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BEM VINDOS. Professor: Marcos Berenguer Sites e referências na Web Durante o período que se inicia, iremos trabalhar com uma ênfase acentuada na utilização.

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1 BEM VINDOS

2 Professor: Marcos Berenguer

3 Sites e referências na Web Durante o período que se inicia, iremos trabalhar com uma ênfase acentuada na utilização de recursos gráficos, áudio, vídeos e elementos da web e MSN 3

4 4 Ementa e Conteúdo

5 Ementa e Conteúdo Recursos humanos e o ambiente empresarial contemporâneo:  a complexidade das pessoas e das organizações;  o comportamento humano na organização;  o novo perfil do profissional de recursos humanos e a gestão de pessoas;  visões de mundo e suas implicações para a sustentabilidade institucional; Planejamento das ações estratégicas de RH.  avaliação de desempenho: conceito, objetivos e fatores determinantes; 5

6 6  avaliação de desempenho e política empresarial;  métodos de avaliação de desempenho;  elaboração de instrumentos para avaliar o desempenho;  avaliação 360°;  seleção e treinamento dos avaliadores; análise dos resultados da avaliação de desempenho.  o lado humano da avaliação de desempenho: motivação para o desempenho e o estabelecimento de metas;  a habilidade de lidar com pessoas, entendendo suas necessidades;

7 7 PCCS - Plano de cargos, carreira e salários:  administração de cargos e salários;  implantação de planos de cargos e salários;  pesquisa de salários;  novos caminhos na administração de cargos e salários.

8 8 Política salarial:  sistemas tradicionais de remuneração e benefícios sociais;  remuneração estratégica;  remuneração por habilidades; remuneração variável. Desenvolvimento humano sustentável:  a importância na ética na formação de recursos humanos;  indicadores de clima ético nas empresas;  responsabilidade social corporativa.

9 9 Metodologia

10 Na carga horária da disciplina estão previstas aulas expositivas com 04 horas teóricas, distribuídas ao longo do semestre, estão previstas também atividades escolares sob a forma de participação em seminários, palestras, debates, mesas redondas e realização de trabalhos em grupo e de projetos de consultoria técnica e visitas a empresas como atividades complementares. 10 Metodologia

11 11 Contextualização

12 Contextualização: Expor para os alunos do curso de Administração e de outros cursos: a gestão de pessoas, com uma visão estratégica enfocando a empresa moderna como um sistema aberto com seus diversos elementos interagentes; as estruturas e os problemas organizacionais; os processos de negócios, seus conceitos, componentes, tipos, e relevância para a empresa e seu ambiente; a importância da modelagem e suporte de dados para a eficiência e eficácia dos processos negociais, proporcionando um entendimento adequado da importância do capital intelectual nos dias atuais. 12

13 13 Objetivos: Geral e Específicos

14 14 Objetivo Geral Adotar uma abordagem atual visando facilitar o entendimento da empresa como um sistema aberto, sua estrutura organizacional, seus processos de negócios e problemas organizacionais, bem como os requisitos básicos para conduzir, adequadamente, uma política de gestão do capital intelectual compatível com as exigências das empresas modernas.

15 15 Objetivo Específico Dar um enfoque prático para aos conceitos sistêmicos aplicados as empresas em geral, abordando aspectos relevantes sobre suas estruturas organizacionais, formalidades e informalidades, processos de negócios necessidades de padronização, problemas organizacionais e possíveis soluções, bem como a própria modelagem e suporte de dados, em prol de uma maior eficiência e eficácia no ambiente de negócios cada vez mais competitivo, considerando os benefícios de uma gestão de pessoas compatível com as necessidades da empresa.

16 16 Metodologia e Recursos didáticos

17 17 Metodologia/Recursos didáticos  Aulas expositivas, elaboração de trabalhos práticos e de pesquisa, visita externa, palestras sobre temas específicos (convidados externos) e estudos de casos.  Exposições teóricas e de resultados práticos obtidos com a utilização de recursos audiovisuais (retroprojetor, microcomputador, vídeo,...). Estudos e trabalhos individuais e em equipe. Participação em seminários e debates. Visita a empresas para elaboração do projeto ou trabalho escrito.

18 18 Avaliação da aprendizagem  Trabalhos práticos;  provas escritas ;  produção de vídeos; Poderá ser utilizado para produção dos vídeos o “ Windows Live Movie Maker”

19 19  produção de podcasting Podcast é a produção de um sketch e a sua eventual publicação na web.  produção e cumprimento de webquest Webquest é a apresentação de um exercício na web que deverá ser solucionado pelo aluno ou pelos participantes de um grupo. A avaliação dos alunos será com base nos exercícios escolares e/ou nos resultados obtidos na participação dos mesmos durante as aulas e nos trabalhos individuais e em equipe.

20 20 Referência bibliográficas: FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Prática de recursos humanos - PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Atlas, Complementar: ARAÚJO, Luis Cesar G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, WOOD JUNIOR, Thomas. Remuneração por habilidades e por competência. São Paulo: Atlas, CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2004.

21 21 Sites relacionados aos temas abordados prezi-de-adam-somlai-fischer/ 6f29-4cd1-93e7-0a738d2d4fc9


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