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INDICADORES HOSPITALARES Gestão Hospitalar - Módulo 5

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Apresentação em tema: "INDICADORES HOSPITALARES Gestão Hospitalar - Módulo 5"— Transcrição da apresentação:

1 INDICADORES HOSPITALARES Gestão Hospitalar - Módulo 5
Professora: Marcela Araujo.

2 QUALIDADE:Pré-requisito para a sobrevivência das empresas
Os indicadores são mais uma arma para as instituições de saúde que se preocupam em aprimorar o seu desempenho junto aos clientes. Exemplos de índices que podem ser extraídos através do uso de indicadores hospitalares: ocupação, receita, despesa, produção e tempo de espera no pronto atendimento

3 QUALIDADE – 7 PILARES Eficácia Efetividade Eficiência Otimização
Aceitação Legitimidade Equidade

4 INDICADORES: Auxiliam a descrever a situação atual;
Servem para comparações; Verificam mudanças ou tendências; Avaliam a execução das ações planejadas. A tecnologia da informação tem sido cada vez mais empregada na área hospitalar na busca do melhor aproveitamento dos seus recursos.

5 INDICADORES SIMPLES (Vaz, 2004):
Auto-explicativos- descrevem imediatamente um determinado aspecto da realidade. Ex: número de leitos hospitalares implantados. Servem para realizar avaliações setoriais e para cumprimento de pontos do programa de saúde, permitem conclusões rápidas e objetivas.

6 INDICADORES COMPOSTOS(Vaz, 2004)
Representam um conjunto de aspectos da realidade; Agrupam em um único número, vários indicadores simples, estabelecendo algum tipo de média entre eles. Ex: índice de inflação – sintetiza o aumento de preços de vários produtos.

7 CARACTERÍSTICAS DE UM INDICADOR
Exatidão (possibilidades mínimas de erro); Confiabilidade (diferentes pesquisadores); Pertinência (correlacionado ao fenômeno); Simplicidade (fácil de entender); Validade (medir efetivamente); Sensibilidade (detectar variações); Econômico; Disponível a tempo; Compatível.

8 Os indicadores são decorrentes da gestão estratégica (valores, missão, visão do futuro, fatores críticos para êxito e metas estratégicas), da gestão operacional (macroprocessos e processos) e das partes interessadas (clientes, servidores, sociedade, fornecedores, etc). Há necessidade de se manter alinhamento e integração entre os indicadores.

9 TIPOS DE INDICADORES: Indicadores estratégicos
Indicadores de produtividade -eficiência Indicadores de qualidade – eficácia Indicadores de efetividade – impacto Indicadores de capacidade.

10 Ministério da Saúde – Portaria nº 312, de 02 de maio de 2002
Ministério da Saúde – Portaria nº 312, de 02 de maio de Padronização da Nomenclatura no Censo Hospitalar. Média de pacientes-dia; Média de permanência; Taxa de ocupação hospitalar; Taxa de ocupação operacional; Taxa de ocupação planejada; Taxa de mortalidade hospitalar; Taxa de mortalidade institucional.


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