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Administração Estratégica João Carlos Bragança
Aula 5 Administração Estratégica João Carlos Bragança
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
Alternativas estratégicas em nível empresarial: 1.Estratégias de crescimento: Crescimento interno Integração horizontal Diversificação horizontal relacionada Diversificação horizontal não relacionada (por conglomerados) Integração vertical de empresas relacionadas Integração vertical de empresas não relacionadas Fusões Alianças estratégicas 2.Estratégia de estabilidade 3.Estratégia de redução “Reviravolta” (turnaround) Desinvestimento Liquidação
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
INTEGRAÇÃO VERTICAL DE EMPRESAS NÃO RELACIONADAS As empresas com unidades de negócio verticalmente não relacionadas não ficam tão estritamente sujeitas às necessidades de coordenação interna. P. ex.: as atividades de fabricar cerveja e produzir latas de alumínio não precisam ser coordenadas para que se ganhe em eficiência ou inovação. Um fabricante de cerveja com sua própria produção de latas de alumínio pode buscar idéias externas para melhorar suas atividades tanto na fabricação de cervejas quanto na produção de latas de alumínio.
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
Potencial limitado de sinergia quando comparado com a integração vertical de empresas relacionadas. Isso ocorre porque a integração não possuí uma orientação na partilha ou transferência de competências essenciais complementares ou semelhantes => possibilidades limitadas de transferência ou partilha. P. ex.: A combinação de um produtor de sucos e uma empresa de plástico permite poucas possibilidades de transferência ou partilha de competências essenciais => potenciais limitados sinérgicos.
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
Uma vantagem das empresas com integração vertical não relacionada é que elas normalmente tendem adotar melhorias e inovações de empresas externas. Em ambientes dinâmicos, essas empresas enfrentam menor risco da obsolescência tecnológica em virtude de serem externamente orientadas.
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
Principais desvantagens: Quanto mais empresas verticais a empresa possui, maiores os custos de burocracia (e talvez de coordenação) tendem a ser. Uma empresa que se comprometa a comprar internamente tudo aquilo de que necessita pode pagar custos mais altos por não buscar propostas com fornecedores externos.
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FUSÕES O crescimento buscado pela fusão voluntária de duas empresas independentes. Uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas (geralmente de mesmo porte) combinam-se em uma empresa por permuta ou ações. As fusões são realizadas para partilhar ou transferir recursos e ganhar vantagem competitiva (benefícios sinérgicos). Fusões Horizontais (Bco Itaú e Unibanco). Fusões Verticais (uma empresa de exploração e perfuração de poços de petróleo com uma refinadora). Maiores custos burocráticos e de coordenação. Análise de custo / benefício.
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ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Parcerias onde duas ou mais empresas compartilham um determinado projeto ou cooperam em uma área de negócio. As empresas que fazem a aliança partilham os custos, os riscos e os benefícios de explorar e arriscar novas oportunidades de negócios. Esses arranjos incluem joint-ventures, acordos de franquia / licenciamento, P&D, operações, acordos para fornecimento a longo prazo, acordos de marketing conjuntos e consórcios. As alianças estratégicas podem ser temporárias, desfazendo-se após o término do projeto, ou a longo prazo. As unidades patrimoniais são mantidas. Principais motivações: Políticas (imposição governamental). Econômicas (limitação financeira). Tecnológicas (limitação tecnológica / exigência de tecnologia multidimensional).
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Principais vantagens: Como as empresa permanece separada e independente, há pouco aumento nos custos burocráticos e de coordenação. Redução dos custos e riscos para empresa. Vale ressaltar que a principal desvantagem reside na partilha dos benefícios, onde o parceiro pode receber mais do que oferece.
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ESTRATÉGIA DE ESTABILIDADE Quando uma empresa está em diferentes negócios , a estratégia empresarial determina em que negócios a empresa deve atuar,e a estratégia no nível da unidade de negócio (Cap. 6) enfatiza como competir nesses negócios. Quando a empresa opera em um único negócio, as estratégia corporativa (empresarial) e de unidade de negócio tornam-se sinônimas. => Manutenção de uma ou várias empresas que operam no setor.
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Cap 4: Estratégia de Nível Empresarial
Motivações: Permite a empresa concentrar seus esforços administrativos nas empresas existentes, com o objetivo de aumentar suas posições competitivas (ganhos de produtividade e inovação). Análise de custo / benefício inviabiliza o crescimento. Pouco crescimento do setor onde a empresa opera (inexpressivo). Entraves legais que visem evitar a concentração de mercados. Receio de perda de qualidade.
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ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO Decorre basicamente do baixo desempenho de alguma unidade de negócio da empresa => resultado insatisfatório para empresa. REVIRAVOLTA (TURNAROUND) Eliminação dos resultados não lucrativos, diminuir ativos, reduzir o tamanho da força de trabalho, cortar custos de distribuição, etc. A unidade de negócio não é abandonada. DESINVESTIMENTO Quando uma unidade de negócio é abandonada devido aos elevados recursos que são alocados em detrimento de outras unidades de negócios superavitárias da empresa. A interdependência das unidades não é sinérgica. P. ex.: General Electric, Westinghouse e Singer venderam suas empresas de computadores.a LIQUIDAÇÃO Última ação, quando a unidade de negócio é efetivamente fechada com a venda de seus ativos (de uma forma geral os stakeholders sofrem com a liquidação).
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