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Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva

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Apresentação em tema: "Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva
UCG Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva Modelo de transformação Tipos de operações de produção Atividades de administração da produção Questões para discussão

2 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Tipos de Operações Embora as operações sejam similares entre si, estas apresentam diferenças em 4 aspectos importantes: Volume de output Variedade de output Variação da demanda do output Visibilidade (Grau de contato com o consumidor) do output Esses dimensões são denominadas 4 Vs UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

3 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Dimensão volume Grandes volumes Exemplo da cadeia McDonald’s Alto grau de repetição Maior especialização de tarefas Sistematização do trabalho Maior intensidade de capital na operação Obtenção de custos unitários baixos UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

4 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Dimensão volume Pequenos volumes Exemplo de um restaurante familiar Baixo grau de repetição Menor especialização de tarefas Baixa sistematização do trabalho Inviabilidade de equipamentos especializados Obtenção de custos unitários elevados UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

5 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Dimensão variedade Um serviço de táxi, por exemplo, oferece uma alta variedade de serviços e flexibilidade; teoricamente, possui um nº infinito de rotas para oferecer a seus consumidores Já um serviço de ônibus possui algumas rotas bem definidas; há padronização e regularidade, exigindo pouca flexibilidade da operação UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

6 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Dimensão variação A variação nos níveis de demanda de uma empresa poderá mudar sua capacidade, a qual é minimizada com a contratação de funcionários extras, estoque de produtos, etc. Exemplos: a) hotel resort para férias de verão b) hotel próximo a importante rede rodoviária e a uma atração turística UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

7 Dimensão visibilidade
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Dimensão visibilidade Significa quanto das atividades de uma operação é percebido pelo consumidor, ou quanto da operação é exposto aos consumidores Não é comum encontrar alto contato e baixo contato com o consumidor na mesma categoria de operação. Exemplos: a) alto grau de contato: operação de loja (grau tolerância à espera relativamente baixo) b) baixo grau de contato: operação de internet UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

8 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Implicações dos 4 Vs As 4 dimensões possuem implicações para o custo de criação de produtos e serviços: Alto volume Baixa variedade Baixa variação Baixa visibilidade Mantém os custos de processamento baixos De forma inversa, estas dimensões geralmente carregam algum tipo de penalidade em custo de produção UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

9 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 1 – Introdução Capítulo 2 UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

10 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Implicações dos 4 Vs De certa forma, a posição de uma operação nas 4 dimensões é determinada pela demanda de mercado. Exemplo: a visibilidade de um banco – analisar o caixa convencional com outros serviços desenvolvidos para criar demanda Para quase qualquer tipo de indústria, pode-se identificar operações que se encontram em diferentes partes das 4 dimensões e que estão, desta forma, implicitamente competindo por negócios de formas diferentes UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

11 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Implicações dos 4 Vs O exemplo seguinte ilustra as diferentes posições, nas 4 dimensões: a) cadeia de hotéis Formule 1 - Volume alto, variedade de serviço limitada, baixa variação, já que hóspedes de negócios e de lazer utilizam o hotel em momentos diferentes => baixo custo b) hotel de lazer em uma ilha do Caribe – Pequeno volume, poucos hóspedes, alta variedade de serviços, variação alta, visibilidade alta = > alto custo UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

12 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 3.5 – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

13 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 3.5 – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

14 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 3.5 – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

15 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 1 – Introdução Capítulo 2 Hotéis com 5 tamanhos: 50, 64, 73, 80 e 98 apartamentos (todos com 9 m2) UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

16 Atividades da Adm Produção
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Atividades da Adm Produção Os gerentes de produção possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da organização que contribuem para a produção efetiva de bens e serviços: Responsabilidade direta por algumas atividades; Responsabilidade indireta por outras atividades; e Responsabilidade ampla para reagir aos desafios emergentes em administração da produção UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

17 Responsabilidades diretas
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Responsabilidades diretas A natureza destas responsabilidades depende de como foi definida a FP (definição estreita ou ampla) Características gerais: Entender objetivos estratégicos da produção: o que se está tentando atingir; inclui o papel e os objetivos de desempenho da produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo) Desenvolver uma estratégia de produção: i. é, um conjunto de princípios gerais para orientar a tomada de decisão em relação aos objetivos de longo prazo UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

18 Responsabilidades diretas
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Responsabilidades diretas Características gerais (cont.): Projetar os produtos, serviços e processos de produção: definição da forma física, o aspecto e a composição física Planejar e controlar a produção: decisão sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto Melhorar o desempenho da produção: adoção permanente de melhorias UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

19 Responsabilidades indiretas
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Responsabilidades indiretas Relacionam-se às atividades que ocorrem fora das fronteiras tradicionais da FP, mas que tenham efeito sobre a maneira de produzir Características gerais: Informar as outras funções as oportunidades e restrições da capacidade instalada Discutir com outras funções sobre modificação dos planos comuns para benefício mútuo Encorajar outras funções a opinarem sobre as possíveis melhorias da FP UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

20 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Curso de Graduação em Administração UCG 1 – Introdução Capítulo 2 UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

21 Responsabilidades amplas
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Responsabilidades amplas Cada vez mais, tem-se reconhecido que todos os negócios, incluindo seus gerentes de produção, possuem um conjunto de responsabilidades mais amplas: Interesses de longo prazo Responsabilidades com o ambiente Bem-estar das pessoas São 6 as responsabilidades que são de importância geral para os gerentes de produção e já de relevância no início do século XXI: UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

22 Responsabilidades amplas
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Responsabilidades amplas Globalização – poucas operações não compram ou vendem para mercados estrangeiros Proteção ambiental – decisões de produção podem causar impacto em questões ambientais Responsabilidade social – como gerar empregadores responsáveis e bons vizinhos? Consciência tecnológica – em 1995, quem entendia completamente o impacto da internet? Gestão do conhecimento – o recurso-chave em negócios é o conhecimento que se detém UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

23 Modelo de Adm. da Produção
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Modelo de Adm. da Produção A combinação de 2 idéias abordadas anteriormente permite desenvolver o modelo de administração da produção: Modelo input-transformação-output Áreas da administração da produção Dentro do processo de transformação estão as 3 áreas que selecionam, localizam e organizam a transformação de recursos: Design, que desenha a operação que será realizada pelas atividades de Planejamento, Controle e Melhoria UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

24 ENG 4210 - Introdução à Pesquisa Operacional
Combinação das idéias UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

25 Modelo de Adm. da Produção
ENG Introdução à Pesquisa Operacional Modelo de Adm. da Produção A reação do mercado ao output de bens e serviços determinará se a produção está sendo bem administrada, confirmando o papel da FP em relação aos objetivos estratégicos Caso contrário, estes deverão ser revistos Aperfeiçoamento e operacionalização desses objetivos são feitos na estratégia de produção À medida que a atividade de melhoria enriquece o desempenho da produção, esta poderá afetar a estratégia de produção UCG - Prof. Ricardo Caetano Rezende, D.S.

26 Atividades O que é administração da produção
Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas Como as operações produtivas diferem uma da outra Quais são as responsabilidades dos gerentes de produção


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