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PublicouLetícia Albuquerque Alterado mais de 9 anos atrás
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt1 Do MKT de Exportação ao MKT Global MKT Internacional: disciplina que estuda os aspectos ligados aos negócios internacionais das empresas. Antes: estudo do comércio internacional. Comércio InternacionalMkt Internacional Fluxos Fluxos de mercadorias entre as nações (tudo o que é alvo das estatísticas. Exclui os serviços (não originam fluxos reais) Inclui actividades ligadas aos serviços e todos os parâmetros de Mkt. Actores Conceito de economia e não da gestão. Estuda o comportamento dos países e, raramente, das multinacionais com actividades a nível global. Estuda o comportamento das empresas e de outras organizações (igreija, partidos politicos, org. ambientalistas, etc...)
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt2 Perspectivas do Mkt Internacional Mkt de ExportaçãoMkt InternacionalMkt Global 1ª Etapa no processo de internacionalização Transposição das fronteiras com mercadorias. Forma de prolongar a sua politica comercial do mercado externo. Procura de mercados idênticos ao mercado doméstico. Todo o processo e gestão é doméstico Importância dos mercados externos. Desenvolvimento de várias acções ao mesmo tempo em vários países. Principio da heterogeneidade dos consumidores. Plano de Mkt independente para cada mercado Adaptação ao mercado Controlo descentralizado por mercado. Controlo das variáveis de Mkt. O mundo como um único mercado. Significa vender o mesmo produto, da mesma forma em todos os mercados. Principio da homogeneidade dos consumidores. Desenvolvimento dos transportes. Desenvolvimento dos meios de comunicação. Crescimento e dimensão das empresas. Abolição das barreiras ao comércio internacional.
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt3 Vantagens globalização Vantagens Melhores performances Aperfeiçoamento dos produtos. Informação de Mkt. Melhor eficácia da comunicação. Diminuição do rísco de confusão na identificação do produto Economias de escala Produção Embalagem Estudos de mercado. Formação de vendedores Produção de material promocional Compras de espaço
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt4 Desvantagens da globalização Recursos Humanos Conflito entre centralização e responsabilidade local Motivação dos gestores locais Desvantagens MKT Perda de flexibilidade face aos consumidores Perda de criatividade para conciliar os interesses globais Meio Envolvente Aspectos legais Diferentes níveis de intensidade concorrencial
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt5 Mkt doméstico vs Mkt Internacional Produto P & D para ir ao encontro das necessidades do mercado Padronização/adaptação CVP e CVM Aspectos técnicos próprios Legislação Aspectos cultirais Preço Fixação do preço. Preços de promoção. Crédito Preço de transferência Adaptação de preços Taxas de câmbio Distribuição Gestão dos canais Modo de entrada Canais paralelos Countertrade Comunicação __________ Organização Mensagem Alvos. Plano de media _________________________ Focalização no mercado doméstico Adaptações da mensagem Restrições e costumes locais _______________________ Focalizada no mercado int MKT DomésticoMKT Internacional
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt6 Etapas do processo da Internacionalização
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt7 Procura de novas vantagens competitivas Apoiar-se no “Made in” e nos seus símbolos e aproveitar a notoriedade internacional de uma nação. Desenvolver a inovação tecnológica. Fazer referência ao passado histórico positivo Assegurar uma boa posição no seu mercado local Desenvolver uma estratégia internacional
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt8 Novas condições de acesso aos mercados As empresas são confrontadas com a competitividade das nações Mão de obra abundante Abundância de recursos naturais Taxas de juro aliciantes Promoção das exportações pelo poder politico Subvenções às importações Medidas protecçionistas Intensificação da concorrência mundial Banalização da tecnologia Dificuldade em manter posições vantajosas e competitivas. Choques petroliferos – incerteza, imprevisibilidade Terrorismo internacional Geoestratégia mundial: Zona Asia, Zona Europa, Zona Norte América
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt9 Factores facilitadores do comércio internacional Desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações a longa distância (por ex. a Internet) Redução dos entraves à circulação das mercadorias e do comércio internacional Maior estabilidade monetária Tendências para a redução de diferenças entre países do ponto de vista da produção e hábitos de consumo (cinema, música, Jeans, fast-food, …) Reducção de conflitos Crescimento dos países industrializados Criação de blocos comerciais (NAFTA, MERCOSUL, … Tentativas para liberalizar o comércio mundial (OMC) Actividade das empresas multinacionais
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt10 A Competitividade Internacional M. Porter (diamante)Fórum Económico Mundial Condições dos factores Potencial económico mundial Condições da procura Grau de internacionalização Industrias relacionadas e de suporte Governo Estratégia, estrutura e rivalidade empresarial Financiamento Governo Infraestruturas Acaso Direcção Ciências e tecnologia Capital humano
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt11 O Comércio Internacional e o ciclo de vida do produto. IntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclino Produz-se apenas no pais de origem Sim Exporta-se para os outros países através do pais de origem Sim Surgem novos competidores nos Países desenvolvidos Sim O País de origem produz no exterior Sim Produz-se em países em vias de desenvolvimento Sim Exporta-se para o pais de origem Sim
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt12 Algumas datas importantes no âmbito da lei internacional 1965 - Convenção do Banco Mundial estabeleceu um Centro Internacional de mediação de conflitos (ICSID - Internacional Centre for the Settlement of Investment Disputes) Nações Unidas (UNCITRAL - United Nation Commission for Internalcional Trade Law) Actualmente por razões de custo, discrição, o acordo de arbitriação tornou-se a forma mais eficaz de resolver conflitos internacionais na área do Marketing Internacional. (UNCITRAL) Foreign Corrupt Practices Act - Relativo a empresas dos EUA que estejam listadas na Bolsa de Valores e que podem ser penalizadas.
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt13 Aspectos Económicos (SLEPT) Meio envolvente macroeconómico: comercialização à escala mundial sem particular referência a uma região. Em cada país existem diferentes segmentos de mercado, receitas, preços, dimensões, concentrações (...) estas diferenças substâncias podem trazer oportunidades e riscos diversos. O método por vezes utilizado na avaliação dos preços global é do "Hambúrguer da Mcdonals". Não capacidade de competição em Mercados Mundiais leva a que restrições ou proteccionismo por parte dos países. Embora o GATT e a WTO tenham permitido uma liberalização do mercado internacional muitas barreiras persistem. Barreiras Tarifárias, Não Tarifárias e Invisíveis (Níveis de segurança, higiene, qualidade...).
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UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt14 Avaliação de Risco Político
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