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Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

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1 Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia Paula Sabe 2013

3 Objetivo Analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio). Sabe 2013

4 Conhecendo o outro... Formação do grupo! Sabe 2013

5 O SABE Sabe 2013

6 Sistema de Avaliação Baiano da Educação Sabe 2013 Criado em 2007; Objetivos: Prestar contas à sociedade sobre a eficácia dos serviços educacionais oferecidos à população. Implementar ações que promovam a equidade e a qualidade da educação.

7 Em 2011 Em 2011 Sabe 2013 SABE Avalia Ensino Médio Avalia Alfa

8 Sistema de Avaliação Baiano da Educação Abrangência: unidades escolares. Séries avaliadas: 2ºano EF, 1ª EM e 2ª EPI ao ensino médio. Áreas envolvidas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Sabe Abrangência: unidades escolares. Séries avaliadas: 2ºano EF, 2ª série EM e 3ª EPI ao ensino médio. Áreas envolvidas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Edições Anteriores

9 Sistema de Avaliação Baiano da Educação  Etapas avaliadas: 2º ano EF; 1ª, 2ª e 3ª séries do EM; 2ª, 3ª e 4ª séries da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.  Disciplinas avaliadas: Avalie Alfa: Língua Portuguesa (leitura e escrita). Avalie Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. Sabe 2013

10 MATRIZ DE REFERÊNCIA Sabe 2013

11 Validade Confiabilidade Construída a partir do currículo vigente, de pesquisas em livros didáticos e debates com educadores, em atividade nas redes de ensino, e especialistas em educação.

12 Matriz de Referência de Avaliação de Ciências da Natureza Domínio I - Matéria e energia Domínio II - Terra e universo Domínio III - Vida e ambiente Domínio IV - Ser humano e Saúde Domínio V - Tecnologia e Sociedade Sabe 2013

13 Atividade I Matriz de Referência Formação de grupos por área específica. Atividade de cada grupo: – descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina; – desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados; – propor um descritor para essa atividade. Sabe 2013

14 Atividade I – Matriz de Referência Entregar a Matriz de Referência; Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz: Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema. Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados. Sabe 2013

15 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Sabe 2013

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17 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

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19 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

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21 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Sabe 2013

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23 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Sabe 2013

24 CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE ITENS Sabe 2013

25 Levando em consideração que o corpo humano tem em sua composição em maior percentual água e proteínas. Qual elemento químico que se apresenta em maior proporção no corpo humano: a)Oxigênio. b)Carbono. c)Nitrogênio. d)Hidrogênio.

26 Sabe 2013 Qual é o grupo sanguíneo considerado receptor universal? a)A+ b)B+ c)O+ d)O- e)AB+

27 Sabe 2013 O QUE É UM ITEM? É uma questão da avaliação em Larga Escala!

28 Sabe 2013 Enunciado Suporte Comando Distratores Gabarito Exemplo:

29 O que podemos notar? Sabe 2013 As atividades podem propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades. O item avalia apenas uma habilidade. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha.

30 Análise de Itens Para compreender melhor o que avaliam os descritores e quais são as possibilidades de respostas dadas pelos estudantes, vamos analisar alguns itens. Sabe 2013

31 Atividade II Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: 1.Qual a habilidade avaliada? 2.Qual a resposta correta? 3.Quais são as possíveis estratégias de resolução deste item? Sabe 2013

32 Análise de Itens 4.Em relação aos distratores (respostas incorretas), quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? 5.Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas (a partir das possíveis estratégias utilizadas por eles ao responderem o item de modo incorreto)? Sabe 2013

33 Análise de Itens Vejamos os exemplos: Sabe 2013

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38 ESCALA DE PROFICIÊNCIA OLHANDO PARA OS RESULTADOS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA – NÍVEIS; - PADRÕES DE DESEMPENHO. Sabe 2013

39 Níveis Muito Crítico. Crítico. Básico. Avançado.

40 Atividade III Escala de Proficiência Atividade de cada grupo: – discutir e associar o desenvolvimento das habilidades em cada padrão de desempenho (ordem de desenvolvimento); – buscar habilidades semelhantes em cada nível, observando o desenvolvimento dos alunos para habilidades diferentes. Sabe 2013

41 Padrões de Desempenho Sabe 203 Os Padrões de Desempenho são agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esses padrões podem ser divididos em três ou quatro níveis, de acordo com as diretrizes pedagógicas adotadas pelos municípios e estados. O agrupamento visa facilitar a interpretação pedagógica das habilidades desenvolvidas pelos estudantes, pois apresenta a descrição das habilidades distintivas de cada um de seus intervalos, em um continuum, do nível mais baixo ao mais alto.

42 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 1ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido apenas habilidades consideradas muito elementares para essa etapa de escolarização, o que evidencia a necessidade de ações que proporcionem condições para o desenvolvimento de habilidades que são abordadas desde o Ensino Fundamental.

43 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 1ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter iniciado um processo de consolidação das habilidades consideradas essenciais para o Ensino Médio.

44 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 1ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter consolidado um número maior de habilidades, consideradas básicas para essa etapa de escolarização. Assim, eles dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para o seu desenvolvimento.

