A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos de Empresas Aula 2. Características de um jogo de empresas “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos de Empresas Aula 2. Características de um jogo de empresas “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos de Empresas Aula 2

2 Características de um jogo de empresas “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas” (Greenlau, Herron & Randonn, 1994) jogos proporcionam: – – o aperfeiçoamento das habilidades técnicas, – – da comunicação e das relações pessoais dos seus participantes – –possibilitam a análise das decisões tomadas a partir dos resultados e suas conseqüências.

3 Um jogo de empresa apresenta pelo menos três características fundamentais: Um jogo de empresa apresenta pelo menos três características fundamentais: –Possibilidade de Modelar a realidade da empresa. –Papéis Claros. –Regras Claras. Características de um jogo de empresas

4 1) Possibilidade de modelar a realidade da empresa: - Na medida do possível, o cenário do jogo deve reproduzir situações semelhantes às do dia-a-dia dos participantes. - Na medida do possível, o cenário do jogo deve reproduzir situações semelhantes às do dia-a-dia dos participantes. - Possibilidade de vivenciar seu cotidiano - Possibilidade de vivenciar seu cotidiano Características de um jogo de empresas

5 2) Papéis claros: Todo jogo é desenvolvido de acordo com um sistema de papéis, que podem ser classificados em três categorias: - Papéis estruturados: participantes recebem orientações detalhadas sobre o comportamento que deverão adotar. (Devem ser respeitados) - Papéis semi-estruturados: neste caso, o facilitador indica de forma genérica a maneira como cada um deve exercer seu papel. - Papéis desestruturados: o facilitador apresenta o problema e o próprio grupo determina quem faz o quê e de que forma.

6 Características de um jogo de empresas 3) Regras Claras: É fundamental que os participantes compreendam as regras do jogo. Devem ser claras, expressas em linguagem acessível a todos de forma que permissões e proibições possam ser entendidas. Obs.: O jogo pode objetivar uma avaliação do processo de comunicação, e a sim as regras poderão ser difusas e incompreensíveis.

7 Características de um jogo de empresas Para Tanabe (1977), acrescenta ainda que: Para Tanabe (1977), acrescenta ainda que: –Todas as variáveis de decisão estão expressas no  modelo, embora algumas de forma clara e definida, enquanto outras só são reveladas de modo bastante vago e superficial. –Os jogos de empresas, por mais complexos que sejam, serão sempre mais simples que o mundo real

8 Características de um jogo de empresas Beppu (1984): Beppu (1984): –Em quase todos os jogos de empresas, as diferenças entre os grupos e participantes já são suficientes para torná-los diferentes de um curso para outro, visto que os aspectos de comportamento humano dos membros dos grupos serão sempre diferentes, por mais que se tente padronizá-los

9 Características de um jogo de empresas

10 Perguntas O que acha mais relevante: um jogo de empresa que simule um departamento ou uma empresa por inteiro? Por exemplo: o que atrairia mais a sua atenção: um jogo sobre o departamento de Produção, um jogo sobre o processo de Atendimento ao Cliente ou um jogo sobre uma empresa completa envolvendo todos os departamentos? Você trabalha em toda a empresa ou exerce uma dada função num departamento de uma empresa? Que tipo de Jogo de Empresa poderia ser mais útil para a sua carreira? Não existem evidências que um bom jogador seja um bom administrador”. Comente esta afirmação. Significa que o jogo de empresas, afinal, é inútil?

11 Jogo do dia – Campo Minado Objetivo do jogo: Cruzar um campo minado, representando por uma matriz de linhas e colunas, cujas células podem conter uma "bomba". Caso a pessoa que faz a tentativa de travessia pise em uma célula que contêm uma mina explosiva, será informada pelo Animador. O jogo termina quando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessa. Duas equipes : 1ª - nota 10, 2ª - nota 8.

12 Instruções: Instruções: – –Vocês deverão atravessar este campo minado, uma pessoa de cada vez. Quando a pessoa que está na travessia pisar em uma mina. o Animador irá avisar que ocorreu a explosão da mina. – –A pessoa que "sofreu" a explosão deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia. – –Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo entretanto emitir sons. – –É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente. – –O grupo terá cinco minutos iniciais, quando poderão falar, para elaborar a estratégia a ser adotada durante a

13 Conclusão Qual a estratégia adotada por cada equipe? Qual a estratégia adotada por cada equipe? É diferente estar jogando de estar apenas observando? É diferente estar jogando de estar apenas observando? O sucesso do grupo depende do sucesso de cada pessoa, e o sucesso de cada pessoa, depende do apoio que cada um receber do grupo.

14


Carregar ppt "Jogos de Empresas Aula 2. Características de um jogo de empresas “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google