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Gestão para resultados Marcos Assis 14/03/2012 Pós-graduação em Gestão do SUAS Pós-graduação em Gestão e Estratégias de Superação da Pobreza.

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Apresentação em tema: "Gestão para resultados Marcos Assis 14/03/2012 Pós-graduação em Gestão do SUAS Pós-graduação em Gestão e Estratégias de Superação da Pobreza."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão para resultados Marcos Assis 14/03/2012 Pós-graduação em Gestão do SUAS Pós-graduação em Gestão e Estratégias de Superação da Pobreza

2 Gestão por Resultados “Não há grande mistério em formular um bom plano estratégico. O verdadeiro desafio é fazê-lo acontecer” (ANSOFF, et al., 1993).

3 Idéia Objetivos Plano Objetivo Alcançado IDENTIFICAÇÃO CONCEPÇÃO EXECUÇÃO Ciclo de Vida de um projeto, política ou programa

4 Gerenciar um projeto é... Idéia Objetivos Plano Objetivo Alcançado IDENTIFICAÇÃO CONCEPÇÃO EXECUÇÃO Planejar Decidir Motivar Organizar Conduzir Controlar Informar Planejar Decidir Motivar Organizar Conduzir Controlar Informar Planejar Decidir Motivar Organizar Conduzir Controlar Informar

5 Gerenciamento com base em Resultados Fases do ciclo de vida de projetos: – Identificação: levantamento dos dados e identificação do problema – Concepção: elaboração do marco lógico (matriz de planejamento) – Execução: monitorar os progressos em relação aos resultados planejados

6 Elaboração e planejamento A fase de elaboração/planejamento dos projetos foi vista durante longo tempo como e determinante do sucesso ou do fracasso das intervenções sociais. Por quê? a)desenho é uma etapa meramente administrativa e mecânica; b)ações executadas com cuidado tenderiam a dar certo; c)boa execução = a sucesso do projeto d)erros estavam associados ao mal planejamento

7 Elaboração e planejamento: limites? - Existem externalidades, ou seja, situações que fogem do escopo de execução e governabilidade dos projetos que interferem no planejamento realizado, e, consequentemente nos seus resultados. “HIATO DA IMPLEMENTAÇÃO” MOMENTO DE ANTECIPAÇÃO DAS EXTERNALIDADES PLANEJAMENTO COMO UMA FASE DE VIGÍLIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RESULTADOS

8 O que é gestão por resultados? Macroprocesso integrado e contínuo de formulação, implantação, gerenciamento, monitoramento e avaliação das estratégias (Porto e Silveira, 2010). RESULTADO = EFEITO RESULTADO = MUDANÇA

9 Princípios da gestão por resultados – Participação ativa da população meta; – Ações direcionadas para a produção de resultados; – Portfólio de projetos para implementar a estratégia; – Atitude empreendedora; – Mobilização de recursos e parcerias; – Gestão intensiva em tempo real;

10 Participação ativa da população meta Identificação de demandas mais urgentes ou consideradas mais importantes; Necessidades e demandas devem ser traduzidas em ações de intervenção que orientam o planejamento e a gestão por resultados; ONDE SE QUER CHEGAR?

11 Ações direcionadas para a produção de resultados; Resultados devem ser medidos por meio de indicadores. Por isso, devem ser objetivos e tangíveis. Cada ação pode gerar um resultado ou um conjunto deles. Exemplo: política de vacinação – qual(is) é (são) o(s) resultado(s)?

12 Portfólio de projetos /Atitude empreendedora Cartela de projetos que contribuem para a consecução do resultado final. Cada projeto se relaciona com uma parte do objetivo planejado Especialização e profissionalização. Incentivo à criatividade e recompensa.

