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O FUTURO DA ÁREA DE R.H..

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1 O FUTURO DA ÁREA DE R.H.

2 se tem levantado dúvidas
Desde que R.H. existe, pouco mais de 50 anos, se tem levantado dúvidas sobre o seu futuro. Por que ? Enio Resende

3 Mas R.H. não só tem sobrevivido, como também mostra avanços.
E as perspectivas são de um futuro promissor. Enio Resende

4 O crescente reconhecimento da importância da área de R.H. está
diretamente relacionado com a crescente percepção da importância do fator humano para os resultados das organizações.

5 terá futuro diferentes e ...
R.H. tem passado, presente e terá futuro diferentes e ... emocionantes Enio Resende

6 A EXPERIÊNCIA EM R.H. MOSTRA
☹ Vive-se frequentes frustrações, mas ☺ mas também muitas possibilidades de realização profissional. ☹ Tem-se algumas decepções, ☺ há muitos momentos de entusiasmo e satisfação. Enio Resende

7 POR QUE COGITAR-SE DO FUTURO DE R.H. ? 1
Porque é uma área ou atividade das organizações muito sujeita a ser impactada por fatores conjunturais: economia, desenvolvimento tecnológico, mudanças no mercado e nas leis . Portanto, o futuro não será repetitivo. Enio Resende

8 R.H. evolui FATORES DETERMINANTES DA EVOLUÇÃO DE R.H.
quando a economia vai bem: as empresas produzem mais e se desenvolvem. Contratam, treinam, promovem pessoas. Melhoram sua remuneração, etc. R.H. estagna ou regride Se, ao contrário, as empresas reduzem suas atividades. Engavetam suas políticas, enxugam seus quadros. O mercado de trabalho desaquece. Enio Resende

9 FATOS E FATORES CONDICIONANTES DA EVOLUÇÃO DE R.H.
Fases de + evolução de R.H. 1995 GLOBALIZAÇÃO E COMPETITIVID. 1988/95 REENGENHARIAS 1978/88 FORTALECIMENTO DO SINDICALISMO 1968/75 O início 2º GRANDE DES. EMPRESARIAL 1955/60 Fase de + decadência 1º GRANDE DES. EMPRESARIAL 1945/55 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Fase do chamado “milagre brasileiro” Enio Resende

10 IMPORTANTE TOMADA DE CONSCIÊNCIA

11 QUEM MAIS DIFICULTA A REALIZAÇÃO OU ATUAÇÃO DA ÁREA DE R.H. ?
◆ Os empresários ou dirigentes ? ◆ Os gerentes e supervisores ? ◆ Os próprios profissionais ? Enio Resende

12 UMA IDÉIA QUANTITATIVA
Os dirigentes % Os gerentes intermediários % Os próprios profissionais de R.H % Enio Resende

13 TOMADA DE CONSCIÊNCIA NECESSÁRIA 1
Práticas tradicionais de R.H. são mais reativas, demasiado operacionais, fazem só o básico e agregam pouco. ◆ D P cuida das obrigações e rotinas trabalhistas. ◆ A seleção preenche vagas. ◆ T e D integra pessoas, cuida de treinamentos externos, promove algum treinamento comportamental e de chefia, poucas vezes baseados em necessidades diagnosticadas. Enio Resende

14 TOMADA DE CONSCIÊNCIA NECESSÁRIA 2
◆ Cargos e salários muito tecnicista, “caixa preta” e ai na rotina. A prática do PLR menos vezes criteriosa-mente vinculadas a resultados. ◆ Ainda se faz muita avaliação de “desempenho” comportamental, pouco útil – e desastrosa quando vinculada a salários nominais. ◆ A Administração de Benefícios costuma ser apenas eficiente. Enio Resende

15 R.H. ESTRATÉGICA Evoluir de uma competência predominantemente
TOMADA DE CONSCIÊNCIA 3 R.H. Evoluir de uma competência predominantemente TÉCNICISTA E OPERACIONAL para uma competência predominantemente ESTRATÉGICA Enio Resende

