pessoal, bem como a criação de vínculo entre os participantes, formação de grupo de trabalho e troca de experiências entre pares, de forma a Identificar a necessidade de planejar as atividades diárias para dedicação ao curso a distância 5  CHAVES, Eduardo O. C Administrar o tempo é planejar a vida. Disponível em: ao%20do%20Tempo.pdf  HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p , Disponível em:  Blog Professor Digital. Uso pedagógico do Fórum. Disponível em: dos-foruns

16 Será utilizado o Modelo de Design Instrucional aberto, processo mais orgânico, com design refinado durante o processo de aprendizagem.  Ambiente menos estruturado, com mais links encaminhando referências externas  Pressupõe a participação de um educador, viabilizando interação entre tutor-aluno e aluno-aluno.  Construção do pensamento através da percepção do grupo e da assimilação compartilhada do conhecimento.  Artefatos são criados, refinados ou modificados durante a execução da ação educacional. Tutoria Online Modelo de Design Instrucional

17 Modelo de Produção Gestão por Projetos  EAD de qualidade e com uma boa relação custo-benefício  Combinada ao processo de DI, assegura a descentralização da produção onde os Stakeholders contribuirão com suas expertises  Processo burocrático e limitador da liberdade e criatividade Integrado ao SCRUM (fases de planejamento e desenvolvimento)  Metodologia processual iterativa (repetição de uma ou mais ações) e interativa  Autogerenciamento e comprometimento da equipe de desenvolvimento  Reuniões de alinhamento com um aprimoramento contínuo do material e seu processo  Flexibilidade, adaptabilidade, simplicidade, multidisciplinaridade e objetividade.  Conteudista mais próximo da equipe Tutoria Online

18 Modelo de Design de Aprendizagem Construtivista Aluno é o sujeito articulador de suas dúvidas ao mesmo tempo em que contribui através de debate e discussões produtivas pela construção de conhecimento colaborativo. Esse ambiente de aprendizagem Construtivista tem desdobramento de pensamento na abordagem com base na pesquisa histórica de Lev Vygotsky, o Sócio-interacionismo que indica que o meio oferece influência sobre a construção das aprendizagens humanas, complementando os princípios do Construtivismo.  Construção do conhecimento é a interação do aprendiz com o meio  Conhecimento sempre mediado  “Zona de desenvolvimento proximal” = distância entre o desenvolvimento real (aluno faz sozinho por conhecimentos consolidados) e o desenvolvimento potencial (após orientação de Tutor ou por meio de troca com outros, o aluno realiza tarefas mais complexas). Tutoria Online

19 Ambiente Virtual de Aprendizagem  Plataforma de LMS Moodle - com recursos semelhantes aos encontrados nos principais LMSs, propícia para e-learning, flexível, de código aberto, custo zero e acesso pela internet.  Mídias:  Síncrona: chats  Assíncrona: fóruns, espaços para postagem de atividades, ; recursos multimídia digitais como objetos de aprendizagem, arquivos em formato PDF apresentações no padrão internacional SCORM (Sharable Content Object Reference Model) e indicação de vídeos para complementação do conteúdo de aula. Tutoria Online

20 Ambiente Virtual de Aprendizagem  Padrão internacional SCORM (Sharable Content Object Reference Model) Classificação dos metadados e sua catalogação em repositórios de objetos educacionais, pois segundo Jordão “O principal objetivo do SCORM é propiciar a independência de plataforma na qual os objetos serão utilizados, assim como facilitar a migração de cursos entre diferentes ambientes de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que sejam compatíveis com esse padrão.” “Scormizar”, além de permitir a reutilização dos recursos educacionais (RE) padroniza o desenvolvimento de objetos, eleva sua qualidade técnica através do aperfeiçoamento por outros desenvolvedores, aumenta a lucratividade e diminui custos, otimizando tempo que seria gasto para o planejamento e criação de um novo RE, ou seja, melhora e facilita a implementação e reutilização de tais objetos, permitindo a integração dos mesmos, além, é claro da visibilidade que os metadados trarão aos REs, a pessoa e/ou instituição que os disponibilizou, ao permitir que sejam encontrados por mecanismos de busca. ________ JORDÃO, Teresa Cristina. Padrão SCORM e Metadados. SENAC, Material didático do tema 2, da disciplina Processos de Criação de Objetos de Aprendizagem – usos do padrão SCORM, oferecida em abril de 2013, no curso de Pós-graduação em Design Instrucional. Tutoria Online

