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Apresentação Light ABRH 17.09.2007 Ana Silvia Matte.

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2 Apresentação Light ABRH 17.09.2007 Ana Silvia Matte

3 1905 Início de Operação 1979 Light Adquirida pela Eletrobrás Mai/96 Privatização Aquisiçã o da Eletropau lo Abr/98 Light - Empresa Privada Light - Empresa Estatal Light - Empresa Privada EDF Company Jan/0 2 Light - Empresa Privada Out/0 1 Split EDF - AES Jul/05 LIGHT - Empresa do NOVO MERCADO BOVESPA 10 Ago/06 Adquirida pela RME História da Light

4 Estado do Espírito Santo Santa Branca Complexo de Lajes Ilha dos Pombos Norte Fluminense EDF- Cap. 780 MW 2.004 Termoelétrica Hidroelétrica Cap. Capacidade de produção instalada 2003 RJ (LIGHT, AMPLA, CENF) Estado de São Paulo AMPLA Visão Geral

5 GWH Residenciais em 2005 Evolução da Carga Própria Balanço ao final de 2005 Mercado

6 Cenário no Início da Gestão –Companhia retornando de um longo período de turbulência Racionamento Renegociação de Dívida – Altos índices de perdas comerciais –Descontrole na área jurídica (30.000ações) –Elevada Inadimplência de empresas de serviços públicos e poderes públicos –Grupo controlador forte e determinado –Executivos experientes e Plano de Transformação definido –Quadros orgulhosos de pertencer à LIGHT e motivados Virtudes Fraquezas Necessidade de Transformação

7 As oportunidades de melhoria da Light encontram-se, principalmente, nas dimensões Imparcialidade, Credibilidade e Respeito. Oportunidades de Melhoria Modelo GPTW ® (em %) Vínculo de Confiança

8 Plano de Transformação Ações de continuidade com renovação Ações de transformação

9 Ações de Continuidade com Renovação Organograma 1º dia (Nova Diretoria de Clientes, Uma Diretoria de Gente, uma Diretoria de Desenvolvimento da Concessão, Jurídico reunificado) Governança Corporativa(Conselho, Comitês do Conselho, Diretoria Integrada) Reforços dos canais de diálogo interno Programa “O exemplo começa em casa” Agilizar processos e conter custos Auditoria permanente de processos Acompanhamento eficaz do desempenho

10 Organograma (1º dia 11/08/2006)

11 Projetos Especiais do Plano de Transformação

12 Projetos especiais: Transformação da Empresa

13 Bases para construção de “Um Ótimo Lugar para se Trabalhar ” OBJETIVO/ PRODUTO PRINCIPAL LIDERANÇA Capacitar os gestores como líderes e valorizar as atitudes exemplares “O Exemplo Começa em Casa” GESTÃO EM CONHECIMENTO Criar um centro promotor do conhecimento Academia Light SEGURANÇA DO TRABALHO Priorizar ações de envolvimento coletivo Política de Segurança do Trabalho QUALIDADE DE VIDA Criar senso de propriedade e adequar instalações Programa de Melhoria dos Ambientes de Trabalho CORREÇÃO DE DISTORÇÕES Eliminar injustiças e impropriedades Eliminação de Distorções REALIZAÇÃO PROFISSIONAL Ampliar perspectivas de crescimento, mobilidade e compensação financeira Políticas de Realização Profissional TRANSPARÊNCIA Estimular o envolvimento através da comunicação Encontros Periódicos com as Equipes P12 – Um ótimo lugar para trabalhar

14 IMPACTO ESPERADO LIDERANÇA GPTW (%) (credibilidade, respeito e imparcialidade) 52 56 62 GESTÃO EM CONHECIMENTO Horas de treinamento por empregado 48 52 58 SEGURANÇA DO TRABALHO Nº de dias de afastamento por acidentes de trab 318 255230 QUALIDADE DE VIDA GPTW (%) (qualidade das instalações) 56 60 62 CORREÇÃO DE DISTORÇÕES GPTW (%) (imparcialidade) 51 5862 REALIZAÇÃO PROFISSIONAL GPTW (%) (compensação) 26 2831 TRANSPARÊNCIA GPTW (%) (respeito e credibilidade - comunicação) 45 55 62 MÉTRICA ATUAL 2007 2008 Indicadores Gerais Atual 2007 2008 Pesquisa GPTW (%) Tx Freq. Acidentes de Trab. (**) Jan - Nov/06 57 60 66 2,81 (**) 1,98 1,80 P12 – Metas

