A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS Marcelo Andrade Novamerica / UENF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS Marcelo Andrade Novamerica / UENF."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS Marcelo Andrade Novamerica / UENF

2 QUAIS IDÉIAS NOS VÊM COM MAIS FORÇA À CABEÇA QUANDO PENSAMOS NA PALAVRA OFICINA?

3 D O D ICIONÁRIO : Local onde se pratica um ofício. Local onde se (des) (re) constrói e se fazem reparos. Local onde se verificam grandes transformações. Local onde se trabalha e se aprende.

4 O RIGEM DAS O FICINAS : Aparecem historicamente na Idade Média com os grêmios de artesãos. O especialista, hábil em seu oficio, aceitava em sua oficina um certo número de aprendizes para lhe ajudar no trabalho e para formar novos artesãos.

5 I DÉIAS C HAVES : Trabalho coletivo. Aprender fazendo. Construção de saberes. Manu-fatura / Mente-fatura. Observação como centro do processo de aprendizagem.

6 VER CONHECER COMPRO METER-SE CELEBRAR DIMENSÕES DIMENSÕES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA :

7 P ROCESSO P ESSOAL E C OLETIVO : P E N S A R A G I R S E N T I R SÍNTESE

8 M OMENTOS B ÁSICOS DE UMA O FICINA P EDAGÓGICA : * Refletir sobre a realidade. * Avançar no conhecimento. * Aproximar-se da realidade. * Reconhecer o conhecimento já existente. SENSIBILIZAÇÃO 1 APROFUNDAMENTO 2

9 * Construir coletivamente. * Elaborar consensos. SÍNTESE 3 COMPROMISSO 4 * Despertar para um atividade concreta. * Sensibilizar de maneira lúdica. M OMENTOS B ÁSICOS DE UMA O FICINA P EDAGÓGICA :

10 A OFICINA É UMA PEDAGOGIA … da indignação. da indignação. da admiração. da admiração. de convicções firmes. de convicções firmes. que convida a agir. que convida a agir.

11 OFICINA PEDAGÓGICA UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA

12 Por tudo isso, a partir de nossa experiência, acreditamos que as oficinas pedagógicas são mais que uma estratégia metodológica; trata-se de uma maneira de entender nossa relação com o conhecimento, com os outros, com os processos de construção do mundo e com nós mesmos. As oficinas pedagógicas se constituíram nosso caminho ( methodos ) privilegiado para a educação em / para a cidadania e os direitos humanos.

13 Contatos: NOVAMERICA: (21) Marcelo Andrade:


Carregar ppt "EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS Marcelo Andrade Novamerica / UENF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google