A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conservação e Rotulagem de Alimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conservação e Rotulagem de Alimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Conservação e Rotulagem de Alimentos
ADITIVOS Conservação e Rotulagem de Alimentos 3º Módulo – Técnico em Nutrição e Dietética Profª Flávia Guedes Corrêa

2 Quais os limites para os aditivos?
Se por um lado os aditivos são bons para conservar, dar gosto etc, eles possuem seu lado ruim que muitas vezes deixamos de lado. Se observarmos a legislação, veremos que há falhas. Analisaremos em especial o artigo 8º, que apresenta Os parágrafos mais polêmicos:

3 Quais os limites para os aditivos?
É vetado o uso de aditivos quando: § 1º Houver evidência ou suspeita de que o mesmo possui toxicidade atual ou potencial. § 2º Interferir sensível e desfavoravelmente no valor nutritivo dos alimentos. § 3º Introduzir o consumo a um erro, engano ou confusão.

4 ADITIVO PROBLEMA CAUSADO
Fosfolipídios Colesterol e arteriosclerose Aromatizantes Alergias, crescimento retardado e câncer Sacarina (edulcorante) Câncer Nitritos e nitratos (anti-microbiais) Câncer no estômago e esôfago  Acido benzóico (anti-microbial), polissorbados (estabilizante) e umectantes Alergias e distúrbios gastrointestinais Ácido fosfórico (acidulante) Cálculo na bexiga Dióxido de enxofre (anti-microbial) Redução do nível de vitamina B1 e mutações genéticas

5 ADITIVO PROBLEMA CAUSADO
Corantes Anemia, alergias e toxicidade sobre fetos, podendo nascer crianças com malformações Ácido acético  (anti-microbial) Cirrose hepática, descalcificação de ossos BHT e BHA (antioxidantes) Tóxicos aos rins e fígado, e interfere na reprodução EDTA (quelante) Anemia e descalcificação Caramelo (corante) Convulsões quando preparado em desacordo

6 Com este quadro podemos observar que e legislação entra em contradição ao liberar o uso de substâncias como as citadas. 1º) tabela apresenta algumas suspeitas e problemas já constatados. 2º) muitos alimentos nutritivos são substituídos por substâncias que não podem ser aproveitadas favoravelmente pelo organismo. O butirato de etila é um exemplo, pois é utilizado para dar um sabor artificial de manteiga, os estabilizantes ET.XIV e ET.XIII são tensoativos, ou seja, detergentes, e são usados para dar viscosidade às maioneses.

7 Em alguns países, o uso de ciclamatos, consumidos como adoçantes, está proibido em quaisquer condições, por serem comprovadamente causadores de câncer. Contudo o Brasil continua utilizando como adoçantes, sem restrição alguma. Até algum tempo atrás certas indústrias utilizavam antibióticos como conservantes do leite. O consumo excessivo de antibióticos prejudica a flora intestinal, além disso algumas bactérias podem sofrer mutações. Outro problema encontramos nos doces como: balas e chicletes, onde se utiliza EP.V, mais conhecida como goma arábica (aquela cola que usamos nos correios) ela é utilizada como espessantes, para substituir o amido.

8 PRINCIPAIS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

9 Produto: Salsicha Aditivos Possíveis: Antioxidante e realçador de sabor Principal Risco: Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável. Dicas: Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.

10 Produto: Pudins e Iogurtes
Aditivos Possíveis: Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante. Principal Risco: Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas. Dicas: Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.

11 Produto: Hambúrguer Aditivos Possíveis: Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor. Principal Risco: O glutamato monossódico, um reforçador de sabor (alvo de acusações de ser carcinogênico) Dicas: Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.

12 Produto: Gelatinas, Balas e Doces
Aditivos Possíveis: Acidulante, aromatizante e corantes artificiais Principal Risco: Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos. Dicas: Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.

13 ESPESSANTES

14 Fosfatos, Sais e Agentes Tamponantes
Polissacarídeos Ágar-ágar e musgo-irlandês Arginatos Carragena Furcelária Pectinas Gelatina Exudados de Plantas Goma-adraganto Goma-arábica Goma Caraia Gomas de Sementes Goma Guar Goma Jataí (goma locusta Goma Microbiana Xantana: Gelana Amidos Modificados Amilose Amilopectina Derivados de Celulose Celulose Microcristalina Carboximetil Celulose Sódica (CMC) Fosfatos, Sais e Agentes Tamponantes

15 Reflita... Será que os aditivos, em sua maioria, são realmente inócuos à nossa saúde? Existe, de fato, a necessidade de serem adquiridos alimentos enriquecidos com VITAMINAS e MINERAIS? Por que será que no Brasil ainda é permitido o uso de CICLAMATO e SACARINA,já sendo proibidos no mundo TODO? O ASPARTAME é realmente isento de conseqüências danosas ao nosso organismo? Será que as indústrias realmente explicitam em seus rótulos todos os aditivos utilizados? Todos os produtos lançados no mercado passam por testes para conferir a existência de todos aditivos descritos?


Carregar ppt "Conservação e Rotulagem de Alimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google