16 MAS HÁ MUITO MAIS MOTIVOS E ENCARAREM SEUS DESAFIOS
PARA OTIMISMO PRINCIPALMENTE SE OS PROFISSIONAIS DE R.H. ASSUMIREM SEUS PAPÉIS E ENCARAREM SEUS DESAFIOS Enio Resende

17 “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”
Peter Drucker “Ó vida futura ! Nós te criaremos” Carlos Drummond de Andrade

18 A MÉDIO E LONGO PRAZOS, VEREMOS
Inevitável (e mais bem comportada) evolução da economia Renovação e crescimento quantitativo e qualitativo de organizações + consciência da importância do fator humano, + demanda de pessoal, inclusive qualificado Gestão de pessoas evoluindo organizacional, técnica e estrategicamente Enio Resende

19 UMA NOVA REALIDADE PARA A GESTÃO DE PESSOAS
É PRECISO TER EM MENTE: Muitas das teorias foram desenvolvidas para a “Geração baby boomer”, em fim de carreira. A maioria das pessoas existentes agora nas organizações são da “Geração X”. R.H. e as lideranças precisam ser recicladas para saber lidar com as novas gerações. Enio Resende

20 ESTÁGIO DE EVOLUÇÃO DE R.H.
Estimativa empresas com + de 50 empregados Agora Em 10 anos Estágio rudimentar % % Básico melhorado % % Aperfeiçoado % % Evoluído % % Enio Resende

21 Cresce o número de empresas pequenas, com menos de 100 empregados,
FENÔMENO RECENTE Cresce o número de empresas pequenas, com menos de 100 empregados, que adotam algumas práticas, instrumentos e sistemas de Gestão de Pessoas, com profissionais próprios ou com apoio de consultorias. Enio Resende

22 e pro-ativos. Entrosando mais e melhor com áreas e R.H.
COMO É UM R.H. EVOLUÍDO (1) ◆ Bem organizado e informatizado nos assuntos básicos e rotineiros. ◆ R e S: processos e técnicas mais eficientes e pro-ativos. Entrosando mais e melhor com áreas e R.H. ◆ T e D: + objetividade nos LNT´s e na programação; melhor otimização de recursos; maior qualidade dos programas; efetivo acompanhamento dos resultados. Enio Resende

23 COMO É UM R.H. EVOLUÍDO (2) ◆ T e D entrosando também com planos de carreira, sucessão, qualidade e produtividade Mais objetividade e sistematização dos programas de DG. ◆ Remuneração fixa evoluindo para ser baseada em competência. PLR efetivamente baseado em resultados das áreas e da empresa. Planos de incentivos quando couber. ◆ Planos de benefícios melhor administrados e flexíveis. Foco na Qualidade de Vida no trabalho. Enio Resende

24 COMO É UM R.H. EVOLUÍDO (3) Organizacional.
◆ Três sistemas de Avaliação de Pessoal devidamente vinculados: i) Avaliação de Desempenho; ii) Avaliação de Potencial; iii) Avaliação de Comportamento. ◆ Planos de Carreira horizontal e vertical bem definidos e bem implementados. Planos de sucessão para todos os cargos estratégicos. ◆ Sistematização das Pesquisas e Gestão de Clima Organizacional. ◆ Aperfeiçoamento constante das Relações Trabalhistas e Comunitárias. Assim como da HMST. Enio Resende

25 FOCO DE R.H. PARA RESULTADOS
R.H./Gestão de Pessoas Suprimento e Desenvolvim. de Pessoas Remuneração e Recompensas Relações Trabalhistas e Comunitárias Gestão do Clima Organizacional Qualidade Trabalho e Vida Enio Resende

26 MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA GESTÃO DE PESSOAS
Visão tradicional Moderna/Futura - Recurso (descartável) - Capital humano/talento - Funcionário (que funciona) - Colaborador/parceiro - Operário (que opera) - Empreendedor - Mão de obra Cabeça/coração de obra - Fator de custo Fator chave sucesso, investimento “As organizações, regra geral, estão mais preparadas para lidar com funcionários/operários do que com seres humanos” Enio Resende

