A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de 2006 29 de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de 2006 29 de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC

2 Sumário 1. Educação corporativa e Gestão de competência 2. Paradigmas da Aprendizagem Corporativa 3. As Barreiras para Desenvolver EC 4. Quem faz a Mudança?

3 1. Educação corporativa e Gestão de competência “No modelo econômico contemporâneo, a inteligência organizacional representa diferencial de mercado, deixando clara a importância de se adotar um papel pró-ativo para o desenvolvimento das competências críticas humanas, exortando o capital intelectual requerido para o sucesso do negócio.” (GOMIDE) Elementos: Inteligência organizacional Papel pró-ativo Desenvolvimento de Competências  Capital intelectual Sucesso do negócio  diferencial de mercado

4 1. Educação corporativa e Gestão de competência O que é Educação Corporativa? Conceito etimológico: Educação+corporação Conceito corrente: Educação de empresa Conceito integracionista: Educação integrada à estratégia O que é competência? “Capacidade de adquirir, usar, mobilizar, integrar, desenvolver e transferir conhecimentos, recursos, habilidades e experiências que agreguem valor à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY & FLEURY) Diferentes tipologias de competências

5 Gestão de competência e Educação Corporativa A opção pela Educação Corporativa decorre de uma decisão estratégica Gestão de competência inclui uma gama ampla de habilidades que têm valor econômico para a empresa Educação corporativa é instrumento de gestão de pessoas ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EDUCAÇÃO CORPORATIVA

6 Um outro modelo interpretativo:Serpro

7 2. Paradigmas de Aprendizagem Corporativa Antigo Paradigma de TreinamentoParadigma da Aprendizagem no Século XXI PrédioLocalAprendizagem disponível sempre que solicitada – Em qualquer lugar, a qualquer hora Atualizar Qualificações TécnicasConteúdoDesenvolver competências básicas do ambiente de negócios Aprender ouvindoMetodologiaAprender agindo Funcionários internosPúblico-AlvoEquipes de Funcionários, Clientes e Fornecedores de produtos Professores/Consultores de Universidades Externas Corpo DocenteGerentes seniores internos e um consórcio de Professores universitários e Consultores Evento único Freqüência Processo Contínuo de Aprendizagem Adaptado de CADAIS, J.A.C.C. (2002) disponível em

8  Cultura organizacional e falta de visão estratégica;  Dificuldade de mensurar economicamente o valor incremental das competências;  Dificuldade em reter o colaborador após o investimento. 3. Barreiras para Desenvolver EC

9 4. Quem faz a Mudança? Não há educação corporativa sem decisão corporativa A decisão depende da existência de um gestor com visão estratégica (um líder  conceito de James C. Hunter) Nas MPMEs a decisão decorre da existência do empreendedor-líder e de mecanismos de acesso às metodologias de ensino

10 O que consideram os profissionais de RH das 1000 maiores empresas brasileiras: 87%: o RH deve ser um agente potencializador do crescimento pessoal e profissional das pessoas. 69,8%: a principal medida que deve ser adotada para recuperar a auto-estima das pessoas e do clima organizacional é manter os canais de comunicação abertos e eficientes. 62,5%: é fundamental conhecer o negócio da empresa, ter visão sistêmica e estratégica, capacidade de autodesenvolvimento constante e integração efetiva com as demais áreas da organização. 77,3%: os profissionais mais admirados são os que levam a marca da organização para outros setores, desenvolvendo ações que promovam melhorias. Continua...

11 92,4%: o reconhecimento como o fator mais importante para se reter talentos nas empresas. 60,3%: a gestão de competência e conhecimento é um importante desafio para o RH. 60,3%: a tendência é a mudança do perfil de atuação do profissional de RH de técnico especialista para gestor de conhecimento Pesquisa elaborada pela empresa Consultoria Gestão e RH, disponível em

12 Contato: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Desenvolvimento da Produção Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Sala 524 Brasília – DF – CEP


Carregar ppt "Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de 2006 29 de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google