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PLANEJAMENTOPENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGICO “ Se muito vale o já feito, Mais vale o que será” Fernando Brant.

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1 PLANEJAMENTOPENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGICO “ Se muito vale o já feito, Mais vale o que será” Fernando Brant

2 Vamos Combinar? Anote somente o essencial, preste atenção no professor Celular no Vibracall Faça perguntas e traga a sua experiência ?

3 Apresentação Instrutor: Ítalo Coutinho, graduado em Engenharia Mecânica, pós em GP, mestre em Administração de Empresas, flamenguista, bondespachense, professor, sócio da Saletto. Alunos

4 Apresentar o conceito de planejamento estratégico e sua aplicação no dia-a-dia das organizações. Objetivo da palestra: Agenda: Conceitos Importantes Pesquisa Realizada Jogos Exercícios Práticos Aplicação

5 Como seria sua reação na seguinte situação? O seu chefe (gestor) solicita que vá até a banca de frutas da esquina e compre 01 maçã. Porém, quando você chega na banca, as maçãs já acabaram. Sua reação é: (a)Retornar e informar ao seu chefe que as maçãs acabaram; (b)Pesquisar preços e condições de outras frutas e informar ao seu chefe, para ele escolher qual desejaria; (c)Comprar laranja e levar para seu chefe; Para refletir:

6 Qual o seu FOCO? Introduzindo o Conceito de Negócio

7 Modelo de Gestão de Negócio FOCO ESTABELECER METAS FOCO DESDOBRAR METAS FOCO ATINGIR METAS

8 PRINCÍPIO ATIVO DO MÉTODO DE GESTÃO DO NEGÓCIO - PDCA PDCA

9 A ARTE DA GUERRA – Sun Tzu “A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.” Sun Tzu

10 Definindo o Negócio “O negócio de uma empresa é definido pela necessidade que está sendo atendida, quem está sendo atendido, e como este atendimento está sendo feito.”

11 Definindo Estratégia “Chandler, 1962: Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e afetação de recursos para atingir esses objetivos. Ansoff, 1965 Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema.

12 Porter, 1980 Estratégia competitiva são acções ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento. Mintzberg, 1988 Estratégia é uma força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente..” Definindo Estratégia

13 Definindo Planejamento.. Planejamento: se refere ao estabelecimento de objetivos, isto é, direção e linhas de ação adequadas para alcançá-los...

14 Definindo Planejamento Estratégico “Fischmann e Almeida (1990) definem planejamento estratégico de uma forma mais técnica, lançando algumas questões, como: Qual é a nossa missão? O que queremos ser? Quais nossos objetivos, metas e políticas? Resumindo: onde, quando, com quem e como a empresa realizará seus negócios?”

15 Video

16 Definição do Negócio NEGÓCIO: FORNECEDORESINSUMOSPRODUTOSCLIENTES 1°2°3°4°

17 Estrutura Organizacional do Negócio HIERARQUIAS E FUNÇÕES FUNÇÕES GERENCIAIS OPERACIONAIS DIREÇÃO GERENCIAMENTO ASSESSORAMENTO SUPERVISÃO OPERAÇÃO ORGANOGRAMA DIRETORIA ASSESSORAMENTO GERENCIAMENTO 1 GERENCIAMENTO 2 SUPERVISÃO 2 SUPERVISÃO 1 OPERAÇÃO 1OPERAÇÃO 2

18 Missão A missão de uma organização define seu papel na sociedade. A missão de uma gerência define o seu papel (a sua utilidade) dentro da organização. Visão Sonho com data marcada para acontecer. É onde e como a organização espera estar no futuro. Crenças e Valores 1º. Conjunto de idéias em que a organização acredita para a condução de seu negócio. 2º. Conjunto de princípios que orientam a organização. Fundamentos da Organização

19 A ARTE DA GUERRA – Sun Tzu “Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada...” Sun Tzu

20 Missão Visão Crenças e Valores Fundamentos da Organização

21 Conjuntura Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico NEGÓCIO POLÍTICOS ECONÔMICOS LEGAIS DEMOGRÁFICOS SOCIAIS ECOLÓGICOS TECNOLÓGICOS CULTURAIS LOGÍSTICA E INFRA-ESTRUTURA

