A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ARGAMASSAS, AÇO E VIDROS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ARGAMASSAS, AÇO E VIDROS"— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ARGAMASSAS, AÇO E VIDROS
ENGENHARIA CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ARGAMASSAS, AÇO E VIDROS

2 ARGAMASSAS São materiais de construção constituídos por uma mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água (exceto argamassas betuminosas). Ainda podem ser adicionados produtos especiais para melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto.

3 ARGAMASSAS As argamassas são constituídas de um material ativo, a pasta, e um material inerte, o agregado miúdo. As pastas são misturas íntimas de um ou mais aglomerantes e água. As pastas quando preparadas com excesso de água são denominadas natas.

4 APLICAÇÕES DAS ARGAMASSAS
Assentamento de tijolos, pedras, blocos, pastilhas, cerâmicas, etc.; Revestimento de paredes e tetos (emboço e reboco); Regularização de pisos e reparos de peças de concreto.

5 SISTEMA DE REVESTIMENTO
CHAPISCO; EMBOÇO; REBOCO;

6 PROPRIEDADES DAS ARGAMASSAS
ESTADO FRESCO: Período decorrido entre a mistura de aglomerantes e agregados com a água e o início das reações de pega. No estado fresco, as argamassas devem possuir as seguintes propriedades:

7 PROPRIEDADES DAS ARGAMASSAS
Consistência; Retenção da consistência; Coesão e tixotropia; Plasticidade; Retenção de água; Adesão inicial;

8 PROPRIEDADES DAS ARGAMASSAS
ESTADO ENDURECIDO: É o período decorrido entre a mistura de aglomerantes e agregados com a água e o fim das reações do pega. No estado endurecido, as argamassas devem possuir as seguintes propriedades:

9 PROPRIEDADES DAS ARGAMASSAS
Resistência Mecânica; Deformabilidade; Permeabilidade; Retração volumétrica; Aderência.

10 ADITIVO HIDROFUGANTE: aditivo que reduz a absorção de água da argamassa por capilaridade; INCORPORADO DE AR: aditivo capaz de formar microbolhas de ar estáveis, homogeneamente distribuídas na argamassa, conferindo-lhe melhor trabalhabilidade, redução do consumo de água e outras propriedades no estado endurecido.

11 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO EMPREGO: Comuns : argamassa para reajuntamentos, para revestimentos, para pisos, etc.; Especiais : refratárias, resistindo a altas temperaturas, de reparos, etc.;

12 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE AGLOMERANTE: Aéreas: utilização de cal aérea, gesso, magnésia sorel; Hidráulicas: utilização de cal hidráulica e cimento Portland comum; Mistas: utilização de um aglomerante aéreo e um hidráulico, como cimento e cal.

13 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A PROPRIEDADE (NBR-13539): Argamassa de revestimento; Argamassa comum; Argamassa aditivada; Argamassa colante;

14 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
Argamassa de aderência melhorada; Argamassa de proteção radiológica; Argamassa hidrófoga; Argamassa de permeabilidade reduzida; Argamassa termoisolante;

15 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO FORNECIMENTO E PREPARO: Argamassa dosada em central; Argamassa preparada em obra; Argamassa industrializada Mistura semipronta para argamassa; Argamassa estabilizada

16 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE AGLOMERANTE: Aéreas; Hidráulicas; Mistas.

17 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À DOSAGEM: Pobres ou Magras; Cheias; Ricas ou gordas;

18 CLASSIFICAÇÃO DAS ARGAMASSAS
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À CONSISTÊNCIA: Secas; Plásticas; Fluídas;

19 ARGAMASSAS AÉREAS Argamassas de cal aérea: usada apenas para interiores de edificações, devido a baixa resistência mecânica; Argamassa de gesso: empregadas em revestimentos internos de acabamento fino. No lugar da argamassa emprega-se o gesso puro, sem adição de areia.

20 ARGAMASSAS HIDRÁULICAS
Argamassa de cimento: utiliza-se em chapiscos, assentamento de pisos, contrapisos, assentamento de alvenarias e argamassa armada. Pouca trabalhabilidade e grande resistência; Argamassas mistas de cal e cimento: utiliza-se da construção civil. Possuem as propriedades como resistência, trabalhabilidade e retenção de água. Empregadas em emboços e rebocos e assentamento de alvenaria.

21 PATOLOGIAS RELACIONADAS ÀS ARGAMASSAS
Nos rebocos os defeitos mais comuns são as manchas, o bolor, os deslocamentos, as fissuras, o esfarelamento e as vesículas. Além dos defeitos de execução (superfície irregular, falta de prumo, furos, etc.). Várias causas contribuem para estas patologias, as principais são:

22 PATOLOGIAS RELACIONADAS ÁS ARGAMASSAS
Fissuras; Descolamento e esfarelamento; Vesículas; Manchas; Eflorescência; Manchas brancas com aspecto de nuvem; Bolor, mofo e limo.

