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Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa

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Apresentação em tema: "Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa
PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios

2 Origem da palavra colaborativa:
Palavra que vem do latim collaboro trabalhar com 1. Trabalhar em comum com outrem. = COOPERAR, COADJUVAR 2. Agir com outrem para a obtenção de determinado resultado. = AJUDAR 3. Ter participação em obra .coletiva, geralmente literária, cultural ou científica. = PARTICIPAR "colaborar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], , [consultado em ].

3 A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação.
Indivíduos trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos e interagem para criar um conhecimento compartilhado. A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação.

4 Toda mudança de concepção precede mudança de comportamento.
A filosofia da cultura colaborativa é orientada pela pedagogia sócio - construtivista, pautada em conceitos-chave, a saber: 1. Construtivismo — teoria pedagógica que sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com o seu ambiente; 2. Construcionismo — que sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem; 3. Construcionismo Social — que amplia o conceito anterior para um grupo de pessoas que constroem algo para outras que, de maneira colaborativa, criam assim uma cultura de "coisas" compartilhadas, assim como de significados compartilhados; Toda mudança de concepção precede mudança de comportamento.

5 - A ausência de hierarquia formal
A partir desta compreensão surge uma série de estratégias e metodologias de ensino baseadas em atividades em grupos colaborativos. Isso ocorre em um ambiente cujas características são: - A ausência de hierarquia formal - O respeito mútuo às diferenças individuais -Liberdade para expor ideias e questionamentos. "A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2).

6 Navegar, explorar o ambiente virtual e anotar dúvidas básicas ou não para avançar no conhecimento tecnológico. /cursos-gratis/estetica-e-beleza

7 Ampliação de conceito X Possibilidades metodológicas diversificadas.
Ambientes Virtuais A aprendizagem em um ambiente inovador, exige um preparo da equipe escolar e uma postura democratizada em relação ao saber.

8 Informações, instruções, conhecimentos
Informações, instruções, conhecimentos...Que saberes precisamos construir como educadores para uma cultura colaborativa? Aprendendo a aprender...

9 No contexto tecnológico, como aprimorar saberes?
COMO USAR UMA IDÉIA A PARTIR DO QUE EU SEI PARA QUE OUTROS DESFRUTEM? No contexto tecnológico, como aprimorar saberes?

10 Para refletir enquanto Gestor...
Qual é o espaço da aprendizagem colaborativa nas escolas onde vocês atuam? Qual é o papel dos alunos na aprendizagem dos outros colegas? Para refletir enquanto Gestor...

11 A SME BUSCARÁ ATRAVÉS DAS AÇÕES DO PROAGE , INCENTIVAR O PRINCÍPIO DE CULTURA COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE: Curso : Primeiros clic´s( modular 01) Curso: Clic´s avançados( Modular 02) Banco de Projetos da SME Suporte Operacional às Escola

12 PROJETO : PRIMEIROS CLIC´S
Objetivo: Instrumentalizar a equipe escolar para saberem usar as ferramentas tecnológicas como recurso didático- metodológico. Público alvo: Gestores, coordenadores, Professores e técnicos. Carga horária:80 hs total (presencial) - Módulo hs (10 encontros de 4 hs) - Módulo hs( 5 encontros de 8hs)

13 PROJETO: BANCO DE PROJETOS DA SME
* Público alvo: Professores, Coordenadores e Gestores das escolas municipais de Rafael Jambeiro. *Abrangência temporal: O projeto funcionará como proposta piloto durante o período de outubro de 2014 a outubro 2015( pode ser alterado ). Se essa proposta for internalizada, explorada e aprovada pelo público alvo, avaliaremos a possibilidade de continuidade da proposta.

14 Objetivo Geral: * Viabilizar uma ferramenta metodológica que possibilite melhoria do ensino aprendizagem a partir de diversos projetos disponibilizados num banco de dados no portal da SME . *Promover maior aproximação da SME e Equipe escolar, através dos serviços prestados. Objetivo Específico: * Promover um ensino dinâmico a partir de temas transversais e emergentes em educação * Incentivar a autonomia da escola na gestão de projetos. * Promover intercâmbio e troca de experiências entre os professores internautas de várias escolas. * Contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem.

15 A PARTIR DOS SABERES ADQUIRIDOS OS GESTORES PODERÃO JUNTO À SUA EQUIPE ESCOLAR:
Promover na escola oficinas de inclusão digital. Incentivar as turmas a desenvolverem seus blogs. Criar o site da Escola Desfrutar dos serviços de Platafomas educativas lincadas ao site da Escola Fazer acompanhamento avaliativo via boletim virtual Informatizar processos. Fazer parcerias com ongs e Empresas ADM Júnior para capacitar os alunos. Fortalecer as práticas interdisciplinares

16 BIBLIOGRAFIA GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1981. BERCHT, M.; MOISSA, H.E.M; VICCARI, R.M. Identificação de fatores motivacionais e afetivos em um ambiente de ensino e aprendizagem. SBIE"99 " Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. November , 1999, Curitiba, PR (Pôster). DILLENBOURG P., Baker M., Blaye A. and O"Malley C. The evolution of Research on Collaborative Learning. In Spada and Reimann (eds) Learning in Humans and Machines. Ed. Elsevier, Piaget, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1998. DELORS. J. (org.) (2001). "Educação, um tesouro a descobrir". Relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 6 ed. São Paulo:Cortez. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura) - Internet:


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