22 Conjuntura Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico Fatores Políticos Fatores Econômicos Fatores Legais Fatores Demográficos

23 Fatores Sociais Fatores Ecológicos Fatores Tecnológicos Fatores Culturais Fatores de Logística e Infra-estrutura Conjuntura Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico

24 Cenários Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico

25 Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo CENÁRIO OTIMISTA Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo CENÁRIO PESSIMISTA Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo CENÁRIO MAIS PROVÁVEL Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico

26 A ARTE DA GUERRA – Sun Tzu “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu

27 Modelo de Oliveira/Ansoff Postura estratégica e estratégias genéricas

28 Sobrevivência   riscos e  pontos fracos. –  custos  deve-se ter bastante cuidado – perspectivas caóticas  abandono do negócio  venda estratégica. – Ex. Indústria de máquinas de escrever, latões de leite, CFC’s... Postura estratégica e estratégias genéricas

29 Manutenção   riscos e  pontos fortes – Já conquistou uma posição no mercado  pelo menos manter a situação conquistada até surgirem oportunidades melhores. – Busca usufruir dos seus pontos fortes e reduzir os seus pontos fracos. –  ritmo de investimentos  ”hora da colheita” Postura estratégica e estratégias genéricas

30 Crescimento   riscos e  pontos fracos. – investir na melhoria dos pontos fracos  aproveitamento das oportunidades – criação de produtos e serviços inovadores – formação de alianças estratégicas – expansão para novos mercados Postura estratégica e estratégias genéricas

31 Desenvolvimento   riscos e  pontos fortes – investir em novos produtos – expandir para novos mercados – adquirir ainda mais vantagens competitivas em relação à concorrência. – investir em P&D – diversificar produtos numa mesma linha para outras linhas. – buscar ser “fazedora de regras” em vez de ser “seguidora de regras” Postura estratégica e estratégias genéricas

32 Forças que Impulsionam & Forças que Restringem Qual o resultado de nossa pesquisa?

33 Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Fatores Externos Fatores Internos CRESCIMENTOMELHORIA MANUTENÇÃOSOBREVIVÊNCIA

34 Metas META = OBJETIVO + VALOR + PRAZO Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico

35 Desdobramento de Metas Podem ser também utilizados campos que indiquem: "onde"; "porque" e "quanto custa", de acordo com as necessidades específicas da situação analisada (5W2H). Decompor, alinhar e consistir as Metas e Ações para que cada um dos envolvidos faça sua parte no atingimento dos resultados esperados. Plano de Ação Balizamentos para Construção de Planejamento Estratégico META ESTRATÉGICA JANEIROFEVEREIROMARÇOABRIL Semana O QUECOMO RESP. 12345123451234512345 O que vai ser feito De que forma Nome 05 15

36 A ARTE DA GUERRA – Sun Tzu “É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade. ” Sun Tzu

37 Obrigado !

38 Autor: Ítalo de Azeredo Coutinho Natural de Bom Despacho/MG. Engenheiro Mecânico graduado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - MG. Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC. Mestre em Administração de Empresas pela FUMEC - Belo Horizonte - MG. Atuação em diversos níveis técnicos e gerenciais, destacando-se as atuações como Professor em Cursos de Gestão de Projetos pelo CREA-MG, Sociedade Mineira de Engenheiros, Newton Paiva, UFMG, FUNCESI, UNIPAC, FSG, FGV, Faculdades Pitágoras, PUCMinas e In Company, sua experiência profissional inclui a docência em cursos abertos de curta duração, coordenação de equipes multidisciplinares em projetos diversos, e consultorias em empresas de pequeno porte.Sócio-diretor da Saletto Engenharia de Serviços e consultor associado da Luís Borges Assessoria em Gestão. Mantém na internet o portal de gestão de projetos PMKB: www.pmkb.com.br e o site sobre sua cidade natal: www.bomdespachomg.com.br. Contatos com o autor: contato@italonaweb.com.br @italonaweb www.italonaweb.com.br Outros livros do autor: Aderência de Processos de Projetos de Engenharia Consultiva PMO (Project Management Office) para Projetos Industriais Solução OpenSource para Gerenciar seus Projetos de Engenharia Gestão de Contratos e Aquisições em Projetos de Engenharia Para adquiri-los, acesse www.engeweb.eng.br


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