21 Feedback e Avaliação  Tutor fará possíveis esclarecimentos e condução das interações.  Tutor fará feedback personalizado com possíveis contribuições ou correções.  Avaliação Diagnóstica do público participante: fluência tecnológica do aluno e conhecimento prévio sobre tutoria em cursos online. Textos descritivos serão avaliados pelo Tutor.  Avaliação Formativa  Atividade Resumo da Semana  participação do aluno  Conhecimento adquirido pelas estratégias utilizadas Atividades poderão ser adequadas conforme Avaliação Formativa durante o curso. Tutoria Online

22 Feedback e Avaliação  As atividades deverão reduzir o distanciamento transacional, designada por Mikael Blur como distância psicológica (emocional, afetiva, psicológica e outros) em todas as possibilidades de relações e garantir o engajamento e a interatividade dos alunos, pois segundo Tori “é possível ao educador planejar atividades educativas, não necessariamente lúdicas, que contemplem ingredientes que propiciem a entrada do aluno em Flow”.  Segundo seu criador M. Csikszentmihalyyi, a Teoria do Flow acontece quando a pessoa fundi a consciência e o físico através de um engajamento na atividade que é fim em si mesma, esquecendo o que está ao redor, ou seja, máximo de concentração que uma pessoa pode chegar. Para manter esse estado de Flow é necessário trabalhar desafios (maior – ansiedade) e habilidades (menor – tédio) buscando o equilíbrio entre os dois. ________ TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, Tutoria Online

23 Feedback e Avaliação  Avaliação de Reação (Avaliação Somativa de Aprendizagem) - questionário no Moodle. Identificar reação: conteúdo, metodologia e tecnologia.  questões objetivas com gradações de concordância e resultados fáceis de tabular para fins de comparação com outros cursos  questões abertas para complementar a avaliação, captando aspectos qualitativos diversos. Tutoria Online

24 Feedback e Avaliação O Mapeamento de experiências - entender e avaliar quanto o aluno aprendeu e se transformou durante o seu processo de participação no curso.  Mapeamento interno - registro de relações em diários, com estímulo do Tutor para relacionar o aprendido com outros textos, contextos e pessoas. Sistematização realizada pelo aluno e em colaboração com os demais, através de relatório com opinião fundamentada.  Mapeamento interno e externo - ferramentas de gerenciamento do AVA verificando a interação, participação e diferenças entre os alunos, possibilitando feedback individualizado (mapeamento de interações como instrumento de aprendizagem). Participação do aluno acima de 70% receberá o certificado de conclusão por . Tutoria Online

25 Mapa Conceitual Fonte: Autora do projeto

26 Linguagem  A Matriz Verbal dissertativa - facilitadora na construção do pensamento. Utilização de links relacionados a conteúdos complementares ao tema, disponibilizados gradativamente conforme assimilação do aluno que, interagirá com o conteúdo através de exercícios reflexivos e revisão dos conceitos pré-concebidos, dispensando a utilização de personagens no curso.  Diálogo / Interação - fórum de discussão, objetivando e solicitando um posicionamento de cada aluno em relação ao tema proposto semanalmente.  Tutor - linguagem clara, acolhedora e incentivadora com propósito do aluno se envolver com outros do grupo (interação aluno-aluno), pois para ampliação de conhecimento, o aprendizado colaborativo será fundamental.  Processo de aprendizagem relacionará teoria a prática para um melhor entendimento do conteúdo proposto. Tutoria Online

