A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEI PAULO VI PROJETO PEDAGÓGICO 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEI PAULO VI PROJETO PEDAGÓGICO 2010."— Transcrição da apresentação:

1 EMEI PAULO VI PROJETO PEDAGÓGICO 2010

2 Localização e dados demográficos da região
Distrito paulistano de São Domingos Localização e dados demográficos da região São Domingos é um distrito situado na região noroeste da cidade de São Paulo Limites Norte: Jaraguá (Parque Estadual do Jaraguá) Sul: Jaguara (Rua Inácio Luís da Costa) Sudeste: Lapa (Marginal Tietê) Leste: Pirituba (Estrada Turística do Jaraguá, Rua Jurubim, Av. Mutinga e Rodovia dos Bandeirantes) Oeste: Osasco (Rodovia Anhangüera) Principais vias O distrito de São Domingos tem como principais acessos a Marginal Tietê, a Avenida Mutinga e a Rodovia Anhangüera. Suas principais vias são: Av. Mutinga Av. Elísio Cordeiro de Siqueira Estrada Turística do Jaraguá Av. Jornalista Paulo Zingg Av. do Anastácio Rua Joaquim de Oliveira Freitas. População hab. (2000) Renda média R$ 1.279,40 IDH 0,854 - elevado (48°) Subprefeitura Pirituba Região Administrativa Noroeste Área Geográfica 1 (Noroeste)

3 Parque São Domingos (Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos)
Parque Cidade de Toronto (Av. Cardeal Mota, 84 - City América) Centro Educacional Unificado (CEU): CEU Vila Atlântica (Rua Coronel José Venâncio Dias, Jardim Nardini) Saúde Municipal Assistências Médicas Ambulatorias (AMA) AMA Anhanguera Rua Marcela Alves de Cassia, Jardim Jaraguá) AMA Parque Maria Domitila (Avenida do Anastácio, Parque Maria Domitila) Unidades Básicas de Saúde (UBS) UBS Anhanguera I Rua Marcela Alves de Cassia, Jardim Jaraguá) UBS Parque Maria Domitila (Avenida do Anastácio, Parque Maria Domitila) UBS Santo Elias (Rua Fabio de Almeida Magalhães,494 - Jardim Santo Elias) UBS Vila Mangalot (Rua Joaquim Oliveira Freitas, Vila Mangalot) Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) CEO Pirituba (Rua Marcela Alves de Cassia, Jardim Jaraguá) Parque Cidade de Toronto.

4 Organização do espaço escolar Salas / Espaços ambientes
Parques Externos Pátio Interno Sala de Leitura Parque de inverno Sala de aula Ateliê Quiosque Brinquedoteca Refeitório Sala de vídeo

5 Acolhimento às crianças no início do ano letivo
A cada novo ano, muitas novidades acontecem. A ansiedade é grande, tanto por parte dos funcionários como por parte das crianças. Dessa forma, a equipe de profissionais da escola é recepcionada de forma alegre e carinhosa pela equipe técnica e durante as reuniões de organização é dada especial atenção ao acolhimento das crianças. São organizadas atividades diferenciadas e cada um dos alunos é recebido com carinho e atenção, respeitando-se os momentos de insegurança e os choros tão típicos nesse período. Aos poucos vão adquirindo confiança e passam a se sentir felizes no novo ambiente.

6 Prioridades do Projeto
Nós, profissionais desta escola, acreditamos na importância das crianças vivenciarem o maior número possível de experiências significativas, explorando e utilizando as diferentes linguagens para que tenham boas situações de aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento. Visamos, também, desenvolver o comportamento leitor através de um trabalho embasado na literatura. Para isso, o documento “Orientações Didáticas para Educação Infantil”, elaborado por DOT Educação Infantil – SME serve como subsídio para o trabalho desenvolvido. Dessa forma, a grande preocupação ao serem elaborados os planos de ensino é como propor atividades para as crianças que sejam desafiadoras e interessantes, dentro de um ambiente lúdico e estimulante, uma vez que, temos clareza do quanto o brincar deve estar presente nas instituições de educação infantil e quanto as brincadeiras, além de serem naturais e prazerosas para as crianças, oferecem, por si só e pelas diferentes interações que possibilitam, a construção do conhecimento e o faz-de-conta infantil.