13 Mobilização de recursos e parcerias Os resultados são mais bem obtidos a partir de uma atividade de gestão coletiva; Recursos de diferentes fontes podem ampliar as possibilidades de alcance dos resultados; Trabalho em rede para melhor focalização dos recursos;

14 Gestão intensiva em tempo real Liderança e responsabilização pelos resultados através de: a)Capacitações contínuas; b)Monitoramento constante; c) Sistemas de informações gerenciais. Essas condições aumentam a capacidade e agilidade nas respostas facilitando, assim, a adoção de medidas preventivas ou corretivas para superar os obstáculos e avançar na execução dos projetos. O propósito é corrigir os rumos e potencializar as chances de os resultados serem alcançados (Porto e Silveira, 2010).

15 O que é gestão por resultados? PNUD: estratégia geral de gestão que tem como objetivo principal conseguir o melhor desempenho apresentado em resultados demonstráveis. Uma boa gestão por resultados é um processo: a)contínuo; b)retroalimentado; c)promotor de aprendizado; d)de aperfeiçoamento das ações de intervenção

16 O que é gestão por resultados? Nesta definição, tem-se como princípios: a)Diálogo com os múltiplos interessados nos resultados b)Alinhamento dos programas, monitoramento e avaliação dos resultados c)Promoção e manutenção de processos de simples medição e informação dos resultados por meio de indicadores

17 O que é gestão por resultados? Nesta definição, tem-se como princípios: d) Gestão para e não por resultados; e) Informação sobre os resultados como matéria-prima para o aprendizado e apoio na tomada de decisões.

18 Objetivos da gestão por resultados Apoiar uma prestação de contas substantivas dos governos; Induzir à ação corretiva; Assegurar uma tomada de decisão bem fundamentada; Promover a gestão de riscos; Melhorar a aprendizagem individual e organizacional.

19 Gestão por resultados: enfim... Preocupa-se com o desenvolvimento de um processo que culmine na geração de valor público dentro de um regime democrático. Foca o cidadão ao definir claramente os objetivos governamentais e orientar a mudança social. (MUNIZ, et al., 2010).

20 Exemplo – Plano Plurianual do Governo Federal O PPA explicita o que o país almeja para o horizonte temporal de 4 anos e, sobretudo, torna público para toda a população qual é o caminho que o governo democrático pretende percorrer para que esse objetivo seja alcançado

21 Exemplo – Plano Plurianual do Governo Federal

22 EVOLUÇÃO DO ÍNIDICE DE GINI, BRASIL,

23 Processo: seleção dos problemas Seleção dos problemas que serão resolvidos nesse momento DrogasProb 2Prob 1

24 Seleção das soluções Problema 1 Solução 1Solução 2 Drogas Educação/informaçãoInternaçãoRepressão ao tráfico

25 Projetos em execução Problemas na agenda Problemas (sociais, etc) Projetos em execução

26 Carteira de projetos Carteira Projeto 2 Projeto 3 Projeto x Projeto 1 Projetos em execução

27 Pactuação de Resultados Resultado 1: indicador de resultado Resultado 2: indicador de resultado Resultado 1: indicador de resultado Resultado 2: indicador de resultado Resultado x: indicador de resultado Projeto 1 Projeto 2 Projeto x

28 Pactuação de Resultados Mensuráveis Resultado 1: indicador de resultado: melhoria de x% Resultado 2: indicador de resultado : diminuição de x% Resultado 1: indicador de resultado: aumento de x casos Resultado 2: indicador de resultado: alcançar número x Resultado x: indicador de resultado: fazer x reuniões Resultado x: indicador de resultado: realizar x atividades

29 E a gestão de resultados... Acompanha os projetos da carteira de projetos Corrige problemas Apoia a execução (não executa) Mensura os resultados obtidos Avalia a consecução dos resultados obtidos Premia os servidores

30 Críticas do modelo de gestão por resultados Utilização de um modelo de administração privada no âmbito da gestão pública; - qual é a finalidade do estado? -dificuldade em incentivar e recompensar os envolvidos; -limitações dos mecanismos de participação e assimetria de informações; -resultados medidos por indicadores podem ser enviesados por questões que fogem da gestão.


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