45 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 1ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter consolidado habilidades para realizar tarefas que exigem maior nível cognitivo. Eles, além de terem consolidado um número maior de habilidades, conseguem relacionar os conhecimentos de Biologia com as situações da vida cotidiana.

46 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 2ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido apenas habilidades consideradas muito elementares para a etapa de escolarização avaliada, como reconhecer medidas preventivas contra a dengue e identificar, em imagem, órgãos do sistema digestório. Esses estudantes necessitam, portanto, de ações focalizadas que proporcionem condições para o progresso no Ensino Médio, evitando o risco de repetência, evasão e abandono escolar.

47 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 2ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que apresentam esse padrão de desempenho encontram-se, ainda, aquém do esperado para o 2º ano do Ensino Médio, embora apresentem maior número de habilidades e essas sejam um pouco mais complexas. Esses estudantes necessitam de reforços para que desenvolvam habilidades mais elaboradas e condizentes com a etapa de escolarização em que se situam.

48 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 2ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter consolidado um número maior de habilidades, consideradas básicas para essa etapa de escolarização. Assim, eles dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para o seu desenvolvimento.

49 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 2ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes, nesse padrão de desempenho, demonstram ter desenvolvido habilidades para realizar tarefas que exigem maior cognição, abstração e capacidade de estabelecer relações.

50 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 3ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido as mesmas habilidades dos alunos da 2ª série além de reconhecer a principal característica do mal de Alzheimer. Esses estudantes também necessitam de ações focalizadas que proporcionem condições para o progresso no Ensino Médio, evitando o risco de repetência, evasão e abandono escolar.

51 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 3ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes que apresentam esse padrão de desempenho encontram-se, ainda, aquém do esperado para a conclusão do Ensino Médio. Esses estudantes reconhecem a variedade de moscas como uma consequência de mutações e realizam cruzamentos, identificando o genótipo da prole de acordo com a Primeira Lei de Mendel.

52 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 3ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Os estudantes dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para o seu desenvolvimento. Esses estudantes reconhecem as relações ecológicas entre seres vivos, bem como, identificam níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

53 Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia 3ª série do Ensino Médio Sabe 2013 Esses estudantes apresentam habilidades mais complexas como reconhecer ciclos biogeoquímicos, relações funcionais entre sistemas do corpo humano; reconhecer a importância dos diversos nutrientes para o organismo; diferenciar células vegetais de animais, bem como as procariotas das eucariotas

54 Dinâmica III Padrões de Desempenho Solicitar que os participantes observem o desenvolvimento dos estudantes nas diferentes etapas, em um mesmo padrão de desempenho (p.e. Crítico). – O que difere o desenvolvimento dos estudantes da 1ª para a 2ª série do EM nesse padrão? – Quais as habilidades que um estudante da 1ª série, no padrão Crítico, precisa desenvolver para, na 2ª série, alcançar um resultado de padrões superiores? Sabe 2013

55 RESULTADOS Sabe 2013

56 Resultados Resultados por Estado, DIREC, Escola. Proficiência média. Participação. Percentual de estudantes por padrão. Resultados de proficiência média e percentual por padrão de desempenho. Percentual de estudantes por nível de proficiência. Sabe 2013

57 Resultados de Participação Sabe 2013

58 De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados? - Propostas: divulgar e discutir o projeto com a comunidade escolar; discutir no AC a cultura da avaliação incluindo o SABE; divulgar o calendário da aplicação com antecedência; divulgar e discutir na reunião de pais os resultados da avaliação. Sabe 2013 Resultados de Participação

59 Resultados de Proficiência Média Sabe 2013

60 Como podemos comparar os resultados de Proficiência Média? Sabe 2013 Resultados de Proficiência Média

61 Resultados de Padrão de Desempenho Sabe 2013

62 Comparar os resultados pela escola (mesma etapa de escolaridade em edições diferentes), fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações. Sabe 2013 Resultados de Padrão de Desempenho

63 Resultados em diferentes etapas de escolaridade Sabe 2013

64 Resultados em diferentes etapas de escolaridade Sabe 2013

65 Comparar os resultados das diferentes etapas de escolaridade de um mesmo grupo (escola/DIREC). Sabe 2013 Resultados em diferentes etapas de escolaridade

66 Sabe 2013 Percentual de estudantes por nível de proficiência

67 Atividade IV Resultados Apresentaremos os resultados das avaliações desenvolvidas pelos estudantes e indicaremos algumas formas de análise e apropriação desses dados. Indicaremos, também, algumas orientações nos próximos slides e no documento Word anexo. Sabe 2013

68 Resultados Entregar resultados para os grupos; Comparar os resultados, quando possível, de ciclos diferentes em uma mesma escola. O que podemos notar ao observar a proficiência média dos estudantes nas avaliações desses ciclos? E em relação ao percentual de alunos em cada padrão de desempenho nesses ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam? Sabe 2013

69 Resultados Observe a participação dos estudantes na escola. O percentual de participação é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como aumentar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Sabe 2013

70 Resultados Observe a proficiência média da sua escola em cada etapa de escolaridade O que podemos observar ao associar a proficiência média aos padrões de desempenho em cada etapa? Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos em cada etapa de escolaridade, considerando o resultado da proficiência média? Quais seriam os conhecimentos mínimos esperados em cada etapa de escolaridade? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?) Sabe 2013


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