27 Interface Gráfica  Interface: clean, limpa e neutra  Fundo da interface - cor branca  Detalhes visuais: mescla de tom pastel de verde disposto em degradê com branco (acolhedor) e com tom quente de verde (lúdico e alegre)  Texto - branco em contraste com o fundo em tom quente de verde preto em contraste com o fundo em tom pastel de verde  Hiperlinks - em azul (padrão na formação)  Acesso com login e senha individuais  Menu central de navegação constante em todas as telas do curso.  Conteúdos (Moodle) - tópicos / atividades disponibilizados linearmente em módulos semanais. A interface poderá ser adaptada às cores do logotipo e ambiente virtual padronizado de futura instituição. Tutoria Online

28 Interface Gráfica Menu central de navegação do AVA Tutoria Online

29 Interface Gráfica Menu de acesso rápido aos serviços Tutoria Online

30 Interface Gráfica O fluxo narrativo será em formato textual e o conteúdo em cada módulo será disponibilizado por meio do recurso “livro”, da plataforma Moodle, onde textos e imagens são acessados facilmente, além de possuir botões automáticos para navegação conforme indicados a seguir: Tutoria Online Figura 4 – Botão Voltar Figura 5 – Botão Avançar

31 Interface Gráfica Apresentação do Módulo 5 Tutoria Online

32 Interface Gráfica Apresentação/Resumo do Módulo 5 Tutoria Online

33 Interface Gráfica Tutoria Online Sumário de atividades do Módulo 5 disponibilizado pelo recurso “Livro”

34 Interface Gráfica Tutoria Online Tela da Atividade 16, primeira atividade do Módulo 5 – Semana 5

35 Interface Gráfica Os links visualizados na cor azul. Tutoria Online Detalhe da Atividade 16 do Módulo 5 – Semana 5

36 Módulo 5 - Semana 5 Tutoria Online MÓDULO 5 – CONTEÚDO - TEXTO BÁSICO DO MÓDULO Recurso Livro Objetivo Oportunizar a reflexão do aluno a cerca da concepção de avaliação que norteia as ações contribuindo para a melhoria do desenvolvimento dos cursos de formação continuada a distância. Tema Módulo 05 – O Tutor e a Avaliação na Educação a Distância Duração A atividade tem duração de uma semana e estará disponível a partir da quinta semana do curso. Enunciado Neste quinto módulo, vamos nos dedicar a esclarecer as diferente concepções, características e funções da avaliação, seus fundamentos e instrumentos para avaliação da EaD, começar a identificar critérios, métodos e o que deve ser avaliado, assim como aprofundar a discussão sobre os papeis do Tutor nesse processo avaliativo. Bom trabalho a todos! Orientação para a produção Utilizar o recurso “Livro” do Moodle para disponibilizar o enunciado. O aluno deverá ter acesso a próxima atividade para postar mensagem no fórum e ser acompanhado pelo Tutor e demais alunos. Orientações ao tutor Teste o funcionamento das ferramentas propostas. Roteiro de Orientações

37 Tutoria Online Produção do enunciado da Atividade 16 - Por que avaliar na EaD? Curso: Tutoria Online Módulo / Semana: Módulo 5 / Semana 5 - O Tutor e a Avaliação na Educação a Distância Tipo de Atividade: Reflexão e Discussão Objetivos: Mapear a noção dos participantes sobre as possibilidades de avaliação na EaD, através do planejamento e execução da Tutoria em adotar estratégias e estabelecer critérios que relacionem todas as etapas da ação pedagógica, contemplando as quatro proposições de avaliação e identificando nos projetos pedagógicos de EaD, o porque de ocorrer, o que é, e por quais critérios se dará. Textos de orientação à equipe técnica Textos de orientação à tutoria Textos que aparecerão para o usuário Texto em verdeTexto em laranjaTexto em preto

