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UFP Marketing Internacional Do MKT de Exportação ao MKT Global MKT Internacional: disciplina que estuda os aspectos ligados aos negócios.

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Apresentação em tema: "UFP Marketing Internacional Do MKT de Exportação ao MKT Global MKT Internacional: disciplina que estuda os aspectos ligados aos negócios."— Transcrição da apresentação:

1 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt1 Do MKT de Exportação ao MKT Global MKT Internacional: disciplina que estuda os aspectos ligados aos negócios internacionais das empresas. Antes: estudo do comércio internacional. Comércio InternacionalMkt Internacional Fluxos  Fluxos de mercadorias entre as nações (tudo o que é alvo das estatísticas.  Exclui os serviços (não originam fluxos reais)  Inclui actividades ligadas aos serviços e todos os parâmetros de Mkt. Actores  Conceito de economia e não da gestão.  Estuda o comportamento dos países e, raramente, das multinacionais com actividades a nível global.  Estuda o comportamento das empresas e de outras organizações (igreija, partidos politicos, org. ambientalistas, etc...)

2 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt2 Perspectivas do Mkt Internacional Mkt de ExportaçãoMkt InternacionalMkt Global  1ª Etapa no processo de internacionalização  Transposição das fronteiras com mercadorias.  Forma de prolongar a sua politica comercial do mercado externo.  Procura de mercados idênticos ao mercado doméstico.  Todo o processo e gestão é doméstico  Importância dos mercados externos.  Desenvolvimento de várias acções ao mesmo tempo em vários países.  Principio da heterogeneidade dos consumidores.  Plano de Mkt independente para cada mercado  Adaptação ao mercado  Controlo descentralizado por mercado.  Controlo das variáveis de Mkt.  O mundo como um único mercado.  Significa vender o mesmo produto, da mesma forma em todos os mercados.  Principio da homogeneidade dos consumidores.  Desenvolvimento dos transportes.  Desenvolvimento dos meios de comunicação.  Crescimento e dimensão das empresas.  Abolição das barreiras ao comércio internacional.

3 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt3 Vantagens globalização Vantagens Melhores performances  Aperfeiçoamento dos produtos.  Informação de Mkt.  Melhor eficácia da comunicação.  Diminuição do rísco de confusão na identificação do produto Economias de escala  Produção  Embalagem  Estudos de mercado.  Formação de vendedores  Produção de material promocional  Compras de espaço

4 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt4 Desvantagens da globalização Recursos Humanos  Conflito entre centralização e responsabilidade local  Motivação dos gestores locais Desvantagens MKT  Perda de flexibilidade face aos consumidores  Perda de criatividade para conciliar os interesses globais Meio Envolvente  Aspectos legais  Diferentes níveis de intensidade concorrencial

5 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt5 Mkt doméstico vs Mkt Internacional Produto  P & D para ir ao encontro das necessidades do mercado  Padronização/adaptação  CVP e CVM  Aspectos técnicos próprios  Legislação  Aspectos cultirais Preço  Fixação do preço.  Preços de promoção.  Crédito  Preço de transferência  Adaptação de preços  Taxas de câmbio Distribuição  Gestão dos canais  Modo de entrada  Canais paralelos  Countertrade Comunicação __________ Organização  Mensagem  Alvos.  Plano de media _________________________  Focalização no mercado doméstico  Adaptações da mensagem  Restrições e costumes locais _______________________  Focalizada no mercado int MKT DomésticoMKT Internacional

6 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt6 Etapas do processo da Internacionalização

7 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt7 Procura de novas vantagens competitivas Apoiar-se no “Made in” e nos seus símbolos e aproveitar a notoriedade internacional de uma nação. Desenvolver a inovação tecnológica. Fazer referência ao passado histórico positivo Assegurar uma boa posição no seu mercado local Desenvolver uma estratégia internacional

8 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt8 Novas condições de acesso aos mercados  As empresas são confrontadas com a competitividade das nações  Mão de obra abundante  Abundância de recursos naturais  Taxas de juro aliciantes  Promoção das exportações pelo poder politico  Subvenções às importações  Medidas protecçionistas  Intensificação da concorrência mundial  Banalização da tecnologia  Dificuldade em manter posições vantajosas e competitivas.  Choques petroliferos – incerteza, imprevisibilidade  Terrorismo internacional  Geoestratégia mundial: Zona Asia, Zona Europa, Zona Norte América

9 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt9 Factores facilitadores do comércio internacional Desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações a longa distância (por ex. a Internet) Redução dos entraves à circulação das mercadorias e do comércio internacional Maior estabilidade monetária Tendências para a redução de diferenças entre países do ponto de vista da produção e hábitos de consumo (cinema, música, Jeans, fast-food, …) Reducção de conflitos Crescimento dos países industrializados Criação de blocos comerciais (NAFTA, MERCOSUL, … Tentativas para liberalizar o comércio mundial (OMC) Actividade das empresas multinacionais

10 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt10 A Competitividade Internacional M. Porter (diamante)Fórum Económico Mundial  Condições dos factores  Potencial económico mundial  Condições da procura  Grau de internacionalização  Industrias relacionadas e de suporte  Governo  Estratégia, estrutura e rivalidade empresarial  Financiamento  Governo  Infraestruturas  Acaso  Direcção  Ciências e tecnologia  Capital humano

11 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt11 O Comércio Internacional e o ciclo de vida do produto. IntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclino Produz-se apenas no pais de origem Sim Exporta-se para os outros países através do pais de origem Sim Surgem novos competidores nos Países desenvolvidos Sim O País de origem produz no exterior Sim Produz-se em países em vias de desenvolvimento Sim Exporta-se para o pais de origem Sim

12 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt12 Algumas datas importantes no âmbito da lei internacional 1965 - Convenção do Banco Mundial estabeleceu um Centro Internacional de mediação de conflitos (ICSID - Internacional Centre for the Settlement of Investment Disputes) Nações Unidas (UNCITRAL - United Nation Commission for Internalcional Trade Law) Actualmente por razões de custo, discrição, o acordo de arbitriação tornou-se a forma mais eficaz de resolver conflitos internacionais na área do Marketing Internacional. (UNCITRAL) Foreign Corrupt Practices Act - Relativo a empresas dos EUA que estejam listadas na Bolsa de Valores e que podem ser penalizadas.

13 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt13 Aspectos Económicos (SLEPT) Meio envolvente macroeconómico: comercialização à escala mundial sem particular referência a uma região. Em cada país existem diferentes segmentos de mercado, receitas, preços, dimensões, concentrações (...) estas diferenças substâncias podem trazer oportunidades e riscos diversos. O método por vezes utilizado na avaliação dos preços global é do "Hambúrguer da Mcdonals". Não capacidade de competição em Mercados Mundiais leva a que restrições ou proteccionismo por parte dos países. Embora o GATT e a WTO tenham permitido uma liberalização do mercado internacional muitas barreiras persistem. Barreiras Tarifárias, Não Tarifárias e Invisíveis (Níveis de segurança, higiene, qualidade...).

14 UFP Marketing Internacional ajcaro@ufp.pt14 Avaliação de Risco Político


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