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Sistemas de Informações Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção Márcio Aurélio Ribeiro Moreira Ref. Profa. Kátia Lopes Silva

2 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 2 Modelos de Gestão & Organização  Compreender a estratégia de produção dentro da organização  Diferenciar requisitos de mercado e recursos de produção  Reconhecer as prioridades diferentes dos objetivos de desempenho das operações em função dos consumidores e concorrentes da organização Objetivos da unidade

3 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 3 Modelos de Gestão & Organização Ambiente Estratégia de produção Entradas Saídas Recursos Transformados Materiais Insumos Informações Consumidores Recursos Transformadores Instalações Pessoal Máquinas Processos Administração da Produção Bens & Serviços Bens & Serviços Papel e posição competitiva da produção Objetivos Estratégicos da Produção Estratégia de Produção Projeto Melhoria PCP

4 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 4 Modelos de Gestão & Organização Top-down & bottom-up Habilidades Atuais Necessárias Planejadas Habilidades Atuais Necessárias Planejadas Estratégia Corporativa Metas Competências essenciais Respostas ambientais Novos produtos/serviços Estratégias globais Estratégia Corporativa Metas Competências essenciais Respostas ambientais Novos produtos/serviços Estratégias globais Análise de Mercado Segmentação Avaliação das necessidades Análise de Mercado Segmentação Avaliação das necessidades Prioridades Competitivas Área de Operações: Custo Qualidade Tempo Flexibilidade Confiabilidade Prioridades Competitivas Área de Operações: Custo Qualidade Tempo Flexibilidade Confiabilidade Estratégias das Áreas Funcionais Finanças Marketing Operações Outras Estratégias das Áreas Funcionais Finanças Marketing Operações Outras Top-down Bottom-up

5 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 5 Modelos de Gestão & Organização Áreas de decisão e objetivos Estratégia Corporativa Estratégia Negócio 1 Estratégia Negócio 2 Estratégia Finanças Estratégia Operações Estratégia Marketing Negócio 3 Direções Futuras Direções Futuras Prioridades Áreas de Decisão  Projeto de Produto  Processo  Tecnologia  Capacidade  Fornecedores  Arranjo Físico  Qualidade  Programação  Organização Áreas de Decisão  Projeto de Produto  Processo  Tecnologia  Capacidade  Fornecedores  Arranjo Físico  Qualidade  Programação  Organização Objetivos de Desempenho  Custo  Qualidade  Confiabilidade  Rapidez  Flexibilidade Objetivos de Desempenho  Custo  Qualidade  Confiabilidade  Rapidez  Flexibilidade

6 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 6 Modelos de Gestão & Organização Abordagem “exigências do mercado” x “recursos de operações” Consumidores Ciclo de Vida Concorrentes Objetivos de Desempenho EXIGÊNCIAS DO MERCADORECURSOES DE OPERAÇÕES Recursos Decisões Processos Capacitações AB C Estratégia de Operações

7 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 7 Modelos de Gestão & Organização Fatores Competitivos Se os consumidores valorizam:  Objetivos de Desempenho A operação precisa ser excelente em: Preço Baixo  Custo Qualidade Alta  Qualidade Entrega Rápida  Rapidez Entrega Confiável  Confiabilidade Produtos e serviços inovadores  Flexibilidade (produto/serviços) Ampla gama de produtos e serviços  Flexibilidade (mix ou composto de serviços) A habilidade de mudar a quantidade ou prazo de entrega dos produtos e serviços  Flexibilidade (volume e/ou entrega) Influência dos consumidores nos Objetivos de Desempenho

8 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 8 Modelos de Gestão & Organização Ganhadores de Pedido Qualificadores Menos importantes Qualificação dos Fatores Competitivos

9 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 9 Modelos de Gestão & Organização  São os que direta e significativamente contribuem para a realização de um negócio, para conseguir um pedido.  São os aspectos mais importantes para o cliente e portanto, deve ser a forma como uma empresa define sua posição competitiva. Fatores Ganhadores de Pedido

10 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 10 Modelos de Gestão & Organização  São aqueles aspectos da competitividade nos quais o desempenho da produção deve estar acima de um nível determinado, para começar a ser considerado pelo cliente. Abaixo do nível “qualificador”, a empresa provavelmente nem será considerada pelo consumidor. Apenas um pouco acima do nível “qualificador”, provavelmente não haverá benefício competitivo relevante. Fatores Qualificadores

11 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 11 Modelos de Gestão & Organização  São aqueles que não influenciam os clientes de forma significativa. Podem ser importantes em outras partes da produção. Podem ser critérios de desempate. Podem se tornar importantes no futuro. Fatores Menos Importantes

12 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 12 Modelos de Gestão & Organização Classificação dos fatores competitivos Fatores Ganhadores de Pedido Fatores Qualificadores Fatores Menos Importantes Benefício Competitivo Benefício Competitivo Benefício Competitivo Desempenho no Critério Desempenho no Critério Desempenho no Critério Nível qualificador

13 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 13 Modelos de Gestão & Organização 1.Proporciona vantagem crucial junto aos clientes 2.Proporciona importante vantagem junto aos clientes - sempre considerado 3.Proporciona vantagem útil junto aos clientes - normalmente considerado Ganhadores de Pedido 4.Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor 5.Precisa estar em torno da média do setor 6.Precisa estar a pouca distância da média do setor Qualificadores 7.Normalmente não considerado;pode tornar-se mais importante no futuro 8.Muito raramente é considerado pelos clientes 9.Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será Menos Importantes Escala de importância dos fatores

14 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 14 Modelos de Gestão & Organização Gráfico da escala de importância

15 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 15 Modelos de Gestão & Organização Influência dos concorrentes 1.Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente 2.Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente 3.Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente Melhor que a Concorrência 4.Com freqüência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente 5.Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes 6.Freqüentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes Igual a Concorrência 7.Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes 8.Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes 9.Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes Pior que a Concorrência

16 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 16 Modelos de Gestão & Organização Matriz de Slack na forma gráfica Pouco Relevantes Qualifica- dores Ganhadores de pedidos Importância para os Clientes EXCESSO? ADEQUADO APRIMORAR URGÊNCIA Melhor que Igual a Pior que Desempenho em relação aos concorrentes C A B D E

17 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 17 Modelos de Gestão & Organização Importância Para o cliente Desempenho Frente aos Concorrentes Quão importante para o cliente são os seguintes fatores competitivos? Quão bom é nosso desempenho em relação a concorrência? Sem ImportânciaMuito Importante  Qualificação  Muito MelhorMuito Pior Objetivo de Desempenho X  PreçoX XQualidade do ProdutoX XQualidade da EngenhariaX XTempo de ConsultaX X  Prazo de EntregaX X  Confiabilidade da EntregaX X Flexibilidade do ProjetoX XFlexibilidade de ProdutosX X  Flexibilidade do VolumeX Matriz de Importância x Desempenho

18 Márcio Moreira4. Estratégia de Produção – Slide 18 Modelos de Gestão & Organização Exemplo do gráfico da Matriz de Slack Pouco RelevanteQualificadoresGanhador de Pedido Importância para os Clientes Desempenho frente aos Concorrentes Melhor Que Igual a Pior Que EXCESSO ADEQUADO URGÊNCIA APRIMORAR Flexibilidade de Produtos Preço Prazo de Entrega Qualidade da Engenharia Tempo de Consulta Confiabilidade da Entrega Flexibilidade do Projeto Flexibilidade do Volume Qualidade do Produto


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