7 Meta Principal: Formação de Leitores
Disponibilizar a todos que fazem parte da Comunidade Escolar, o acervo bibliográfico que a Unidade dispõe, para favorecer a formação de novos leitores. Garantir a exploração do Universo da Literatura Infantil com as crianças, com o objetivo de ampliar o repertório cultural que possuem através do ato de saber ouvir, contar, recontar e criar novas histórias.

8 Projeto Didático em desenvolvimento
Pautados nas Orientações Curriculares, percebemos que o fato de trabalharmos favorecendo um amplo contato com a leitura diversificada, nos permitiria interferir direta e indiretamente na formação de novos hábitos de leitura, nos conflitos sociais, culturais e emocionais vivenciados por nossas crianças; garantindo o desenvolvimento de novas linguagens, pois estas estão intrinsecamente ligadas ao ato de ouvir, dramatizar, contar, encenar, recontar e reinventar histórias. Ao inserir toda a comunidade escolar neste processo, pretendemos socializar a importância da leitura no desenvolvimento infantil, bem como facilitar o acesso a novos conhecimentos bibliográficos.

9 Recursos Utilizados Jogos / brincadeiras
Diferentes linguagens como formas de expressão Rodas de conversa Leituras de histórias Manuseio de livros em sala de aula e de leitura Projeto de empréstimo de livros (Biblioteca Volante) Resolução de situações – problemas Sistema “self-service” nas refeições, entre outros

10 Atividades e Festividades com a participação da comunidade
Reuniões de pais Reuniões de conselho e APM Carnaval Aniversários do trimestre Páscoa Dia das Mães Festa Regional Dia dos pais Dia das crianças Mostra Cultural Natal

11 Self-Service Um dos principais objetivos da Educação Infantil é a construção da autonomia da criança. Dessa forma, cabe à escola oferecer diferentes oportunidades para que ela possa vivenciar os desafios propostos pelo mundo, compreendendo como ele funciona, quais são as suas regras, as dificuldades e as possibilidades de superá-las. O momento de refeição é bastante importante para isso. Temos clareza de que os adultos devem ser os mediadores da relação da criança com o mundo, preparando o espaço, orientando e acompanhando de forma atenta e cuidadosa esse momento para que, cada vez mais a criança necessite menos do adulto. Nesse sentido, fizemos a opção pelo sistema self-service nas refeições a fim de que as mesmas sejam momentos de atuação pedagógica junto às crianças, ou seja, momentos de aprender sobre o “comer bem” e de exercício da autonomia na escolha consciente dos alimentos.

12 Atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais
A escola está sempre aberta para atender a todas as crianças desde que a demanda assim o permita, independentemente de ter alguma necessidade educacional especial ou não uma vez que, para nós, todas as crianças são especiais e são tratadas como seres únicos que necessitam de toda a nossa atenção e cuidado. O nosso prédio possui um espaço privilegiado porque é amplo, bastante plano e já foram feitas algumas adequações no sentido de atender à legislação própria que visa facilitar a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida. Além disso, toda a equipe escolar tem clareza de que as crianças são da escola e não apenas de uma determinada professora; então, todos se mostram unidos e cooperativos no caso de perceberem que há necessidade de algum auxílio mais específico para alguma criança.

13 PROJETO PEDAGÓGICO 2010 EMEI PAULO VI FIM...
...OU SERÁ UM NOVO COMEÇO?


Carregar ppt "EMEI PAULO VI PROJETO PEDAGÓGICO 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google