38 Roteiro de Orientações Tutoria Online MÓDULO 5 – SEMANA 5 – ATIVIDADE 16 – EXERCÍCIO / FÓRUM Título  Fonte: Calibri  Tamanho 18  Cor: Preto (automático)  Aplicar Negrito  Alinhar texto à esquerda Atividade 16 - Por que avaliar na EaD? Enunciado  Fonte: Calibri  Tamanho 12  Cor: Preto (automático)  Alinhar texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme necessário.  Habilitar link de acesso (abrir em nova janela) do texto destacado em azul “aqui” ao texto “Avaliação do desempenho do aluno na EaD” (http://www.diaadia.pr.gov.br/ead/arquivos/ File/Textos/eadtxt5a.htm)  Habilitar recurso/ferramenta Fórum  Habilitar Botões: Voltar ( ). O sistema avaliativo perpassa por um processo com enfoques distintos e proposições de avaliação que contribuem para a eficiência de cursos ofertados:  Avaliação de aprendizagem (se refere ao aluno)  Avaliação da modalidade de EaD (se refere ao curso)  Avaliação do material didático (se refere ao curso contemplando o programa)  Avaliação do sistema de tutoria (se refere ao curso) A respeito dos cursos Online é preciso refletir sobre o que avaliar e como se utilizar do processo avaliativo em cada abordagem pedagógica, considerando a práxis e ritmo do aluno, conforme desenvolvimento de atitudes e aquisição de conhecimentos em busca do alcance dos objetivos propostos e seu próprio avanço em todo o processo, considerando, a forma como o aluno se organiza e estrutura as informações. Esse processo avaliativo deverá ser periódico visando uma avaliação formativa. Vamos conversar sobre... Por que avaliar? Justifique neste fórum a avaliação na EaD. Não esqueça de interagir com seus colegas. Para ajudá-lo a pensar sobre o processo de avaliação na EaD, clique aqui e leia o texto de Sandra Azzi, Avaliação do desempenho do aluno na EaD

39 Roteiro de Orientações Tutoria Online MÓDULO 5 – SEMANA 5 – ATIVIDADE 16 – EXERCÍCIO / FÓRUM No inicio dessa atividade disponibilize um texto de abertura simpático que traga um pouco de cada um dos participantes. Interação: A atividade será individual. A interação com os colegas será através de comentários as respostas dos demais alunos e discussão sobre o tema no fórum da atividade. A interação com o Tutor deverá ser pelos comentários no fórum. Feedback: Compare as observações e colocações dos participantes apontando colocações que se opõe e estimulando o debate entre os alunos com opiniões distintas. Verifique, no geral, qual a experiência que já possuem com EAD, com base nas colocações feitas nas atividades anteriores.

40 Considerações Finais Tutoria Online Colocar em prática nesse Trabalho de Final de Curso todo o aprendizado obtido, proporcionou uma clareza ainda maior quanto à amplitude das competências fundamentais do Designer Instrucional, que vão além do planejamento, análise, design, desenvolvimento, implementação e gerenciamento, que congregam a influência das tecnologias avançadas, o design baseado em equipes e as habilidades de gerenciamento de projetos. Esse profissional também precisa ter uma orientação transdisciplinar envolvendo as áreas de atuação da educação, comunicação, gestão, tecnologia e produção criativa, que lhe permita fazer a ponte entre os participantes de equipe multidisciplinar com a finalidade de promover o aperfeiçoamento do ensino e aprendizagem. É nesse contexto diferenciado que se estrutura o projeto Tutoria Online e espero que se dê de forma exitosa, até como sistematização de curso, instigando a busca por conhecimento e promovendo discussões, feedbacks, reflexões, troca construtiva e disseminação do conhecimento.


Carregar ppt "Solange Aparecida Marques Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação em Design Instrucional SENAC 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google