15 Missão Ser uma grande empresa brasileira comprometida com a sustentabilidade respeitada e admirada pela excelência do serviço prestado aos seus clientes e à comunidade, pela criação de valor para seus acionistas e por se constituir em “um ótimo lugar para se trabalhar”. Valores  Foco nos resultados  Valorização do Mérito  Coragem e Perseverança  Comportamento Ético e Solidário  Alegria

16 Que representa 1 ano em 102 anos de existência da Light ? Existem anos muito especiais !

17  Captação de R$ 1 Bilhão no mercado local em condições favoráveis  Recuperado estouro orçamentário do OPEX 2006  Mesa de compras / Renegociação de contratos  Reajuste tarifário positivo  Introdução do CCS - SAP  Avanços na renegociação da dívida da CEDAE, Supervia e Prefeituras Municipais  Importantes vitórias em processos judiciais  ACT/PRL com sucesso e seum greves  Criação da Academia Light com 4 escolas: liderança, técnica, comércio e desenvolvimento humano  Criação de Prefeitinhos (senso de propriedade)  Reestruturação – Renovação 50% nível superintendentes  Importância da Comunicação Interna  Mudança de Plano de Saúde Algumas conquistas importantes no 1º ano

18 O mercado vem reconhecendo fortemente o nosso trabalho Valorização da ação da LIGHT vs IBOVESPA e Setor Elétrico

19 O NOVO SIGNIFICADO EMPRESARIAL: TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA Do capitalismo das “autodestruições” e “recriações” para o novo significado empresarial: a transformação contínua 1º significado: empresa criadora de riquezas e tecnologias 2º significado: empresa responsável social e comunitariamente 3º significado: empresa geradora de atitudes pró-ativas de valorização dos indivíduos A combinação de significados confere alma à empresa e os líderes são os maiores responsáveis pela alma da empresa

20 RECEITA LIGHT DE EMPRESA Em agosto de 2007 demos partida a um processo de perenização da Light seguindo nossa abordagem: Pessoas com valores vivendo a missão da empresa objetivos de continuidade com renovação objetivos de transformação organizadas nos seus esforços por um plano que ordena: Pactuam compromissos de gestão para atingir objetivos e metas pré-determinados

21 Pauta 2007 / 08: O Rio é Light Do Plano de Transformação para O Rio é Light

22 Pauta 2007 / 08: O Rio é Light Valores a destacar: - Foco nos Resultados - Mérito - Coragem e Perseverança - Comportamento Ético e Solidário - Alegria

23 - O sucesso do Rio é o nosso sucesso: parceria com as instituições (governos, ONG, Associações) em prol do Rio. Um Rio que respeita a lei, seguro, cidade humana e formal. Um Rio que cresce, atrai investimentos e gera empregos. - Prioridade: Promover a formalização dos mercados acelerando a redução de perdas e sem inadimplência. - Foco no cliente (bem atendido, regularizado, satisfeito). Pacto fundamental: todo cliente tem direito de perceber da Light um serviço de boa qualidade e preço razoável e a obrigação contratual de pagar pelo que recebe e preservar as instalações. - Ampliar a geração de energia para um mercado crescente: Paracambi, Lajes e Itaocara. - Projetos de Impacto: P6 Light do Futuro e P14 Gestão Integrada de Riscos. - O bom empregado é um bom cidadão, atua no voluntariado: crescimento pessoal e profissional; super atenção a todos os recursos para Segurança no Trabalho. - Empresa bem sucedida = benefício para todos. Pauta 2007 / 08: O Rio é Light

24 AS CAPACIDADES DO LIDER LIGHT “ Os líderes são os maiores responsáveis pela alma da empresa ” Dar direção : com clareza, com indicação de caminhos, criar produtos, antecipar visões de futuro. Compartilhar : concepções, análises, informações, dar crédito ao trabalho conjunto,formar times e equipes. Comunicar : uso da palavras, dos símbolos, dos significados; ser o parteiro de novas idéias e soluções. “Entregar resultados” : registrar avanços, comparar com metas, reapreciar caminhos, comemorar, apoiar os recomeços. Inspirar : atitudes,engajamentos e exemplos. Ser feliz : encarar o ambiente permanente do desconforto corporativo,com prazer!


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