A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALESTRA EM POWER POINT DESTINADA A EMPRESAS Apresentação: Fátima Duarte Tema: Você é o Sistema Duração: 3 horas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALESTRA EM POWER POINT DESTINADA A EMPRESAS Apresentação: Fátima Duarte Tema: Você é o Sistema Duração: 3 horas."— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRA EM POWER POINT DESTINADA A EMPRESAS Apresentação: Fátima Duarte Tema: Você é o Sistema Duração: 3 horas

2 Novo Produto de Gestão Empresarial Implanta conceito revolucionário de Responsabilidade Social e Empresarial

3 Há 15 anos atrás… PARADOXO DE ARES “Quanto mais produtos forem fabricados, segundo os padrões de qualidade que relegam as necessidades naturais de expressão, de relacionamentos sistêmicos saudáveis, de realização pessoal e de desenvolvimento humano e social dos trabalhadores a planos inferiores, menos qualidade de vida e segurança as pessoas terão para consumir e desfrutar dos produtos e serviços produzidos pelas empresas modernas”.

4 Na atualidade, os organismos EMPRESARIAIS são assistêmicos e potencialmente destrutivos para os indivíduos e às sociedades. Por este motivo, quando as ferramentas e metodologias usuais da GESTÃO são implementadas, observam-se perigosos conflitos entre os diferentes objetivos propostos pela falta de integração dos sistemas humanos, tecnológicos e econômicos. Portanto, falta um instrumento que sistematize a empresa, integrando o homem aos processos e seus produtos. É sabido que um produto deve atender a três grandes objetivos: O objetivo de quem vende/contrata (econômicos) O objetivo de quem desenvolve (tecnológicos) O objetivo de quem produz e consome (humanos) Crise no desenvolvimento 15 anos depois…

5 Os sistemas humanos são movidos por conceitos. Se quisermos mudar a realidade devemos mudar os conceitos. A base da transformação

6 Mudanças.... O processo da transformação Conceitos assistêmicos = Atitudes assistêmicas = Produtos assistêmicos Conceitos sistêmicos = Atitudes sistêmicas = Produtos sistêmicos

7 O agente da transformação... Ciência Filosofia Caio Ares

8 Quais são os conceitos vigentes: Sistema Empresa Produtor Produção Produto

9 Pé de laranja ou Cesta com laranjas? Você sabe o que é um sistema?

10 Pé de laranja X Empresa Você sabe diferenciar sistemas?

11 sistema natural = inteligência orgânica sistema artificial = inteligência construída através de conceitos, idéias, normas e valores sociais Raciocínio sistêmico

12 GESTÃO TRANSFORMAR Metodologia empresa

13 Transformando o mundo... A Gestão Transformar, criada por Caio Ares, propicia a sistematização da Empresa e da Sociedade, através da expansão interior e exterior dos indivíduos, ao elevá-los à condição de produtores de alto desempenho em todos os aspectos de suas vidas: pessoal, familiar, profissional e social. Esse fenômeno acontece, porque o homem é um produtor histórico que, enquanto cria e fabrica seus produtos, modela-se, modela a sociedade e direciona os rumos da história.

14 Definindo novos conceitos EMPRESA A Empresa é um sistema vivo (composto de pessoas em constante troca), inteligente (o sistema funciona segundo as diretrizes impostas pelos processos da produção) e produtivo (o sistema gera produtos que serão colocados no mercado). Por conta das suas características sistêmicas únicas, cada empresa é uma segunda escola, que interfere decisivamente na construção da inteligência dos Clientes internos e externos, transferindo conhecimentos, princípios e valores. A Gestão Transformar é a única ferramenta empresarial que desenvolve a Inteligência Sistêmica da Empresa e dos Clientes.

15 Definindo novos conceitos PRODUTOR Qual a diferença entre o boi e o homem?

16 Definindo novos conceitos interferência sistêmica PRODUTOR inteligência produtos resíduos inteligência produtos resíduos interferência sistêmica

17 Definindo novos conceitos PRODUTOR X Produtor: Todos os seres vivos são produtores que geram produtos, resíduos e interferem no meio ambiente com diferentes níveis de impacto. mendigo prostituta marceneiro empresário inteligência produtos resíduos interferência sistêmica inteligência produtos resíduos interferência sistêmica inteligência produtos resíduos interferência sistêmica inteligência produtos resíduos interferência sistêmica

18 Definindo novos conceitos PROCESSOS PRODUTIVOS Dinâmicas ou gestões que dizem respeitos à produção, ao produto e sua comercialização, bem como ao desenvolvimento consciente dos indivíduos (cliente interno e cliente externo). A Gestão Transformar propicia a integração sistêmica, inteligente e responsável entre os produtores, os processos da produção e seus produtos. A qualidade permeia e transforma a cadeia produtiva com todos seus elementos constituintes.

