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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Professor: Reinaldo Lopes Administrador de Empresas Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas Mestre em Engenharia.

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2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Professor: Reinaldo Lopes Administrador de Empresas Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas Mestre em Engenharia de Produção Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

3 CONCEITOS: Produção – pode ser entendido como tudo o que você possa estar fazendo durante a sua vida. Produto - é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade Processo - é um conjunto de causas (que provocam um determinado efeito).

4 insumosprodutos PROCESSO Logística SIG Tecnologia Projeto Estratégia Software Hardware Serviços Bens PPCP G E N T E T E M P O Conhecimento

5 Função Produção Qualidade Marketing Compras R H Contábil e Finanças Comercial P&D Produtos / Serviços Engenharia / Suporte Técnico

6 Recursos Humanos Compras Desenvolvimento De Processos Desenvolvimento de Produtos Contabilidade e Finanças Tecnologia de Processo  Idéias de Bens/Serviços   Fundos Colaboradores  Fornecedores   Mercado Marketing Fronteiras / Proteção

7 AtividadesIgrejaFast FoodUniversidadeFab. Móveis Marketing Contabilidade e finanças P&D Produção RH Compras Engenharia/ suporte técnico

8 Input Recursos Transformados PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Materiais Informações Consumidores Locais Recursos de Transformação Instalações Equipamentos Téc. Pro. Produção Energia Pessoal Output Bens e Serviços

9 Aqueles que são tratados, transformados ou convertidos:  materiais;  informações;  consumidores;  locais

10 Aqueles que agem sobre os recursos transformados:  instalações;  equipamentos;  tecnologia do processo de produção;  energia;  colaboradores.

11  Transformando Propriedades Físicas (Forma, composição ou características) Ex.: Operações de Manufatura  Transformando Localidade Ex.: Operações de entrega de encomendas  Mudando Posse ou Propriedade Ex.: Operações de Varejo  Estocando ou Acomodando Ex.: Armazéns ou Depósitos

12  Transformando Localidade Ex.: Operações de Telecomunicações, transferência de dados  Mudando Posse ou Propriedade Ex.: Pesquisa de Mercado  Estocando ou Acomodando Ex.: Arquivos, Bibliotecas, Data Bases

13  Transformando Propriedades Físicas Ex.: Cirurgias, Cabeleireiros  Transformando Estado Psicológico Ex.: Música, Teatro, Esportes  Transformando Localidade Ex.: Transportes de pessoas  Estocando ou Acomodando Ex.: Hotelaria

14 ProduçãodepetróleoProduçãodepetróleo Bens Puro FundiçãodeAluminioFundiçãodeAluminio F a b r. M á q. F e r a m e n t a s RestauranteRestaurante S e r v. S i s t e m a I n f o r m. Serviços Puro Intangíveis Não pode ser estocado A produção e o consumo simultâneo Alto nível de contato com o consumidor Não pode ser Transportado É difícil julgar a qualidade Tangíveis Pode ser estocado A produção precede o consumo Baixo nível de contato com o consumidor Pode ser Transportado A qualidade é evidente ConsultoriagerecialConsultoriagerecial ClinicaPsicológicaClinicaPsicológica

15 Cadeia Cliente X Fornecedor

16 Aspectos que definem os diferentes tipos de operação:  volume de produtos;  variedade de produtos;  variação da demanda de produtos;  grau de contato com o consumidor.

17 Alto Volume Baixo Alta repetibilidade Especialização Sistematização Capital Intensivo Custo unitário baixo Baixa repetição Maior participação dos funcionários no trabalho Menor sistematização Custo unitário alto Alta Variedade Baixa Flexível Complexo Atende às necessida des dos consumidores Custo unitário alto Bem definida Rotinizada Padronizada Regular Custo unitário baixo Televisor Avião Alfaiate Fab. Jeans

18 Variação Demanda Capacidade Mutante Antecipação Flexibilidade Ajustado à demanda Custo unitário alto Estável Rotineira Previsível Alta utilização Custo unitário baixo Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do consumidor Necessidade de habilidade de contato A variedade recebida é alta Custo unitário alto Tempo entre produção e o consumo Padronizado Pouca habilidade de contato Alta utilização de funcionários Centralização Custo unitário baixo AltaBaixa Contato com o consumidor AltaBaixa Fogos de ArtifíciosPadaria Dentista Prótese Dentária

19 INDIRETAS :  Manter informada as outras funções sobre as oportunidade e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção;  Discutir com as outras funções sobre os planos de produção e os demais planos da empresa que podem ser modificados para benefícios mútuos;  Encorajar e ouvir sugestões dos clientes internos para que a função produção possa prestar melhores produtos/serviços. RESPONSABILIDADES

20 DIRETAS :  Entender os objetivos estratégicos da produção;  Desenvolver uma estratégia de produção para a empresa;  Desenhar produtos, serviços e processos de produção;  Planejar e controlar a produção;  Melhorar o desempenho da produção. RESPONSABILIDADES

21 Input Recursos Transformados Materiais Informações Consumidores Locais Recursos de Transformação Instalações Equipamentos Téc. Pro. Produção Energia Pessoal Output Bens e Serviços Projeto Planejamento e Controle Melhoria Estratégia de Produção Objetivos Estratégicos da Produção Papel e Posição Competitiva da Produção

22 Processo Produtivo Quantidades Input Output Área Financeira Área Física Compras Produtos (Custos) (Vendas)


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