A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADITIVOS Conservação e Rotulagem de Alimentos 3º Módulo – Técnico em Nutrição e Dietética Profª Flávia Guedes Corrêa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADITIVOS Conservação e Rotulagem de Alimentos 3º Módulo – Técnico em Nutrição e Dietética Profª Flávia Guedes Corrêa."— Transcrição da apresentação:

1 ADITIVOS Conservação e Rotulagem de Alimentos 3º Módulo – Técnico em Nutrição e Dietética Profª Flávia Guedes Corrêa

2 Quais os limites para os aditivos ? Se por um lado os aditivos são bons para conservar, dar gosto etc, eles possuem seu lado ruim que muitas vezes deixamos de lado. Se por um lado os aditivos são bons para conservar, dar gosto etc, eles possuem seu lado ruim que muitas vezes deixamos de lado. Se observarmos a legislação, veremos que há falhas. Analisaremos em especial o artigo 8º, que apresenta Os parágrafos mais polêmicos: Se observarmos a legislação, veremos que há falhas. Analisaremos em especial o artigo 8º, que apresenta Os parágrafos mais polêmicos:

3 Quais os limites para os aditivos ? É vetado o uso de aditivos quando: § 1º Houver evidência ou suspeita de que o mesmo possui toxicidade atual ou potencial. § 2º Interferir sensível e desfavoravelmente no valor nutritivo dos alimentos. § 3º Introduzir o consumo a um erro, engano ou confusão.

4 ADITIVO PROBLEMA CAUSADO Fosfolipídios Colesterol e arteriosclerose Aromatizantes Alergias, crescimento retardado e câncer Sacarina (edulcorante) Câncer Nitritos e nitratos (anti-microbiais) Câncer no estômago e esôfago Câncer no estômago e esôfago Acido benzóico (anti- microbial), polissorbados (estabilizante) e umectantes Alergias e distúrbios gastrointestinais Ácido fosfórico (acidulante) Cálculo na bexiga Dióxido de enxofre (anti-microbial) Redução do nível de vitamina B1 e mutações genéticas

5 ADITIVO PROBLEMA CAUSADO Corantes Anemia, alergias e toxicidade sobre fetos, podendo nascer crianças com malformações Ácido acético (anti- microbial) Cirrose hepática, descalcificação de ossos BHT e BHA (antioxidantes) Tóxicos aos rins e fígado, e interfere na reprodução EDTA (quelante) Anemia e descalcificação Caramelo (corante) Convulsões quando preparado em desacordo

6 Com este quadro podemos observar que e legislação entra em contradição ao liberar o uso de substâncias como as citadas. Com este quadro podemos observar que e legislação entra em contradição ao liberar o uso de substâncias como as citadas. 1º) tabela apresenta algumas suspeitas e problemas já constatados. 1º) tabela apresenta algumas suspeitas e problemas já constatados. 2º) muitos alimentos nutritivos são substituídos por substâncias que não podem ser aproveitadas favoravelmente pelo organismo. O butirato de etila é um exemplo, pois é utilizado para dar um sabor artificial de manteiga, os estabilizantes ET.XIV e ET.XIII são tensoativos, ou seja, detergentes, e são usados para dar viscosidade às maioneses. 2º) muitos alimentos nutritivos são substituídos por substâncias que não podem ser aproveitadas favoravelmente pelo organismo. O butirato de etila é um exemplo, pois é utilizado para dar um sabor artificial de manteiga, os estabilizantes ET.XIV e ET.XIII são tensoativos, ou seja, detergentes, e são usados para dar viscosidade às maioneses.

7 Em alguns países, o uso de ciclamatos, consumidos como adoçantes, está proibido em quaisquer condições, por serem comprovadamente causadores de câncer. Contudo o Brasil continua utilizando como adoçantes, sem restrição alguma. Em alguns países, o uso de ciclamatos, consumidos como adoçantes, está proibido em quaisquer condições, por serem comprovadamente causadores de câncer. Contudo o Brasil continua utilizando como adoçantes, sem restrição alguma. Até algum tempo atrás certas indústrias utilizavam antibióticos como conservantes do leite. O consumo excessivo de antibióticos prejudica a flora intestinal, além disso algumas bactérias podem sofrer mutações. Até algum tempo atrás certas indústrias utilizavam antibióticos como conservantes do leite. O consumo excessivo de antibióticos prejudica a flora intestinal, além disso algumas bactérias podem sofrer mutações. Outro problema encontramos nos doces como: balas e chicletes, onde se utiliza EP.V, mais conhecida como goma arábica (aquela cola que usamos nos correios) ela é utilizada como espessantes, para substituir o amido. Outro problema encontramos nos doces como: balas e chicletes, onde se utiliza EP.V, mais conhecida como goma arábica (aquela cola que usamos nos correios) ela é utilizada como espessantes, para substituir o amido.

