A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Profs. Adriana Duarte Luciel H de Oliveira

2 Trabalho e organizações estão presentes na vida de todos.

3 Psicologia Organizacional...
Psicologia é a ciência do comportamento humano e (não humano),da cognição,da emoção e da motivação. Psicologia Clínica lida com as desordens emocionais e problemas psicológicos. Psicologia Organizacional compreende e intervêm em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. Psicologia Organizacional explora, analisa, compreende e interage as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, grupos e organizações.

4 Psicologia Organizacional se divide:
INDUSTRIAL Recursos Humanos Campo mais antigo Gerencia a eficiência organizacional por meio do RH. eficiência de projetos, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. ORGANIZACIONAL Movimento das relações humanas Foco no indivíduo Preocupa-se em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar.

5 Áreas de atuação... Empresas de consultoria 32%
Companhias privadas 15% Universidades 38% Governo 7% Outros 8%

6 Psicólogo organizacional e do trabalho...
Em atividades relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde.

7 Psicólogo organizacional e do trabalho...
Participa de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador, Atua como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações, Planeja e desenvolve ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, o sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações, estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho (QVT)

8 Psicólogo organizacional e do trabalho...
Participa do processo de desligamento de funcionários de organizações, em processos de demissões e na preparação para aposentadorias, Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento de recursos humanos, Participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando em projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas a ergonomia, Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde do trabalhador e suas condições de trabalho,

9 Psicólogo organizacional e do trabalho...
Participa da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursos humanos, Elabora programas de melhoria de desempenho, aproveitando o potencial e considerando os aspectos motivacionais relacionados ao trabalho, Atua na relação capital/trabalho no sentido de equacionar e dar encaminhamento a conflitos organizacionais, e Utiliza métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho, como entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais, dinâmicas de grupo, etc, para subsidiar as decisões na área de recursos humanos como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional e promover, em conseqüência, a auto-realização no trabalho.

10 Psicologia do trabalho
Mercado de trabalho, Análise de trabalho (cargas), Desemprego, Desempenho/fatores, Saúde e estresse no trabalho.

11 Gestão de pessoas Recrutamento e seleção, Educação e treinamento,
Avaliação de desempenho, Planos de carreira, Desenvolvimento gerencial.

12 Psicologia organizacional
Atitudes, percepções, emoções Motivação, satisfação, Liderança, processos decisórios, Gestão, poder e conflito, Cultura organizacional, Processos de mudança.

13 Níveis de atuação... Individual Grupal Organizacional Ambiental

14 História da Psicologia Organizacional
1913- Publicação do primeiro compêndio de psicologia organizacional. Psicólogos experimentais estavam interessados em aplicar novos princípios da psicologia para resolver problemas em organizações. 1917- Desenvolvimento dos principais testes psicológicos.

15 1921- primeiro PhD em Psicologia Organizacional
Influência do Trabalho de Taylor- estudo da produtividade. Princípios da Administração Científica: a)Cada trabalho deve ser analisado, para que o modo otimizado de executar as tarefas possa ser especificado. b) Os funcionários devem ser selecionados de acordo com as características do trabalho. c)Os funcionários deve ser treinados. d)Os funcionários devem ser recompensados por sua produtividade para incentivar o desempenho.

16 Influência da engenharia e psicologia- Frank e Lillian Gilbreth: O estudo do tempo e movimento.
estudos de Hawthorne- aspectos socias das organizações afetam o comportamento e desenvolvimento do funcionário. Estudo sobre a influência da luminosidade. Influências da primeira Guerra mundial – 1939 Testes psicológicos Army Alfa e Army Beta Influências da segunda Guerra Mundial –1939 testagem psicológicas, treinamento, avaliação de desempenho, desenvolvimento de equipes. 1964 –a Lei que protege os direitos dos cidadãos é aprovada nos EUA.

17 1970-a APA aceita a Psicologia Organizacional e Industrial.
1991- a lei que favorece os americanos com invalidez é aprovada nos E.U.A.

18 Movimentos inovadores na Psicologia Organizacional e do Trabalho
Movimento 1: práticas consolidadas e tradicionais são renovadas Análise do trabalho: processo de mudança Recrutamento e seleção: Diminui o peso dos testes psicológicos. Treinamento: fatores de competitividade, autogerenciamento no processo de crescimento pessoal e profissional. Avaliação de desempenho.

19 Movimento 2: novas práticas são incorporadas, ampliando as propostas de intervenção
Administração de pessoal: Planejamento e enriquecimento de cargos Movimentação e desligamento de pessoas Remuneração e benefícios Planejamento de recursos humanos Qualificação: Desenvolvimento de carreiras e planos de sucessão Desenvolvimento gerencial Desenvolvimento de equipes

20 Condições de trabalho e Higiene:
Segurança e prevenção de acidentes Ergonomia Saúde ocupacional Programas de ajustamento e bem-estar Assistência psicossocial Relações de trabalho: Programas de integração e socialização Regulação de conflitos Mudanças nos padrões de gestão Mudanças na organização do trabalho Mudanças organizacionais Programas de qualidade de vida no trabalho Programas de qualidade total

21 Movimento 3: amplia-se o nível de Intervenção frente aos problemas organizacionais e do trabalho
Do foco no indivíduo há um movimento consistente para entender e intervir sobre questões organizacionais mais amplas. Consideração da gestão de recursos humanos integrada e estratégica. Amplia-se o reconhecimento de que a pesquisa é uma prática indispensável para fundamentar as intervenções organizacionais. Além de propiciarem o conhecimento da realidade, funcionam como estratégias de participação dos empregados. Do plano das técnicas (aplicar instrumentos para solução de problemas específicos) a atuação evolui para os planos das táticas e estratégias e, finalmente, para o plano da formulação de políticas para as ações organizacionais.

22 Discussões... TENSÃO PSICOSSOCIAL MERCADO DE TRABALHO
TRABALHO SOBRE PRESSÃO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES STRESS OCUPACIONAL DUPLA JORNADA DE TRABALHO


Carregar ppt "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google