A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a."— Transcrição da apresentação:

1 NTE – Ijuí 36ª CRE

2

3

4 JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a realização de Seminários voltados para a inclusão digital no sistema educacional, uma vez que a digitalização provocou uma reconfiguração nas relações de ensino e de aprendizagem. O atual contexto, voltado a cibercultura nos remete a repensarmos práticas pedagógicas envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema educacional. Os temas enfatizam questões relacionadas e interligadas no cotidiano das escolas, ao mesmo tempo em que contribui para a implementação do Programa Estruturante Sala de Aula Digital, propiciando a inclusão digital dos professores, cabendo a estes se sensibilizarem às exigências da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, compreendendo as maneiras como ela se efetiva, sentindo a necessidade da mediação da interlocução que transforma informação em saberes e com isso a mudança de paradigma, através do princípio educativo da pesquisa. OBJETIVO Oportunizar momentos de estudo, sensibilização, reflexão, troca de experiências e novas aprendizagens, associadas ao aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas das escolas.

5 1.Como foi feita a sensibilização dos professores? A sensibilização foi realizada a partir do inicio do ano letivo, onde foi intensificada a data e divulgado às escolas, juntamente com a pré-programação do evento. O convite é realizado na reunião de diretores. A programação do Seminário é realizada pela avaliação e sugestões enviadas pelos cursistas no evento anterior. A divulgação se faz através de folderes, imprensa, e-mail... 2. Como a escola recebeu a proposta? A proposta recebeu com satisfação e com certo entusiasmo, pois foi inicio de ano letivo e houve tempo para se organizarem e prever no calendário escolar. 3. Quais os maiores problemas para a implementação do projeto? ►Recursos financeiros para a realização do Seminário; ►Nem todos os professores estão sensibilizados neste contexto das tecnologias digitais (TICs); ►A validação da certificação para a avaliação no Plano de Carreira do magistério.

6 4. Quais as soluções que foram encontradas/construídas? ● Contatos e acordos com eventuais parcerias como a Universidade local/UNIJUI, EFA, entre outras como ACI, Banrisul, BB... ● O envio do Projeto do Seminário com a intensão, objetivos, custos, parcerias à CATE e SE para a viabilização e apoio ao evento. ● O assumir do grupo de trabalho do NTE; ● A parceria dos professores. 5. O que poderá ser diferente na próxima vez? ♦ Divulgar a data do Seminário no final do ano Letivo para ser previsto no calendário escolar; 6. Qual o impacto dessa ação sobre a formação dos professores? ▪ A possibilidade do uso das TIC nas práticas de sala de aula; ▪ O compromisso do professor participante em dar retorno na escola e no próprio Seminário de sua aprendizagem na vivencia do evento; ▪ O desejo de querer mais.

7 7. Qual o impacto/resultado dessa ação na aprendizagem dos alunos? A metodologia proposta no Seminário traz resultado imediato na aprendizagem do aluno, pois o professor é solicitado a vivenciar na escola a prática adquirida nas oficinas. Essas vivencias valorizam o fazer pedagógico do professor participante e despertam o interesse de outros colegas a desenvolver e buscar ações práticas nessa área das tecnologias. 8. Quais perspectivas o grupo apresenta em relação ao desenvolvimento ou continuação do projeto/ação? Considerando a avaliação do Seminário, os cursistas possuem confiança no grupo organizador e do NTE. É de fundamental importância que se continue desenvolvendo o Seminário, as oficinas, relatos de experiências e temas significativos para o professor e a escola voltados ao uso das TIC.

8


Carregar ppt "NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google