A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof. Marivaldo Oliveira

2 Entender o método PDCA e sdca
Competências a serem trabalhadas Entender o método PDCA e sdca

3 PDCA O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

4 PDCA Consiste em estruturar o processo de melhoria através de 04 etapas sequenciadas. São elas:

5 Planejamento, Execução, Verificação e ação

6 Planejamento De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

7 Execução Realizar, levar a efeito, pôr em prática e ou cumprir

8 Verificar Conferir, verificar algo, provar a verdade de; confirmar, achar o que é exato. A prática verifica as teorias.

9 Ação Conjunto de atitudes; O modo como uma coisa afeta outra.

10 Ciclo do PDCA O ciclo começa pelo planejamento, em seguida as ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.

11 Ciclo do PDCA Os passos são os seguintes: Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

12 Ciclo de PDCA Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

13 Ciclo do PDCA Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o que foi planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

14 Ciclo do PDCA Act (ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

15 PDCA O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um Sistema de Gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente de sua área de atuação.

16 PDCA Atividade que agrega valor ----- Fluxo de informação

17 Ciclo de Gerenciamento PDCA

18 Ciclo SDCA O ciclo SDCA difere do ciclo PDCA na primeira fase, pois o ciclo SDCA é a evolução do ciclo PDCA onde o planejamento foi executado e, verificado seus resultados satisfatórios, padroniza-se o método, medida ou caminho a ser seguido para manter as metas.

19 SDCA Standardize (padronizar): Estabelecer os padrões para execução dos processos da organização. Do (fazer): Implementar os padrões Check (checar): Monitorar a execução dos padrões (auditoria de padrões) e relatar os resultados. Act (agir): Executar ações para promover continuamente a melhoria dos padrões e dos processos.

20 Ciclo PDCA / SDCA

21 MASP MASP- Método de Análise e Solução de Problemas. O MASP é um processo estruturado para solução de problemas, que através de análises busca a identificação das causas que geram o problema e implementação de soluções para eliminação destas causas.

22 MASP

23 Fluxograma do MASP

24 ATIVIDADE Identifique no ciclo MASP as etapas do PDCA
Pesquise um processo de uma empresa (real ou fictícia) procure ou crie uma situação indesejável e aplique a metodologia vista na aula (MASP) para resolver o problema. Obs: Não copie um MASP existente. É permitido simular um problema e as soluções, mas tudo dever ser elaborado por você.

25 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia

26 ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa.
Atividades devem ser enviada em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

27 ATIVIDADE *DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

28 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.
As datas e horários das entregas das atividades ou dos debates e dúvidas do chat, serão postados aqui no fórum.

29 OBRIGADO! ATÉ A PRÓXIMA AULA. Prof: MARIVALDO OLIVEIRA


Carregar ppt "Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google