A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lesões Desportivas Trabalho realizado por: Anna Souza nº3 Hélida Avelino nº7 Jéssica Brissos nº10 Escola Secundária Ferreira Dias Agualva Ano lectivo 2013/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lesões Desportivas Trabalho realizado por: Anna Souza nº3 Hélida Avelino nº7 Jéssica Brissos nº10 Escola Secundária Ferreira Dias Agualva Ano lectivo 2013/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Lesões Desportivas Trabalho realizado por: Anna Souza nº3 Hélida Avelino nº7 Jéssica Brissos nº10 Escola Secundária Ferreira Dias Agualva Ano lectivo 2013/2014 Prof. Patricia Teixeira Educação Fisica 10º |Vitrinismo

2 Definição A lesão do desportista é o resultado da participação no desporto, com uma ou mais das seguintes consequências: Redução total ou parcial das actividades desportivas; Necessidade de orientação médica ou tratamento Repercussões na vida económica e social.

3 Fatores Condicionadores As lesões desportivas podem acontecer mais frequentemente associadas a diversos factores: Desportos com maiores níveis de intensidade; Desportos de contacto; Quando não existe uma correcta preparação/aquecimento; Quando não existe o correcto e/ou adequado repouso entre sessões de exercício; Quando os exercícios ou o desporto não são feitos da forma correcta; Conhecer as suas causas e mecanismos será a melhor maneira de as evitar e controlar.

4 Tipos de Lesões Tendinites Tendinite é uma doença ocupacional resultante da inflamação de um tendão Tendinite que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Distensão A distensão é uma rotura de um músculo, desde algumas das suas fibras até o músculo por inteiro. Para ocorrer uma distensão, a falta de aquecimento e alongamento e o próprio cansaço muscular contribuem muito, mas o agente causal é sempre um movimento forte de rápida contração ou um movimento exagerado contra uma grande resistência.

5 Fractura Uma fractura é uma solução de continuidade no tecido ósseo. Em caso de fractura ou suspeita de fractura, o osso deve ser imobilizado. Qualquer movimento provoca dores intensas e deve ser evitado. Cãibra Quando numa actividade desportiva, como, por exemplo, nas corridas de longa duração, os esforços prolongados e frequentes são efectuados por uma das partes do aparelho muscular, surgem as contracções involuntárias, isto é, dá-se o encurtamento de um ou mais músculos de um mesmo grupo muscular, quer nos gémeos, quer na coxa.

6 Os factores de risco de contracção de uma lesão desportiva podem ser classificados em: Factores Intrínsecos (factores inerentes ao praticante): A Idade O Sexo A Condição física O Desenvolvimento motor A Alimentação Os Factores psicológico

7 Tratamentos Gelo Calor Diminuição da circulação. Aumento da circulação Diminuição do metabolismo.Aumento do metabolismo Diminuição da inflamação.Aumento da inflamação Diminuição da dor (anestesia). Diminuição da dor (analgesia) Diminuição do espasmo muscular.Diminuição do espasmo muscular

8 Deve Fazer Repouso Gelo Massagem Compressão Actividade Elevação Avaliação/Diagnóstico

9 Formas de Prevenção Apesar de todos os benefícios associados à prática desportiva, a participação no desporto também traz o risco de lesões aos atletas, quer participem em desportos de competição, quer o façam a nível recreativo. A base de todas as teorias envolvidas no trabalho de prevenção das lesões leva em conta a capacidade de se avaliar adequadamente as limitações de quem pratica o desporto associado ao conhecimento da extensão e tipo de sobrecarga que a prática do desporto cria. Atletas bem condicionados sofrem um menor número de lesões.

10 Conclusão Com este trabalho concluímos que os desportos provocam graves lesões. A competição desportiva e o desporto organizado têm maior risco de lesão comparado com o desporto não organizado. A expectativa no resultado do desportista também tem um papel de risco da lesão; Níveis altos de competição correspondem a níveis altos de lesão; A fadiga e o sono, juntamente com maus hábitos alimentares e com os desportos de contacto, são factores de risco de lesão; Os iniciados no desporto aos quais são pedidos altos níveis de execução e coordenação estão mais sujeitos a riscos de lesão.


Carregar ppt "Lesões Desportivas Trabalho realizado por: Anna Souza nº3 Hélida Avelino nº7 Jéssica Brissos nº10 Escola Secundária Ferreira Dias Agualva Ano lectivo 2013/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google