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As Estratégias para o Novo Milênio

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Apresentação em tema: "As Estratégias para o Novo Milênio"— Transcrição da apresentação:

1 As Estratégias para o Novo Milênio jose-meireles@uol.com.br

2 Relação IED/PMB Períodos 1984-89 1990-95 1996-99 2000-05 Relações 1,89 2,06 2,45 3,08 US$ Bilhões FLUXOS CRESCENTES DE INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO (IED) A Internacionalização das Economias Nacionais MUDANÇAS OBSERVADAS NOS ANOS 90 Fonte: International Monetary Fund.

3 A Internacionalização das Economias Nacionais MUDANÇA NA ESTRUTURA DE COMPETIÇÃO: MAIOR CONCENTRAÇÃO MUDANÇAS OBSERVADAS NOS ANOS 90 Fonte: International Monetary Fund. 24,2 199153,1 199269,7 199377,1 199479,4 199571,8 199675,8 199773,1 199882,4 199976,3 ANOS FUSÕES E AQUISIÇÕES NOVOS PROJETOS APLICAÇÕES DO IED (% DO TOTAL) Média ponderada anos 90 75,8 Tendências 2001-10 46,9 30,3 22,9 20,6 28,2 24,2 26,9 17,6 23,7

4 A ATRATIVIDADE DOS PAÍSES: Um Novo Fator de Promoção do Crescimento 1. Tamanho do mercado 2. Estabilidade política 3. Crescimento do PNB 4. Ambiente de regulação 5. Repatriação de lucros 6. Estabilidade macroeconômica 7. Tamanho do PNB 8. Qualidade das condições infra-estruturais 9. Presença de concorrentes 10. Custo/qualidade do fator trabalho O ponto de vista dos investidores (% dos que destacaram os dez fatores mais importantes) Fonte: A T. Keaney

5 COMPETITIVIDADE: UM INDICADOR RELEVANTE DAS CONDIÇÕES DOS PAÍSES n = Número de variáveis por fator Instituições e Economia Interna Avaliação macroeconômica da economia internaCompetitividade Pessoas Disponibilidade e qualificação dos recursos humanos Internacionalização Grau de participação do país nos fluxos internacionais de comércio e investimentos Ciência e Tecnologia Capacitação tecnológica e científica em conjunto com o sucesso da pesquisa básica e aplicada Governo Grau em que as políticas do governo induzem a competitividade Infra-estrutura Grau em que os recursos e sistemas são adequados para servir às necessidades básicas dos negócios Management Grau em que as empresas são gerenciadas de forma inovadora, rentável e responsável Finanças Desempenho do mercado de capitais, qualidade e custos dos serviços financeiros n = 42n = 27n = 34 n = 25 n = 28 n = 17 Fonte: World Economic Forum.

6 PREMISSAS DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE DOS PAÍSES 1. Pessoas Qualificação, habilidade e produtividade. Flexibilidade das instituições legais. Eficiência de programas sociais. Qualificação, habilidade e produtividade. Flexibilidade das instituições legais. Eficiência de programas sociais. 5. Finanças Menor spread. Intermediação: sofisticação, extensão e eficiência. Menor risco financeiro. Menor spread. Intermediação: sofisticação, extensão e eficiência. Menor risco financeiro. 2. Instituições e Economia Interna Estabilidade macroeconômica. Estabilidade institucional. Segurança pública. Ambiente seguro para negócios. Estabilidade macroeconômica. Estabilidade institucional. Segurança pública. Ambiente seguro para negócios. 3. Internacio- nalização Baixas barreiras. Maior participação no comércio mundial. Maior receptividade a investimentos. Baixas barreiras. Maior participação no comércio mundial. Maior receptividade a investimentos. 6. Infra-estrutura Disponibilidade e eficácia dos sistemas de transporte. Disponibilidade e custos da energia. Telecomunicações amplas e sofisticadas. Maior suporte para execução de projetos. Disponibilidade e eficácia dos sistemas de transporte. Disponibilidade e custos da energia. Telecomunicações amplas e sofisticadas. Maior suporte para execução de projetos. 7. Management Qualidade da estratégia. Bom desempenho em indicadores funcionais. Capacitação dos quadros. Qualidade das escolas de administração e negócios. Qualidade da estratégia. Bom desempenho em indicadores funcionais. Capacitação dos quadros. Qualidade das escolas de administração e negócios. 4. Governo Menor interferência nos mercados. Competência: eficácia em tributar e alocar. Menor número de tributos e alíquota agregada menor. Desestatização: desengajamento nos negócios. Menor interferência nos mercados. Competência: eficácia em tributar e alocar. Menor número de tributos e alíquota agregada menor. Desestatização: desengajamento nos negócios. 8. Ciência e Tecnologia Capacidade para absorver tecnologias avançadas. Maior geração doméstica. Investimento público em P&D de fins não militares. Qualidade das instituições de pesquisa. Capacidade para absorver tecnologias avançadas. Maior geração doméstica. Investimento público em P&D de fins não militares. Qualidade das instituições de pesquisa. Fonte: World Economic Forum.

