A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTISMO E ALIMENTAÇÃO Gizele Ribeiro – Nutricionista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTISMO E ALIMENTAÇÃO Gizele Ribeiro – Nutricionista."— Transcrição da apresentação:

1 AUTISMO E ALIMENTAÇÃO Gizele Ribeiro – Nutricionista

2 Hábito alimentar Seletividade baseada no grupo e textura do alimento
Recusa de alimentos Comportamento de indisciplina durante as refeições. (JOHNSON et al., 2008 APUD SILVA, 2011)

3 Desordens gastrointestinais
Há uma série de desordens gastrointestinais que podem acometer os autistas. Gonzaléz, 2005

4 Conhecendo um pouco mais sobre a
DIGESTÃO Todos os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. Para que isso ocorra o alimento passa pela ação de enzimas digestivas que quebra o alimento em pedaços menores para serem aproveitados pelo organismo.

5 Comportamento Alimentar
Problemas relacionados ao consumo de glúten e caseína Comportamento Alimentar Em muitos indivíduos autistas, a proteína do trigo (glúten) e do leite (caseína) encontram dificuldades para serem quebradas, devido à deficiências das enzimas.

6 Alterações Falta de concentração, dificuldade de aprendizado, irritabilidade, autoagressão, estereotipias. Dores de cabeça, gases, refluxo, azia, má digestão, constipação, diarreia etc. Deficiência nutricionais MARCELINO, 2010; ALMEIDA, 2010

7 Mudanças na alimentação
Objetivo Diminuir substâncias que lhe fazem mal Acrescentar alimentos e nutrientes que ajudem o organismo desenvolver adequadamente. MARCELINO, 2010.

8 Mudanças na alimentação
Quanto mais lenta forem as mudanças, mais seguras e duradouras elas serão!

9 Mudanças na alimentação
Retirar a alimentação vazia: bala, jujubas, pirulitos, refrigerantes, salgadinhos de pacotes, etc.. Esses produtos são ricos em açúcar, corantes, conservantes que provocam aumento da hiperatividade. Evitar alimentos industrializados,conservados embutidos: salame, presunto, carnes processadas, salsichas Preferir alimentos orgânicos Evitar excesso de: açúcar, alimentos gordurosos e sal. MARCELINO, 2010

10 Mudanças na alimentação
Alimentos contra a constipação Mamão, laranja com bagaço, abacate, abacaxi, manga, tangerina, abobrinha, alface, ameixa-preta, berinjela, brócolis, castanha-do-pará, cenoura crua, chicória, couve, fubá, frutas oleaginosas, geleia, gema de ovo, grão-de-bico, lentilha, quiabo. Tomar de 6 a 8 copos de água (nos intervalos das refeições)

11 Mudanças na alimentação
Alimentos indicados para diarreia Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, caju, cenoura cozida, creme de arroz, farinha de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena. Preferir o consumo de alimentos cozidos, evitando os alimentos crus e também o consumo de doces e gorduras.

12 Mudanças na alimentação Evitar os alimentos
Caseína Gúten Leite de vaca Queijo Iogurte Sorvete Creme de leite fresco Chantili Coalhada Manteiga e Margarinas Alimentos feitos de trigo, Aveia, Cevada, Malte e Centeio

13 Mudanças na alimentação
O leite animal Pode ser substituído por: Trigo, aveia, cevada, malte e centeio podem ser substituídos por: Leite de soja leite de arroz, leite de castanha leite de coco e demais leites vegetais Amido de milho, farinhas de milho, fubá, Farinhas de arroz, creme de arroz, arrozina, Tapioca,fécula de mandioca, Polvilho doce, polvilho azedo, maizena, fécula de batata.

14 Recomendações Estabelecer horários fixos para as refeições
Café da manhã Lanche da manhã Almoço Lanche da tarde Jantar Ceia

15 Recomendações Peixes frescos, carnes frescas, ovos, castanhas e sementes, alho e azeite extra virgem, devem ser consumidos frescos.

16 Comportamento Alimentar
Recomendações Frutas e vegetais deveriam ser comidos crus quantas vezes na forma de saladas, sticks, pedaços... Fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes.

17 Recomendações Frutas devem ser consumidas sozinhas. Sirva como lanches entre as refeições com suas cascas e sementes (peles e sementes tem um grande valor nutricional)

18 Receitas Iogurte de canjica Ingredientes
- 1 /2 kg de canjica, água o quanto bastante, açúcar ou adoçante stévia a gosto, gotas de baunilha. Modo de fazer - Na véspera, deixe a canjica de molho. No dia seguinte, escorra a água e leve a canjica para cozinhar em fogo não muito forte até que os grãos fiquem bem moles. Quando estiver nesse ponto, Retire do fogo e deixe esfriar. Bata no liquidificador: a canjica, colocando aos poucos a água do cozimento, até obter uma consistência firme. Junte o açúcar ou stévia e a baunilha. Coe em uma peneira e coloque para gelar. Você pode acrescentar a fruta que quiser e bata novamente.

19 Ovos mexidos com couve-flor
Receitas Ovos mexidos com couve-flor Ingredientes 2 ovos, 4 claras, ½ xícara de chá de purê de couve-flor (cozida no vapor e batida no liquidificador), sal a gosto, óleo para untar a frigideira Modo de fazer - em uma tigela bata os ovos, o purê de couve-flor e o sal - Unte uma frigideira e leve para aquecer em fogo médio-alto. Quando estiver quente, acrescente um pouco de azeite. Coloque a mistura de ovos, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando até que os ovos estejam firmes.

20 Receitas Estrogonofe de frango Ingredientes
2 dentes de alho, 1 cebola picada, 1 kg de carne (alcatra ou patinho), 1 xícara molho de tomate, 1 xícara de chá de palmito, 1 colher de sopa de amido de milho, ½ xícara de leite de coco, salsa picada, óleo para refogar. Modo de fazer - doure o alho e a cebola no óleo. Junte a carne e refogue até secar. Junte o molho de tomate, o palmito e o amido de milho diluído no leite de coco e deixe engrossar. Polvilhe com salsa. Sirva quente.

21 Receitas Pudim de arroz Ingredientes
2 xícaras de leite vegetal, 200 ml de leite de coco, 2 xícaras de chá de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha ou creme de arroz, 50g de coco ralado, 1 colher de óleo, 2 xícaras de chá de arroz cozido (sem tempero) Modo de fazer -Preaqueça o forno a 180°C e aqueça um pouco de água Bata o arroz com o leite de coco até formar um creme Junte o restante dos ingredientes e bata novamente por mais um minuto Caramelize uma forma para pudim e coloque a mistura sobre ela com cuidado Asse me banho-maria por uma hora ou até que esteja cozido Leve para gelar antes de desenformar. Após desenformar, cubra com mais calda.

22 Referências GONZALÉZ, G., Manifestaciones Gastrointestinales en Trastornos del Espectro Autista. Rev. Colombia Médica, Vol. 36, n.2, suppl. 1, p MARCELINO, C. Autismo Esperança pela Nutrição. História de Vida, Lutas, Conquistas e Muitos Ensinamentos. São Paulo. Ed. M.Books do Brasil, 2010. ALMEIDA, ACA. AUTISMO E NUTRIÇÃO FUNCIONAL: UM PROJECTO DE TRADUÇÃO Dissertação (Mestrado em Tradução Especializada) – Universidade de Aveiro. Portugal

23 OBRIGADA PELA ATENÇÃO !!


Carregar ppt "AUTISMO E ALIMENTAÇÃO Gizele Ribeiro – Nutricionista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google