A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos conativos Psicologia, 12º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos conativos Psicologia, 12º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Processos conativos Psicologia, 12º ano

2 Definição: do latim Conatione, esforço/acção – dimensão intencional e pró-activa dos processos mentais.

3 A vida mental: o que é? Processo complexo de interacções cognitivas, emocionais e intencionais.

4 Processos conativos Ligados à tendência do ser humano para agir deliberadamente, intervir no meio por iniciativa própria. A acção humana caracteriza-se por ser voluntária e intencional, implica deliberação e decisão. Os seres humanos manifestam tendências, ou seja, disposições internas para efectuar determinadas acções ou facilitar a sua execução.

5 Processos conativos Conação; Motivação; Frustração Conflito;
Intencionalidade; Tendência.

6 Conação A conação refere-se à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções

7 Motivação CONCEITO O processo que activa, sustenta e dirige um comportamento para um objectivo. MOTIVOS São desejos, necessidades e interesses que o comportamento orientado para um fim procura satisfazer.

8 O Ciclo Motivacional FASES

9 Fases (explicitação) Necessidade – A falta de alguma coisa necessária para o indivíduo induz de estado de desequilíbrio. Impulso – surge uma força que move o individuo para tentar obter o que necessita. Resposta – acções que o indivíduo desenvolve para obter o que necessita. Saciedade – a acção realizada atinge o seu objectivo e o individuo fica saciado.

10 Tipos de motivação Motivações básicas Motivações combinadas

11 Tipos de motivação Motivações básicas
São inatas e visam a manutenção do equilíbrio do organismo. São semelhantes em todos os indivíduos (fome, sede, sono)

12 Tipos de motivação Motivações combinadas
Dependem de factores biológicos e de factores sociais/adquiridos/aprendidos. Combinam características das motivações primárias e secundárias (impulsos sexual e maternal).

13 Outra classificação das emoções
1.Motivações fisiológicas (primárias, básicas, biológicas, orgânicas): as que estão ligadas à sobrevivência do organismo e não resultam de uma aprendizagem. Elas provocam no organismo certos impulsos para o restabelecimento do seu equilíbrio. Estas motivações encontram-se estreitamente ligadas com determinado estado interno do organismo (respiração, fome, sede, sexo, evitar o frio e o calor, sono…).  A homeostasia designa o mecanismo que regulação o equilíbrio interno do organismo.

14 2. Motivações sociais (secundárias, culturais): as que dependem essencialmente de aprendizagens, isto é, foram adquiridas no processo de socialização. Exemplos: Necessidade de convivência (afiliação), de reconhecimento, de êxito social, de segurança, etc. Este grupo pode ser subdividido, por exemplo, entre motivações sociais centradas no indivíduo e ou centradas na sociedade.

15 a) Centradas no indivíduo (auto-afirmação): desejo de segurança, de ser aceite, de pertencer a um grupo, de alcançar um estatuto social elevado, de enriquecer, etc. b) Centradas na sociedade (independentes dos nossos interesses particulares): respeito pelo próximo, de solidariedade, de amizade, de amor, etc.      

16 Frustração Estado emocional que decorre do impedimento de satisfazer uma motivação; Surge quando um objectivo não é atingido devido a um obstáculo interno ou externo ao indivíduo.

17 Consequências da frustração
Agressão: directa (dirigida contra a fonte que provocou a frustração; a criança agride o pai que a impede de brincar ), e deslocada (dirigida para outras pessoas ou objectos; a criança proibida de brincar, destrói os brinquedos com que o pai a impede de brincar).      Ao longo do processo de socialização, o indivíduo aprende a lidar com as frustrações, inibindo, deslocando, dissimulando, ou compensando as suas manifestações de agressividade. Em situações extremas, o individuo pode dirigir as suas manifestações de agressividade deslocada para ele próprio (auto-agressão). 

18 Consequências da frustração
Apatia (indiferença ou inactividade). Face a contínuas frustrações o indivíduo pode cair na reacção apática (indiferença perante a fonte da frustração). A pulsão motivadora do comportamento é reduzida ou eliminada.

19 Conflito Situação em que duas ou mais motivações de intensidade semelhante estão em oposição. Ocorre quando: existem motivações simultâneas; intensidade das motivações é semelhante; a impossibilidade de realizar duas ou mais motivações obriga o sujeito a optar.


Carregar ppt "Processos conativos Psicologia, 12º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google