7 OS PONTOS FORTES (I) OS PONTOS FORTES (I) Consolidação de sistema político democrático. Reordenamento da economia:  Estabilização: fim do ciclo de hiperinflação.  Abertura maior.  Maior atenção para competitividade/atratividade.  Reformas estruturais e institucionais. Mercado expressivo e promissor em termos globais:  Magnitude do PIB.  Peso e liderança na integração regional.  Potencial de expansão. Qualidade da estratégia do governo:  Orientação doutrinária moderna.  Reposicionamento estratégico: mudança no portfólio de atividades do setor público (desengajamento do estado-empresário). Diversidade – amplo leque de atividades produtivas:  Potencialidades geoeconômicas.  Abundância e diversidade de matérias-primas.  Diversidade de solos e climas.  Diversidade cultural.  Raras células vazias na matriz de insumo-produto. As Condições Brasileiras Fonte: FDC/J. P. Rossetti

8 OS PONTOS FORTES (II) Importância estratégica e geopolítica em termos globais. Importância estratégica e geopolítica em termos globais. Sistema financeiro fortalecido e atualizado: Sistema financeiro fortalecido e atualizado:  Tecnologia e agilidade.  Portfólio de produtos.  Abrangência institucional. Capacidade instalada: atualizada ou em rápida atualização. Capacidade instalada: atualizada ou em rápida atualização.  Fim do ciclo de sucateamento.  Mudanças e inovações com maior conteúdo tecnológico. Crescente consciência pública dos problemas nacionais: Crescente consciência pública dos problemas nacionais:  Meios especializados: avaliações racionais.  Opinião pública: conscientização e poder de influência.  Congresso Nacional: menos permeável ao populismo. Traços culturais: Traços culturais:  Adaptabilidade.  Flexibilidade.  Baixa aversão à mudança. Base demográfica pluriracial, sem conflitos radicais de origem étnica ou religiosa. Base demográfica pluriracial, sem conflitos radicais de origem étnica ou religiosa. Fonte: FDC/J. P. Rossetti As Condições Brasileiras

9 OS PONTOS FRACOS (I) Instituições políticas:  Fragmentação político-partidária.  Oposicionismo radical.  Modelo de representação na Câmara Federal e Assembléias Estaduais.  Qualidade dos quadros. Poder Judiciário e Justiça:  Constituição analítica e pendente de regulamentações.  Anacronismo dos códigos.  Lentidão processual.  Inimputabilidade e impunidade. Condições sociais:  Estrutura de repartição da renda e da riqueza: alta concentração.  Pobreza absoluta: altas taxas de exclusão sócio-econômica.  Indicadores convencionais evidenciando condições perversas.  Violência urbana e segurança social em níveis críticos. Riscos de descontinuidade estratégica:  Visões contraditórias: mudanças não assimiladas.  Credos e valores conflitantes governo/oposição. Fonte: FDC/J. P. Rossetti As Condições Brasileiras

10 AltaMédiaBaixa COMPETITIVIDADE Fonte: World Economic Forum Alta Atratividade Média Baixa POSIÇÕES DO BRASIL NOS RANKINGS GLOBAIS

11 BRASIL: As Perspectivas no início do Novo Milênio CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: PROPRIEDADE DO CAPITAL Privatizações: menor ritmo, mas continua. Menor participação da ECN:  Custos financeiros altos.  Escalas reduzidas.  Não integradas a cadeias globais.  Alvos de aquisições. Fonte: FDC/J. P. Rossetti

12 CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: MERCADOS Abertura econômica. Presença crescente de EG. Mercados concentrados, mas competitivos. Reduzida capacidade para ditar preços. Resultados comprimidos. Mudança em preços relativos: setores de base em posição privilegiada. Focalização: menor diversificação de negócios. Realocação geográfica das plantas: custos dos fatores e incentivos. Fonte: FDC/J. P. Rossetti BRASIL: As Perspectivas no início do Novo Milênio

13 CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: ATUAÇÃO DAS EG Investimentos crescentes em escalas. F&A nos países de origem. De olho nos mercados emergentes. Penetração agressiva:  F&A locais.  Novas plantas. Fatores de atração:  Dimensão do mercado.  Crescimento potencial. Fatores de retraimento:  Perspectivas políticas.  Posições do país em rankings globais. De olho em empresas endividadas: trocam exigíveis internos por externos. De olho em empresas com questões sucessórias. BRASIL: As Perspectivas no início do Novo Milênio Fonte: FDC/J. P. Rossetti

14 CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: FATORES DE ALTA RELEVÂNCIA Capital humano e modelo de gestão. Defasagem tecnológica zero. Produtividade como meta crucial. Escalas competitivas. Estratégia:  Clareza  Agressividade  Comprometimento Fonte: FDC/J. P. Rossetti BRASIL: As Perspectivas no início do Novo Milênio

15 O SUCESSO DAS EMPRESAS ESTABILIDADE INTERNA DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

16 Estratégias atuais Estabilidade interna  Maior rentabilidade  Maior produtividade  Melhor gerenciamento dos ativos Desenvolvimento empresarial  Vantagem competitiva

17 As estratégias contemporâneas a estabilidade interna A equação mágica A equação mágica F = CF + CV + LUCRO A mudança na orientação A mudança na orientação  F  é a única solução para o desenvolvimento empresarial??  e em recessão??

18 As estratégias contemporâneas a estabilidade interna Diminuição dos custos fixos Diminuição dos custos fixos  Racionalização de processos, aproveitando sinergias  Terceirização (em vantagem competitiva) Diminuição dos custos variáveis Diminuição dos custos variáveis  Aumento da produtividade Otimização de processos Otimização de processos  Aumento do giro dos produtos

19 Vantagem competitiva;  Preferência dos consumidores  Diferenciação no negócio  Diferenciação pelos talentos especiais na empresa  Posição privilegiada por estar presente num bom negócio  Posição privilegiada pela inovação As estratégias contemporâneas o desenvolvimento empresarial


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