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Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção

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Apresentação em tema: "Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Márcio Aurélio Ribeiro Moreira Ref. Profa. Kátia Lopes Silva

2 Objetivos da unidade Compreender a estratégia de produção dentro da organização Diferenciar requisitos de mercado e recursos de produção Reconhecer as prioridades diferentes dos objetivos de desempenho das operações em função dos consumidores e concorrentes da organização

3 Estratégia de produção
Ambiente Estratégia de Produção Projeto Melhoria PCP Recursos Transformados Materiais Insumos Informações Consumidores Transformadores Instalações Pessoal Máquinas Processos Objetivos Estratégicos da Produção Papel e posição competitiva da produção Administração da Produção Bens & Serviços Entradas Saídas

4 Top-down & bottom-up Estratégia Corporativa Análise de Mercado
Metas • Competências essenciais Respostas ambientais • Novos produtos/serviços Estratégias globais Análise de Mercado Segmentação • Avaliação das necessidades Habilidades Atuais Necessárias Planejadas Top-down Prioridades Competitivas Área de Operações: Custo • Qualidade Tempo • Flexibilidade Confiabilidade Estratégias das Áreas Funcionais Finanças • Marketing Operações • Outras Bottom-up

5 Áreas de decisão e objetivos
Estratégia Corporativa Estratégia Negócio 1 Estratégia Negócio 2 Estratégia Finanças Estratégia Operações Estratégia Marketing Negócio 3 Objetivos de Desempenho Custo Qualidade  Confiabilidade  Rapidez  Flexibilidade Direções Futuras Prioridades Áreas de Decisão  Projeto de Produto  Processo  Tecnologia  Capacidade  Fornecedores  Arranjo Físico  Qualidade  Programação  Organização

6 Abordagem “exigências do mercado” x “recursos de operações”
RECURSOES DE OPERAÇÕES A B C Consumidores Recursos Ciclo de Vida Objetivos de Desempenho Estratégia de Operações Decisões Capacitações Concorrentes Processos

7 Influência dos consumidores nos Objetivos de Desempenho
Fatores Competitivos Se os consumidores valorizam: Objetivos de Desempenho A operação precisa ser excelente em: Preço Baixo Custo Qualidade Alta Qualidade Entrega Rápida Rapidez Entrega Confiável Confiabilidade Produtos e serviços inovadores Flexibilidade (produto/serviços) Ampla gama de produtos e serviços Flexibilidade (mix ou composto de serviços) A habilidade de mudar a quantidade ou prazo de entrega dos produtos e serviços Flexibilidade (volume e/ou entrega)

8 Qualificação dos Fatores Competitivos
Se os Consumidores  Objetivos, Então os Fatores Competitivos podem ser classificados como: Ganhadores de Pedido Qualificadores Menos importantes

9 Fatores Ganhadores de Pedido
São os que direta e significativamente contribuem para a realização de um negócio, para conseguir um pedido. São os aspectos mais importantes para o cliente e portanto, deve ser a forma como uma empresa define sua posição competitiva.

10 Fatores Qualificadores
São aqueles aspectos da competitividade nos quais o desempenho da produção deve estar acima de um nível determinado, para começar a ser considerado pelo cliente. Abaixo do nível “qualificador”, a empresa provavelmente nem será considerada pelo consumidor. Apenas um pouco acima do nível “qualificador”, provavelmente não haverá benefício competitivo relevante.

11 Fatores Menos Importantes
São aqueles que não influenciam os clientes de forma significativa. Podem ser importantes em outras partes da produção. Podem ser critérios de desempate. Podem se tornar importantes no futuro.

12 Classificação dos fatores competitivos
Fatores Ganhadores de Pedido Fatores Qualificadores Fatores Menos Importantes Benefício Competitivo Desempenho no Critério Nível qualificador

13 Escala de importância dos fatores
1.Proporciona vantagem crucial junto aos clientes 2.Proporciona importante vantagem junto aos clientes - sempre considerado 3.Proporciona vantagem útil junto aos clientes - normalmente considerado Ganhadores de Pedido 4.Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor 5.Precisa estar em torno da média do setor 6.Precisa estar a pouca distância da média do setor Qualificadores 7.Normalmente não considerado;pode tornar-se mais importante no futuro 8.Muito raramente é considerado pelos clientes 9.Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será Menos Importantes

14 Gráfico da escala de importância

15 Influência dos concorrentes
1.Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente 2.Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente 3.Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente Melhor que a Concorrência 4.Com freqüência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente 5.Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes 6.Freqüentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes Igual a Concorrência 7.Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes 8.Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes 9.Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes Pior que a Concorrência

16 Matriz de Slack na forma gráfica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 Desempenho em relação aos concorrentes EXCESSO? B Melhor que ADEQUADO APRIMORAR E Igual a D URGÊNCIA C Pior que A Pouco Relevantes Qualifica- dores Ganhadores de pedidos Importância para os Clientes

17 Matriz de Importância x Desempenho
Para o cliente Desempenho Frente aos Concorrentes Quão importante para o cliente são os seguintes fatores competitivos? Quão bom é nosso desempenho em relação a concorrência? Sem Importância Muito Importante Qualificação  Muito Melhor Muito Pior 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Objetivo de Desempenho X Preço Qualidade do Produto Qualidade da Engenharia Tempo de Consulta Prazo de Entrega Confiabilidade da Entrega Flexibilidade do Projeto Flexibilidade de Produtos Flexibilidade do Volume

18 Exemplo do gráfico da Matriz de Slack
Qualidade da Engenharia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Desempenho frente aos Concorrentes Melhor Que Igual a Pior Que EXCESSO Flexibilidade do Projeto Qualidade do Produto Flexibilidade do Volume Confiabilidade da Entrega ADEQUADO Flexibilidade de Produtos URGÊNCIA Tempo de Consulta Preço APRIMORAR Prazo de Entrega Pouco Relevante Qualificadores Ganhador de Pedido Importância para os Clientes


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