A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento da Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento da Comunicação
TEN VITOR Subdivisão de Relações públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61)

2 Vídeo 1 - Planejamento

3 OBJETIVO Conhecer a sistemática de planejamento da Comunicação Social na FAB (Cn)

4 ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação
Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação

5 ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação
Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação

6 Como vou planejar? Desafio do planejamento Acúmulo de funções
Aniversário da OM Convites e brindes para autoridades Como vou planejar? Churrasco do esquadrão Acúmulo de funções Festa de fim de ano Cerimonial Cotejamento Falta de recursos Comissão de provas Formaturas Escala de representação

7 Desafio do planejamento
Quatro princípios são fundamentais para o planejamento da comunicação KUNSCH (2003) Estratégia de Comunicação Social da Aeronáutica 142-2

8 Desafio do planejamento
A área de comunicação precisa ocupar um espaço estratégico na estrutura organizacional; OCUPAMOS???

9 Desafio do planejamento

10 Desafio do planejamento
Capacitação do executivo principal, responsável pela comunicação e da equipe que conduzirá o processo; SOMOS CAPACITADOS???

11 Desafio do planejamento

12 Desafio do planejamento
A organização deve ter consciência da importância de fazer o planejamento estratégico da comunicação; A COMUNICAÇÃO É RECONHECIDA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE GESTÃO???

13 Desafio do planejamento

14 Desafio do planejamento
IV. Valorização de uma cultura organizacional corporativa, em que se crie possibilidade efetiva de participação das pessoas, envolvendo-as no processo de formulação do planejamento estratégico. O EFETIVO PARTICIPA E CONTRIBUI PARA O SEU PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO? VOCÊ PARTICIPA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO SISCOMSAE?

15 Parte integrante do processo? Participação x Imposição
Desafio do planejamento Parte integrante do processo? Participação x Imposição

16 Desafio do planejamento
A área de comunicação precisa ocupar um espaço estratégico na estrutura organizacional; Capacitação do executivo principal, responsável pela comunicação e da equipe que conduzirá o processo; A organização deve ter consciência da importância de fazer o planejamento estratégico de comuninação; Valorização de uma cultura organizacional corporativa, em que se crie possibilidade efetiva de participação das pessoas, envolvendo-as no processo de formulação do planejamento estratégico.

17 Desafio do planejamento
A capacidade de executar a estratégia é mais importante do que a qualidade da estratégia em si KAPLAN & NORTON (2000) – Organização orientada para a estratégia Planejamento só funciona quando sai do papel, e só sai do papel quando acontece engajamento das pessoas envolvidas; Precisamos de pessoas que se identifiquem, defendam e valorizem o trabalho da comunicação; que demonstrem interesse; Devemos buscar a integração e participatividade no SISCOMSAE – relacionamento CECOMSAER e Elos; Reclamem, sugiram, questionem.

18 Desafio do planejamento

19 Desafio do planejamento

20 Desafio do planejamento
Desafio permanente de conscientizar a Instituição sobre a importância estratégica da comunicação social Valorização da Comunicação Social

21 Desafio do planejamento
As melhores ideias surgem do cotidiano, de coisas simples, daquilo que é sincero. Valorização da Comunicação Social

22 Desafio do planejamento
Vídeo doação de órgãos

23 Desafio do planejamento
Vídeo dia das mães

24 Desafio do planejamento
Valorização da comunicação social na FAB: Sensibilização de todo o efetivo da instituição, não apenas a chefia imediata (ela muda). Engajamento do efetivo nas campanhas e projetos Recursos humanos e financeiros Evita acúmulo de funções Rotatividade dos Elos Maior facilidade para executar o planejamento

25 ROTEIRO Desafio do planejamento da comunicação
Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica

26 Desafio do planejamento
Sistemática de planejamento?

27 Sistemática de Planejamento
Macro x Micro Plan. Estr. da Org. X Plan. da Com. Garantir uma postura estratégica da Com. Social Sistemática de Planejamento

28 Sistemática de Planejamento
O que é planejamento? Planejamento Atividade permanente e continuada que se desenvolve de modo orientado e racional, sistematizando um processo de tomada de decisões na solução de um problema, que envolve, também, a implantação e o controle. DCA 11-1 Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica, de 29 de julho 2009.

