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PublicouAndré Veiga Alterado mais de 9 anos atrás
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PRODUTIVIDADE
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2 PRODUTIVIDADE: CONCEITO Grau em que os resultados se aproximam dos objectivos e a relação entre os resultados e os inputs necessários para alcançá-los; Refere-se a duas medidas: eficiência e eficácia. O Comportamento Organizacional centra-se nas causas do mau desempenho e nas intervenções destinadas a melhorar o desempenho.
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3 Perspectiva Micro: CAUSAS DO MAU DESEMPENHO Capacidade intelectual insuficiente; Conhecimento insuficiente sobre a função; Estados emocionais contraproducentes; Uso de drogas ou álcool; Alcoolismo e toxicodependência; Padrões de desempenho baixos; Pouca motivação;
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4 Perspectiva micro: CAUSAS DO MAU DESEMPENHO Limitações físicas; Crises familiares; Predomínio de considerações familiares sobre as exigências de trabalho; Influências grupais negativas; Envolvente de trabalho contraproducente; Comunicação inadequada ao trabalhador sobre o seu desempenho; Conflito entre os valores pessoais e as exigências de trabalho
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5 GESTÃO DO MAU DESEMPENHO: ESTRATÉGIAS Estratégias preventivas Estratégias correctivas – Programas de intervenção Sistemas de recompensa Punições Programas de intervenção para melhorar o desempenho Recrutamento e selecção, Formação; Avaliação do desempenho; Gestão por objectivos; Gestão das remunerações; Redesenho do trabalho;
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6 GESTÃO DO MAU DESEMPENHO: ESTRATÉGIAS Técnicas de tomada de decisão Métodos de supervisão Horários flexíveis Intervenções sociotécnicas Nenhuma técnica é universalmente eficaz: sê-lo-á ou não em função do contexto.
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7 PERSPECTIVA MACRO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Perspectiva racional Perspectiva de sistemas/recursos Perspectiva dos processos internos Perspectiva dos grupos interessados Perspectiva dos valores contrastantes Melhorias de produtividade ao nível micro podem não resultar em melhorias de produtividade ao nível macro.
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8 O BALANCED SCORECARD Importância da medição das componentes intangíveis do trabalho nas organizações. Necessidade de avaliar os resultados da organização segundo um conjunto de resultados não apenas financeiros. Uso de 4 critérios articulados com a estratégia da organização: Financeiros; Clientes; Processos internos de negócio; Aprendizagem e crescimento.
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9 ORGANIZAÇÕES DE ELEVADO DESEMPENHO Apoio ao risco e à inovação Aprendizagem Desenho do trabalho O papel da gestão Estrutura organizacional Relações com os clientes Flexibilidade
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10 ORGANIZAÇÕES DE ELEVADO DESEMPENHO Trabalho em equipa Dedicação Recompensas Acesso à informação Equilíbrio sociotécnico Conciliação da vida familiar e do trabalho
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