23 VIDROS

24 Históricos A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.

25 Posteriormente, 100 a.C., os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes;

26 Entre 500 e 600 d.C., um novo método possibilitou a execução do vidro plano.

27 A história da indústria do vidro no Brasil iniciou-se com as invasões holandesas (1624/35), em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada por quatro artesões que acompanharam o príncipe Maurício de Nassau. A oficina fabricava vidros para janelas, copos e frascos.

28 Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos a recuperação de calor e equipados com máquinas semi ou totalmente automática para produções em massa. Um fato marcante para o setor vidreiro brasileiro foi o surgimento, a partir do final do século passado, de importantes empresas, que ainda hoje dominam o mercado.

29 TIPOS DE VIDROS Vidros para embalagens

30 VIDROS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

31 VIDROS DOMÉSTICOS

32 FIBRAS DE VIDRO

33 VIDROS TÉCNICOS

34 VIDRO TEMPERADO

35 PRINCIPAIS MATÉRIAS PRIMAS UTILIZADAS EM VIDROS
Areia (SiO2) 70%; Calcário (CaO) 10%; Dolomita (MgO) 2%; Feldspato (Al2O3) 2%; Barrilha (NaO) 15%; Sufato de Sódio (Na2SO4) 0,2%; O resto está dividido entre os corantes.

36 FABRICAÇÃO As matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido, a aproximadamente 1600ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

37

38 CARACTERISTICAS DO VIDRO
Reciclabilidade Transparência (permeável à luz) Dureza Não absorvência (impermeável à fluidos) Ótimo isolante elétrico Baixa condutividade térmica Recursos abundantes na natureza Durabilidade

39 DESVANTAGENS Fragilidade; Preço mais elevado;
Peso relativamente grande; Menor condutibilidade térmica; Dificuldade no fechamento hermético; Dificuldade de manipulação.

40 VANTAGENS Reciclável; Higiênico; Inerte; Versátil; Impermeável;
Transparente; Difícil corrosão.

41 AÇO

42 AÇO Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11% O uso do aço na construção civil tem origem no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Isso se deve suas vantagens de uso na construção civil.

43 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Estruturas metálicas têm um potencial de reciclabilidade acima de 90%; Liberdade no projeto de arquitetura - A tecnologia do aço confere aos arquitetos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.

44 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Flexibilidade - A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

45 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Compatibilidade com outros materiais -A estrutura metálica se adapta com facilidade a outros materiais, o que permite uma variada utilização de produtos no fechamento, cobertura e acabamento da obra; Alívio de carga nas fundações - Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

46 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Menor prazo de execução- A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

47 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Racionalização de materiais e mão-de-obra- em uma obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

48 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Garantia de qualidade - A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

49 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Preservação do meio ambiente - A estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

50 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Proteção contra incêndios: em situação de incêndio, a resistência do aço é drasticamente reduzida. Alem disso, as peças de aço de um compartilhamento sob fogo são capazes de conduzir calor suficiente para que se inicie a combustão dos móveis e equipamentos.

51 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Mão de obra: Necessidade de mão de obra e equipamentos especializados nas etapas de produção e montagem; Manutenção : a maior parte dos aços comerciais está sujeita a problemas de corrosão quando exposta à atmosfera, necessitando de pintura e manutenção periódica. Os custos de manutenção podem ser reduzidos especificando-se aços resistentes à corrosão.

52 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO
Fadiga e fratura: Grandes variações na resistência à tração do aço expõem os elementos à tensão excessiva, o que reduz a sua resistência global. O aço é também suscetível a fraturas quando perde a sua ductilidade. Isso aumenta as probabilidades de encurvatura, que é geralmente compensada pela adição de caras colunas de aço que fortalecem a estrutura primária.

53 AÇOS INOXIDÁVEIS Existem alguns aços que são resistentes à corrosão, são os inoxidáveis. Esses aços são caracterizados pela resistência à corrosão atmosférica. São fabricados a partir do ferro-gusa em altos-fornos.A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente à presença do cromo, que permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Assim, pode-se definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo.

54 CONCRETO ARMADO O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração (cerca de 10 % da sua resistência à compressão). Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura – barras de aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem as tensões de tração e o concreto absorve as tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço (caso típico de pilares, por exemplo).

55 CONCRETO ARMADO No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois materiais para se ter o concreto armado. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.

56 CONCRETO ARMADO A NBR 6118/03 (item 3.1.3) define:
Elementos de concreto armado: “aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência”; Armadura passiva é “qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada”.

57 AÇO E SUSTENTABILIDADE
O aço é seguro; Não produzem resíduos e seus derivados são totalmente reutilizáveis; Reduz o impacto negativo dos locais de construção; Economiza materiais e ajuda a preservar o solo; Maximiza a luz e garante transparência.

58 AÇO E SUSTENTABILIDADE
Resistência a terremotos; Permite economia de energia através de alto isolamento e baixa inércia térmica; O aço é 100% reciclável; Preserva a natureza; Apresenta um balanço ecológico positivo.

59 APLICAÇÕES DO AÇO Construção mecânica; Estruturas e Chapas;
Ferramentas e Matrizes; Tubos.


Carregar ppt "MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ARGAMASSAS, AÇO E VIDROS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google