19 Definindo novos conceitos PRODUTO: Em virtude do funcionamento dos sistemas, estes geram produtos, serviços e resíduos que podem ser físicos, intelectuais ou culturais. Quaisquer desses aspectos são instrumentos de interação do indivíduo produtor (organismo, pessoa, empresa, sistema misto ou artificial) com o meio ambiente e os demais seres (elementos sistêmicos) que compõem o macrosistema interligado – a biosfera, o planeta terra. A qualidade da interação histórico-processual dos produtos ou serviços explicita o patamar da inteligência do indivíduo produtor (organismo, pessoa, empresa, sistema misto ou artificial). Deve-se entender por qualidade de interação histórico- processual o desenvolvimento completo do produto, atuando em conjunto sobre todos os demais sistemas que cercam o produtor. Aqui não cabe uma avaliação sobre as vantagens intrínsecas do produto ou serviço, mas sim, sua função sistêmica e sistematizadora dentro do meio e suas conseqüências histórico-processuais. Produtos de má qualidade e serviços ruins podem ser muito bem executados, mas isso não os torna bons, úteis ou mesmo necessários. Exemplificando, temos: o cigarro, a bebida, os tóxicos, o jogo, a ONGs, o tráfico, a prostituição, a favelização, o mendicância, o crime, a maternidade irresponsável e outros. A lei e a ordem da sociedade são dependentes do compromisso dos indivíduos em suas relações, como também pela responsabilidade inerente ao histórico-processual para com seus produtos e serviços. Sem compromisso, não há responsabilidade e, muito menos, respeito à lei e à ordem, à moral e à ética. Quando o indivíduo produtor se liga de forma sistêmica, consciente e comprometida com sua produção, torna-se responsável pela qualidade histórico-processual dos seus produtos e serviços, em crescimento natural e potencial, junto aos demais sistemas que o amparam e o sustentam.

20 Resíduo: Elemento sistêmico (indivíduo, extrato ou sedimento) que gera trocas assistêmicas, deficientes, destrutivas ou nulas. Neste caso, a tendência natural do sistema é eliminá-lo de seu modelo ou colocá-lo à margem. Se não o fizer, o sistema pode vir a se desestruturar ou se extinguir. Dentro desse enfoque, o homem é considerado produtor e produto de si mesmo, pois é um ser consciente que apresenta a capacidade de relacionar-se criativamente consigo e transformar-se a partir dessa relação, segundo seu livre-arbítrio, independente de suas origens e condições. Sendo assim, é unicamente sua a responsabilidade em tornar-se produto e não resíduo biológico e social, caso não queira ser rejeitado ou excluído naturalmente pelos sistemas. Definindo novos conceitos

21 A qualidade dos produtos é gerenciada pelo compromisso do produtor com o histórico- processual de toda a sua produção. Cadeia produtiva sistêmica Cadeia produtiva linear Raciocínio sistêmico x linear A qualidade dos produtos é gerenciada por regras que objetivam a satisfação dos interesses do mercado.

22 Normas Cadeia produtiva linear “assistêmica” ProdutoProcesso A qualidade do produto é fruto dos interesses. Produção Projeto e desenvolvimento

23 Estrutura de Ares® Os produtores se comprometem com a qualidade do histórico- processual de todos os seus produtos Cadeia produtiva sistêmica Economia Mercadointerno Fornecedores Igrejas Empresa Governo Meio Ambiente Sociedade Escolas Famílias de funcionários Clientes ONG Empresa em seu ambiente externo Circunvizinhaça Mercadoexterno Acionistas

24 Trocas inteligentes “10” Cadeia produtiva sistêmica O núcleo produtor ( representado pela funcionária Ana) e a cadeia produtiva devem ter inteligência sistêmica compatível Empresa em seu ambiente interno Estrutura de Ares® Projeto Negócios Orçamento Engenharia SGI Custos ANA Suprimentos Administração Vendas Controladoria Fornecedores Produção Pesquisa Administração

25 Entendendo a estrutura de Ares... Ana Ana - inimiga de trabalho = 1 Cada elemento do sistema forma outro subsistema. Vamos analisar os subsistemas: Ana – Chefe = 10 Ana – Subordinado = 5 Ana – Fornecedor = 2 Ana – Cliente = 10 Ana - amiga de trabalho = 6

26 Entendendo a estrutura de Ares... Estrutura de Ares® Ana Ana é responsável, moral e ética? Qual a qualidade de sua produção? Como Ana interfere nos processos da Empresa? Como Ana interfere na sociedade? Qual o resultado de sua atuação na Empresa, a curto, médio e longo prazo? O sistema desta Empresa é inteligente? Os produtos desta Empresa são “10“? Qual a expectativa de futuro, para esta Empresa? Ela sobreviverá? Por que?

