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Administração de Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento O treinamento para impacto requer uma identificação cuidadosa dos objetivos, uma avaliação sistemática das alternativas e uma mensuração precisa dos resultados obtidos. Treinamento como atividade Treinamento para impacto Caracterizado por: Ausência de cliente; Ausência de necessidade negocial; Ausência de avaliação de eficácia de desempenho ou das causas; Ausência de esforços para preparar o ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento Ausência de medição de resultados. Parceria com o cliente; Vínculo com uma necessidade negocial; Avaliação da eficácia do desempenho e das causas; Preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento; Medição dos resultados. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

3 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento Modelo diagnóstico do processo de treinamento Levantamento das necessidades Treinamento e desenvolvimento Avaliação Levantamento de necessidades: Análise da organização Análise de tarefas e capacidade, habilidades e conhecimento Análise da pessoa Objetivos institucionais Desenvolvimento de critérios Seleção e estruturação dos programas de instrução Treinamento Uso de modelos de avaliação MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento O ambiente de treinamento deve ser projetado tendo em vista atender a nove aspectos básicos: Prender a atenção; Informar os objetivos aos aprendizes; Estimular a lembrança dos pré-requisitos; Apresentar o material para o treinamento; Oferecer orientação ao aprendizado, como instruções verbais, “dicas” e contexto; Provocar o desempenho, por exemplo, pedindo a solução de um problema; Oferecer realimentação; Avaliar o desempenho; Aumentar a retenção e a transferência do aprendizado, por exemplo, fornecendo uma grande variedade de exemplos ou tipos de problemas. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

5 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento É muito importante que o instrutor esteja preparado, ele precisa assegurar-se de ter feito o seguinte: Divulgação do programa; Divulgação do horário, local e outras informações sobre o evento; Preparado as instalações; Verificado detalhes físicos como cadeiras, alimentação e suprimentos; Providenciado os equipamentos necessários e verificado seu funcionamento; Estabelecido os objetivos do treinamento; Estudado seu plano de aula para antecipar a reação do grupo e preparar as experiências. Exemplos e histórias; Desenvolvido seu entusiasmo pessoal pelo assunto a ser tratado. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

6 Administração de Recursos Humanos II
Treinamento O aprendizado acelerado é uma abordagem do ambiente que enfatiza aspectos como: Ser positivo e acolhedor; Oferece condições confortáveis e naturais; Agradar o treinando; Diminuir a tensão e a ansiedade do treinando; Ser apoiador tanto do treinamento como do instrutor; Usar múltiplas abordagens de aprendizagem; Permitir diferentes estilos, velocidades e necessidades de aprendizado, em vez de forçar todo mundo a aprender do mesmo jeito; Tornar o aprendizado divertido; Enfatizar o aprendizado em grupo; Utilizar materiais que combinem texto e ilustrações. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


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