8 PRINCIPAIS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

9 Produto: Salsicha Produto: Salsicha Aditivos Possíveis: Antioxidante e realçador de sabor Aditivos Possíveis: Antioxidante e realçador de sabor Principal Risco: Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável. Principal Risco: Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável. Dicas: Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas. Dicas: Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.

10 Produto: Pudins e Iogurtes Produto: Pudins e Iogurtes Aditivos Possíveis: Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante. Aditivos Possíveis: Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante. Principal Risco: Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas. Principal Risco: Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas. Dicas: Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado. Dicas: Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.

11 Produto: Hambúrguer Produto: Hambúrguer Aditivos Possíveis: Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor. Aditivos Possíveis: Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor. Principal Risco: O glutamato monossódico, um reforçador de sabor (alvo de acusações de ser carcinogênico) Principal Risco: O glutamato monossódico, um reforçador de sabor (alvo de acusações de ser carcinogênico) Dicas: Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca. Dicas: Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.

12 Produto: Gelatinas, Balas e Doces Produto: Gelatinas, Balas e Doces Aditivos Possíveis: Acidulante, aromatizante e corantes artificiais Aditivos Possíveis: Acidulante, aromatizante e corantes artificiais Principal Risco: Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos. Principal Risco: Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos. Dicas: Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas. Dicas: Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.

13 ESPESSANTES

14 Polissacarídeos Polissacarídeos Ágar-ágar e musgo-irlandês Ágar-ágar e musgo-irlandês Arginatos Arginatos Carragena Carragena Furcelária Furcelária Pectinas Pectinas Gelatina Gelatina Exudados de Plantas Exudados de Plantas Goma-adraganto Goma-adraganto Goma-arábica Goma-arábica Goma Caraia Goma Caraia Gomas de Sementes Gomas de Sementes Goma Guar Goma Guar Goma Jataí (goma locusta Goma Jataí (goma locusta Goma Microbiana Goma Microbiana Xantana: Xantana: Gelana Gelana Amidos Modificados Amidos Modificados Amilose Amilose Amilopectina Amilopectina Derivados de Celulose Derivados de Celulose Celulose Microcristalina Celulose Microcristalina Carboximetil Celulose Sódica (CMC) Carboximetil Celulose Sódica (CMC) Fosfatos, Sais e Agentes Tamponantes Fosfatos, Sais e Agentes Tamponantes

15 Reflita... Será que os aditivos, em sua maioria, são realmente inócuos à nossa saúde? Será que os aditivos, em sua maioria, são realmente inócuos à nossa saúde? Existe, de fato, a necessidade de serem adquiridos alimentos enriquecidos com VITAMINAS e MINERAIS? Existe, de fato, a necessidade de serem adquiridos alimentos enriquecidos com VITAMINAS e MINERAIS? Por que será que no Brasil ainda é permitido o uso de CICLAMATO e SACARINA,já sendo proibidos no mundo TODO? Por que será que no Brasil ainda é permitido o uso de CICLAMATO e SACARINA,já sendo proibidos no mundo TODO? O ASPARTAME é realmente isento de conseqüências danosas ao nosso organismo? O ASPARTAME é realmente isento de conseqüências danosas ao nosso organismo? Será que as indústrias realmente explicitam em seus rótulos todos os aditivos utilizados? Será que as indústrias realmente explicitam em seus rótulos todos os aditivos utilizados? Todos os produtos lançados no mercado passam por testes para conferir a existência de todos aditivos descritos? Todos os produtos lançados no mercado passam por testes para conferir a existência de todos aditivos descritos?


Carregar ppt "ADITIVOS Conservação e Rotulagem de Alimentos 3º Módulo – Técnico em Nutrição e Dietética Profª Flávia Guedes Corrêa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google