27 Produtores assistêmicos (pessoas/organizações) Desenvolver seu potencial humano e organizacional (evolução sistêmica) Comprometer-se com o histórico- processual dos seus produtos - da formação e manutenção da prole, ao fruto de seus trabalhos humanos Somente efetuar trocas inteligentes “10” Atingir a realização individual total, sem lesar os sistemas Comportamentos esperados: Ana

28 Globalização no século XXI: Vivendo em um mundo de Anas Conseqüências das trocas assistêmicas em redes a curto prazo: A destruição total de todos os sistemas naturais, humanos e artificiais. Você quer uma solução sistêmica? Você Ana

29 Então... é preciso transformar já!

30 O que precisamos transformar já! Sistemas assistêmicos Empresas assistêmicas Produtores assistêmicos Produções assistêmicas Produtos assistêmicos

31 Resultados de pesquisas em 46 países 99,98% das pessoas desconhecem: - o que são sistemas e suas diferenças - que todo produto possui histórico-processual - que os conceitos produtivos humanos estão errados - que a produção humana é assistêmica e inconseqüente - que a falta de consciência sobre a dinâmica dos processos produtivos interligados aos processos históricos e sociais, têm levado os homens a construírem uma história não humana.

32 Então, desde o começo dos tempos, sendo a esmagadora maioria dos homens menos que animais, vemo-nos condenados a participar de um processo histórico e produtivo que, até os nossos ditos “tempos modernos”, tem privilegiado a irresponsabilidade e a inconseqüência mental, material e funcional. Praxis X Evolução Humana

33 Transformando com responsabilidade GESTÃO TRANSFORMAR

34 Mudanças.... Conceitos assistêmicos = Atitudes assistêmicas = Produtos assistêmicos Conceitos sistêmicos = Atitudes sistêmicas = Produtos sistêmicos Transformação histórica da humanidade

35 Base conceitual sistêmica Modelos mentais: são estruturas geradas por idéias profundamente arraigadas, conceitos ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e, conseqüentemente, nossas atitudes.

36 Modelagem cerebral Estrutura cerebral formada por determinada rede de neurônios, responsável pelas respostas do indivíduo diante das situações geradas pelo meio. Dinheiro Amor Empresa Família

37 Livro – Transforme-se Primeiro instrumento psicoestrutural em formato literário do mundo. Sua leitura reeduca o leitor, levando-o a reorganizar seus sistemas internos e externos, com foco na excelência de relacionamento e seus produtos. Dinheiro Amor Empresa Família

38 “Para exercer a responsabilidade social, o homem deve ser completamente responsável pela qualidade de sua produção, bem como, pelo histórico-processual de seus produtos”. A compreensão afetiva, intelectual, moral e ética dos fundamentos da responsabilidade pessoal e social nasce e cresce a partir do momento em que o indivíduo se compromete com a qualidade da sua produção e, principalmente, com o histórico-processual de cada um de seus produtos – da formação e manutenção da prole, ao fruto de seus trabalhos humanos. Somente assim, conseqüente e consciente do seu papel, como produtor histórico que interfere decisivamente nos sistemas naturais, humanos, artificiais e mistos, o homem pode ser verdadeiramente social e produtivo, mostrando-se, então, apto para construir e participar de uma sociedade justa, pacífica, segura, sistêmica e naturalmente progressista. Portanto, é possível inferir que se não houver compromisso entre as partes, nem responsabilidade individual e coletiva sobre a produção resultante, não haverá lei, ordem e desenvolvimento sustentável.’ Responsabilidade social Conceito histórico

39 Que tipo de produtos e resíduos você e sua Empresa estão produzindo? Você e sua Empresa atuam de forma sistêmica e responsável? É possível gerir Negócios com moral, ética, responsabilidade e, ainda assim, mantê-los competitivos? Qual o impacto dos seus produtos sobre os sistemas? Vamos refletir...

40 UsaJapãoProduto ProcessoSistema 50’ 60’ 80’70’ 90’ Inspeção Controle de qualidade Garantia da qualidade Gente Comprometimento Capital Humano Evolução dos sistemas de gestão “qualidade total”

41 MundoBrasilProduto ProcessoSistema 2000 Gente Responsabilidade histórico-processual Relacionamentos Evolução dos sistemas de gestão “qualidade total”, pós GESTÃO TRANSFORMAR

42 Há um mundo que está acabando... Nós estamos exatamente aqui As mudanças no mundo, com a Gestão Transformar... E um mundo que está começando Agrícola IndustrialServiços... Era do relacionamento com responsabilidade, moral e ética Era da informação Era do desenvolvimento tecnológico...

43


Carregar ppt "PALESTRA EM POWER POINT DESTINADA A EMPRESAS Apresentação: Fátima Duarte Tema: Você é o Sistema Duração: 3 horas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google