A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Profa. Carmensita Matos Braga Passos

2 FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: PLANEJAMENTO, AÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO

3 TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES
O ensino é uma prática social concreta, dinâmica, interativa, multidimensional, sempre inédita e imprevisível. É um processo influenciado por aspectos culturais, econômicos, psicológicos, técnicos, éticos, políticos, estéticos, afetivos e institucionais.

4 ELEMENTOS DA AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO OBJETIVOS CONTEÚDOS METODOLOGIA AVALIAÇÃO

5 PLANEJAR PARA QUÊ? Para compreender o significado da ação docente Para aperfeiçoar Para superar dificuldades Para contextualizar Para desenvolver aprendizagens significativas Para superar o ensino como reprodução

6 PLANEJAMENTO: PARA ALÉM DO BUROCRATISMO
Contribui para guiar, orientar a ação em busca de resultados; Decisão sobre o quê e o como ensinar, com base nas concepções do por quê e do para quê ensinar; Escolhas que envolvem interesses, relações de poder e fundamentam-se em valores.

7 PLANEJAMENTO Envolve: Flexibilidade, continuidade e participação;
Uma tomada de posição sobre a educação e o ensino, para, a partir de então, organizar a ação no sentido pretendido; Compreender a ação docente em seus determinantes, limites e possibilidades, para a proposição de uma ação contextualizada; Compreender a docência com uma prática em constante superação.

8 OBJETIVOS Constituem-se numa direção norteadora da ação;
Indicam as aprendizagens que se pretende alcançar com o processo de ensino; Envolvem as dimensões: cognitiva, afetiva, ética, atitudinal, psicomotora; A definição dos objetivos permite acionar os meios adequados para atingi-los.

9 CONTEÚDOS Contemplam valores e concepções e devem: Oportunizar uma compreensão e intervenção crítica na realidade; Superar a fragmentação através de uma perspectiva interdisciplinar; Ser dinâmicos, atualizados, contextualizados, problematizadores; Oportunizar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, éticas, afetivas, atitudinais e psicomotoras.

10 METODOLOGIA Princípios de uma metodologia criativa :
Relação professor-aluno dialógica; Criação de espaço para a pergunta, a dúvida e a problematização; O aluno é sujeito ativo de sua aprendizagem, alguém que constrói conhecimento; Propiciar a relação teoria-prática; Contextualização do objeto ou assunto em estudo; Variação das situações de aprendizagem.

11 AVALIAÇÃO (Re)Significando-a:
Compreendê-la como parte de uma proposta pedagógica; Estabelecimento de critérios para a correção dos instrumentos de avaliação; Utilização de vários instrumentos e momentos de avaliação; Deve ser global e abranger todas as variáveis do processo.

12 AVALIAÇÃO Resgatando a sua essência:
Meio para o crescimento do aluno, identificando suas dificuldades, como primeiro passo para sua superação; Contínua e diagnóstica; O erro deve servir para construir a superação; A avaliação oferece evidências das aprendizagens deficientes que precisam ser retomadas.


Carregar ppt "Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google