27 ORIENTAÇÕES MODERNAS E ESTRATÉGICAS DE R.H.
☛ Alinhado com os objetivos da empresa. ☛ Voltado para satisfação dos clientes (internos). ☛ Voltado para resultados - agregar valores. ☛ Criação de valores (competência, transparência). ☛ Ampliação de missões (cidadania, meio ambiente) ☛ Descentralização - atuação junto às áreas. ☛ Compartilhamento de papéis e responsabilidades. Enio Resende

28 COMPETÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE R.H. (1) (Área e profissionais)
► Competência estratégica. ► Saber obter resultados e agregar valores. ► Agilidade e objetividade nas entregas. ► Senso de prioridade na implementação de planos e programas. ► Competência para mudar e desenvolver culturas. ► Saber compartilhar objetivos, atuar em parceria e integradamente. Enio Resende

29 COMPETÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE R.H. (2)
► Saber proagir e empreender ► Habilidade de relacionamento e interação ► Ser multifuncional/policompetente ► Saber ser agente de mudanças ► Ser adaptável e flexível ► Ser automotivado, assertivo e persistente Enio Resende

30 ☛ Energizador/revitalizador
PAPÉIS MODERNOS DE R.H ☛ Agente de Mudanças ☛ Suporte Técnico ☛ Consultor Interno ☛ Facilitador ☛ Integrador ☛ Diagnosticador ☛ Educador ☛ Energizador/revitalizador Necessário Desejável Enio Resende

31 POSTURAS DE R.H. - condição para êxito profissional -
◆ Assumir papéis e responsabilidades ◆ Assumir riscos ◆ Empreender ◆ Proagir ◆ Persistir ◆ Mostrar assertividade Enio Resende

32 OU SEJA ... Enio Resende

33 OU ... Enio Resende

34 CUIDADO COM ESTAS ARMADILHAS
☹ Submeter-se demasiado às demandas de rotina. ☹ Encantamento excessivo com modelos sofisticados, não condizentes com a realidade das organizações. ☹ Adotar discurso moderno sem mudar paradigmas organizacionais e culturais. ☹ Submeter-se demais aos objetivos simplistas de redução de custos, deixando de “brigar” por recursos necessários. ☹ Conhecer só o lado aparente, técnico e operacional das empresas benchmarking Enio Resende

35 Em suma:

36 PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS
☺ R.H. será uma atividade cada vez mais presente e valorizada nas organizações. Mercado profissional crescente. ☺ O Brasil tem um futuro promissor (BRIC), e o desenvolvimento econômico e empresarial inevitáveis. ☺ É uma atividade profissional rica de possibilidades, requerendo qualificações e capacitações diferenciadas em diferentes empresas. ☺ Uma atividade profissional que requer atualização e aprofundamento constantes. Enio Resende

37 Façam a sua parte porque:
MENSAGENS FINAIS (1) Façam a sua parte porque: ☺ O desenvolvimento econômico fará a sua, aumentando número e porte das organizações. ☺ As novas gerações de empresários são/serão mais conscientes da importância do fator humano. ☺ O desenvolvimento gerencial (que solicitará mais R.H.) é inevitável. ☺ Evoluções tecnológicas e organizacionais serão constantes. Enio Resende

38 MENSAGENS FINAIS (2) “Seu futuro depende de muitas coisas,
mas principalmente de você ” Frank Tyger “Tudo pode ser feito melhor do que está sendo feito” Henry Ford “O homem só é feliz se puder desenvolver e utilizar todas as suas capacidades e possibilidades.” Jostein Gaarder Enio Resende

39 ☛ 40 anos de experiência em R.H.
☛ Mais de 100 programas de aperfeiçoamento ☛ Atuação como consultor em cerca de 180 organizações ☛ Mais de 1500 atuações em cursos e palestras ☛ Autor de 16 livros Site: E.mail: Fone: (11)

40 Empenhem-se ! Boa sorte ! Sucessos !
Enio Resende


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