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Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva Modelo de transformação Tipos de operações de produção Atividades de administração.

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1 Administração da Produção (Parte 2 de 2) Profª. Selma Maria da Silva Modelo de transformação Tipos de operações de produção Atividades de administração da produção Questões para discussão ADM 2401 UCG

2 2 Tipos de Operações Embora as operações sejam similares entre si, estas apresentam diferenças em 4 aspectos importantes: Volume de output Variedade de output Variação da demanda do output Visibilidade (Grau de contato com o consumidor) do output Esses dimensões são denominadas 4 Vs

3 3 Dimensão volume Grandes volumes Exemplo da cadeia McDonald’s Alto grau de repetição Maior especialização de tarefas Sistematização do trabalho Maior intensidade de capital na operação Obtenção de custos unitários baixos

4 4 Dimensão volume Pequenos volumes Exemplo de um restaurante familiar Baixo grau de repetição Menor especialização de tarefas Baixa sistematização do trabalho Inviabilidade de equipamentos especializados Obtenção de custos unitários elevados

5 5 Dimensão variedade Um serviço de táxi, por exemplo, oferece uma alta variedade de serviços e flexibilidade; teoricamente, possui um nº infinito de rotas para oferecer a seus consumidores Já um serviço de ônibus possui algumas rotas bem definidas; há padronização e regularidade, exigindo pouca flexibilidade da operação

6 6 Dimensão variação A variação nos níveis de demanda de uma empresa poderá mudar sua capacidade, a qual é minimizada com a contratação de funcionários extras, estoque de produtos, etc. Exemplos: a) hotel resort para férias de verão b) hotel próximo a importante rede rodoviária e a uma atração turística

7 7 Dimensão visibilidade Significa quanto das atividades de uma operação é percebido pelo consumidor, ou quanto da operação é exposto aos consumidores Não é comum encontrar alto contato e baixo contato com o consumidor na mesma categoria de operação. Exemplos: a) alto grau de contato: operação de loja (grau tolerância à espera relativamente baixo) b) baixo grau de contato: operação de internet

8 8 Implicações dos 4 Vs As 4 dimensões possuem implicações para o custo de criação de produtos e serviços: Alto volume Baixa variedade Baixa variação Baixa visibilidade Mantém os custos de processamento baixos De forma inversa, estas dimensões geralmente carregam algum tipo de penalidade em custo de produção

9 Curso de Graduação em Administração 9 1 – Introdução Capítulo 2 UCG

10 10 Implicações dos 4 Vs De certa forma, a posição de uma operação nas 4 dimensões é determinada pela demanda de mercado. Exemplo : a visibilidade de um banco – analisar o caixa convencional com outros serviços desenvolvidos para criar demanda Para quase qualquer tipo de indústria, pode-se identificar operações que se encontram em diferentes partes das 4 dimensões e que estão, desta forma, implicitamente competindo por negócios de formas diferentes

11 1 Implicações dos 4 Vs O exemplo seguinte ilustra as diferentes posições, nas 4 dimensões: a) cadeia de hotéis Formule 1 - Volume alto, variedade de serviço limitada, baixa variação, já que hóspedes de negócios e de lazer utilizam o hotel em momentos diferentes => baixo custo b) hotel de lazer em uma ilha do Caribe – Pequeno volume, poucos hóspedes, alta variedade de serviços, variação alta, visibilidade alta = > alto custo

12 Curso de Graduação em Administração – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG

13 Curso de Graduação em Administração – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG

14 Curso de Graduação em Administração – Implicações dos 4 Vs Capítulo 2 UCG

15 Curso de Graduação em Administração 15 1 – Introdução Capítulo 2 UCG Hotéis com 5 tamanhos: 50, 64, 73, 80 e 98 apartamentos (todos com 9 m 2 )

16 16 Atividades da Adm Produção Os gerentes de produção possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da organização que contribuem para a produção efetiva de bens e serviços: Responsabilidade direta por algumas atividades; Responsabilidade indireta por outras atividades; e Responsabilidade ampla para reagir aos desafios emergentes em administração da produção

17 17 Responsabilidades diretas A natureza destas responsabilidades depende de como foi definida a FP (definição estreita ou ampla) Características gerais: Entender objetivos estratégicos da produção: o que se está tentando atingir; inclui o papel e os objetivos de desempenho da produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo) Desenvolver uma estratégia de produção: i. é, um conjunto de princípios gerais para orientar a tomada de decisão em relação aos objetivos de longo prazo

18 18 Responsabilidades diretas Características gerais (cont.): Projetar os produtos, serviços e processos de produção: definição da forma física, o aspecto e a composição física Planejar e controlar a produção: decisão sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto Melhorar o desempenho da produção: adoção permanente de melhorias

19 19 Responsabilidades indiretas Relacionam-se às atividades que ocorrem fora das fronteiras tradicionais da FP, mas que tenham efeito sobre a maneira de produzir Características gerais: Informar as outras funções as oportunidades e restrições da capacidade instalada Discutir com outras funções sobre modificação dos planos comuns para benefício mútuo Encorajar outras funções a opinarem sobre as possíveis melhorias da FP

20 Curso de Graduação em Administração 20 1 – Introdução Capítulo 2 UCG

21 21 Responsabilidades amplas Cada vez mais, tem-se reconhecido que todos os negócios, incluindo seus gerentes de produção, possuem um conjunto de responsabilidades mais amplas: Interesses de longo prazo Responsabilidades com o ambiente Bem-estar das pessoas São 6 as responsabilidades que são de importância geral para os gerentes de produção e já de relevância no início do século XXI:

22 2 Responsabilidades amplas 1.Globalização – poucas operações não compram ou vendem para mercados estrangeiros 2.Proteção ambiental – decisões de produção podem causar impacto em questões ambientais 3.Responsabilidade social – como gerar empregadores responsáveis e bons vizinhos? 4.Consciência tecnológica – em 1995, quem entendia completamente o impacto da internet? 5.Gestão do conhecimento – o recurso-chave em negócios é o conhecimento que se detém

23 23 Modelo de Adm. da Produção A combinação de 2 idéias abordadas anteriormente permite desenvolver o modelo de administração da produção: Modelo input-transformação-output Áreas da administração da produção Dentro do processo de transformação estão as 3 áreas que selecionam, localizam e organizam a transformação de recursos: Design, que desenha a operação que será realizada pelas atividades de Planejamento, Controle e Melhoria

24 24 Combinação das idéias

25 25 Modelo de Adm. da Produção A reação do mercado ao output de bens e serviços determinará se a produção está sendo bem administrada, confirmando o papel da FP em relação aos objetivos estratégicos Caso contrário, estes deverão ser revistos Aperfeiçoamento e operacionalização desses objetivos são feitos na estratégia de produção À medida que a atividade de melhoria enriquece o desempenho da produção, esta poderá afetar a estratégia de produção

26 Atividades O que é administração da produção Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas Como as operações produtivas diferem uma da outra Quais são as responsabilidades dos gerentes de produção


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