29 Sistemática de Planejamento
Na FAB o planejamento é realizado em três níveis: Estratégico Operacional Tático

30 Sistemática de Planejamento
Nível estratégico Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) COMPETÊNCIA DO EMAER É o processo de formulação de estratégias para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças ambientais utilizando os pontos fortes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão. A formalização desse processo resulta na elaboração dos seguintes documentos: Missão da Aeronáutica, Política Militar da Aeronáutica, Estratégia Militar da Aeronáutica e o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER)

31 Sistemática de Planejamento
Nível operacional PLANO SETORIAL SEFA DCTA COMGAR DEPENS DECEA COMGAP COMGEP

32 Sistemática de Planejamento
Nível tático PROGRAMA DE TRABALHO COMPETÊNCIA DAS OM SUBORDINADAS AOS ODSA É focado na confecção de Programas de Trabalho e na execução das tarefas referentes aos projetos e atividades constantes do PEMAER, dos Planos Setoriais e dos Programas de Trabalho decorrentes.

33

34 Sistemática de Planejamento
Subordinação Sistêmica Exemplo: 1ºGAvCa  (COMAR 3 ) CECOMSAER  EMAER PT  Plano Setorial  PEMAER

35 Sistemática de Planejamento

36 Sistemática de Planejamento
Comunicação = atividade meio Deve contribuir para a consecução de TODOS os objetivos estratégicos da Aeronáutica e sua missão COMO?

37 ROTEIRO Desafio do planejamento estratégico de comunicação
Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação

38 Projetos e atividades de comunicação PLANO SETORIAL
Projetos de Comunicação Atividades de Comunicação

39 Atividades de comunicação
Projetos e atividades de comunicação Atividades de comunicação Assessoria de imprensa; Relações Públicas; Produção e divulgação.

40 Projetos e atividades de comunicação
Assessoria de imprensa Comunicação prévia de ocorrência; Atendimento aos veículos de comunicação; Sugestão de pauta.

41 Projetos e atividades de comunicação
Relações Públicas Relacionamento com os públicos estratégicos; Eventos estratégicos; Responsabilidade Social, etc

42 Projetos e atividades de comunicação
Produção e Divulgação Produção e envio de matérias jornalísticas ao CECOMSAER; Vídeos, periódicos, cartazes, outdoor, post mídias sociais, blog, etc..

43 PROJETO ??? Projetos e atividades de comunicação “Forças no Esporte”;
É COMPOSTO POR DIVERSAS ATIVIDADES AGREGA ESFORÇOS PROPOSTA ESTRATÉGICA CONCEPÇÃO E PLANEJAMENTO MAIS ROBUSTO E ABRANGENTE PROJETO ??? “Forças no Esporte”; “Soldado cidadão”; Curso preparatório para alunos carentes; Reciclagem; “Portões Abertos”; Ciclo de palestras; Encontro de comunicação social; etc.

44 PROJETOS Projetos e atividades de comunicação ATIVIDADES R.P.
ATIVIDADES A.I. ATIVIDADES P.D.

45 Projetos e atividades de comunicação Cabine V2 Ferramenta de gestão

46 Projetos e atividades de comunicação
INDICADOR DE PRODUTIVIDADE Permitirá quantificar o volume de projetos e ações realizados tomando-se como base as atividades permanentes de maior demanda (relações públicas, assessoria de imprensa e produção e divulgação). INDICADOR DE ASSERTIVIDADE Permitirá qualificar os projetos e ações realizados, considerando o grau de contribuição para o cumprimento dos objetivos constantes do Plano Setorial do CECOMSAER e da Política de Comunicação Social da Aeronáutica. INDICADOR DE COMPROMETIMENTO Permitirá avaliar o cumprimento de prazos, com relação aos programas de trabalho e à participação nos eventos propostos pelo CECOMSAER, bem como à rotatividade do efetivo da comunicação social.

47 Projetos e atividades de comunicação E os projetos e atividades de instituições externas? Parcerias? Devo apoiar?

48 Solicitação de gravação de documentário/novela, confecção de livro, realização de evento em parceria. O que fazer?

49 Desafio do planejamento
Âmbito local (OM) ou nacional (FAB)? Instituição pública ou privada? Ideologia do veículo? Objetivo e Sinopse do projeto? Público-alvo do projeto? Nome e característica das personagens (novela)? Instituições apoiadoras? Plano de comunicação/divulgação do projeto?

50 Desafio do planejamento
Potencial para promover a boa imagem da instituição Riscos potenciais à imagem da instituição Desafio do planejamento Ética Responsabilidade social Transparência Verdade

51 ROTEIRO Desafio do planejamento estratégico de comunicação
Sistemática de Planejamento Institucional da Aeronáutica Projetos e Atividades de Comunicação

52 OBJETIVO Conhecer a sistemática de planejamento da Comunicação Social na FAB (Cn)

53 “Nada é permanente, exceto a mudança”
Heráclito de Éfeso (540 a.C a.C)

54 TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas
Obrigado! TEN VITOR Subdivisão de Relações Públicas Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61)


Carregar ppt "Planejamento da Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google