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Projeto Portfólio Produto

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Apresentação em tema: "Projeto Portfólio Produto"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Portfólio Produto
Projetos estratégicos da Reitoria Projeto Portfólio Produto Desenvolvimento da metodologia de gestão do portfólio de produtos e serviços Centro de eventos do Hotel Mercure | 28 de agosto de 2008 | São José SC

2 Metodologia de gestão Grupo de trabalho Grupo de trabalho
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Grupo de trabalho Grupo de trabalho Gabriela Silveira Fiates Vera Ochs Schneider Alberto Vieira da Silva | coordenação Fabiano Bossle Miguel | programação e planejamento inicial do projeto Janaína Dias de Oliveira | colaboração inicial Baltazar d’Andrade Guerra | colaboração inicial Getúlio Nunes | consulta Valter Schmitz Neto | consulta

3 Conceitos e definições Ambiente do projeto: Unisul e macro-ambiente
Projeto Portfólio Produto Sumário Conceitos e definições Ambiente do projeto: Unisul e macro-ambiente Da matriz ao portfólio Metodologia de gestão do portfólio Aplicação e implementação da metodologia Próximos passos

4 Conceitos & definições
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Conceitos & definições Conceitos & definições

5 Projeto Portfólio Produto Conceitos & definições
Portfólio (de uma universidade): Conjunto de ativos do conhecimento que representam, individualmente ou em conjunto, a oferta de produtos da universidade, que geram um valor agregado quando combinados uns com os outros, ou quando investidos em novos ativos. = “carteira de produtos”. Produto: Conceito alargado de produto e serviço, resultado da atividade da universidade, consubstanciado no desenvolvimento qualitativo e quantitativo de sua oferta. Inclui cursos, programas, projetos, serviços e seus derivados. Resultados: Qualquer valor agregado derivado de um conjunto de fatores dirigidos para um dado objetivo. No caso particular da universidade, entende-se que os resultados podem ser tangíveis, intangíveis e mistos, variando num espectro amplo, desde os resultados puramente econômicos aos resultados sociais, passando pelo foco primordial da universidade: desenvolvimento da ciência e do conhecimento.

6 Metodologia de gestão Ambiente do projeto Ambiente do projeto
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Ambiente do projeto Ambiente do projeto

7 Cadeia de Valor X Projetos Estratégicos
Ativos do Conhecimento Relacionamento com clientes e comunidades Portfólio de Produtos e Serviços Educação Continuada Prover acesso estruturado a base de conteúdos Gerir propriedade intelectual Definir áreas de foco e vocação regional Gerir ciclo de vida dos produtos e serviços Criar modelo de referência para educação permanente Desvincular formação de diploma Criar estruturas de suporte a nacionalização / internacionalização Desenvolver o portal da Unisul do Futuro Funcionar 24x7 Estruturar mecanismos de relacionamento contínuo c/ egresso Processo de educação da Unisul do Futuro Adequar a metodologia de ensino e aprendizagem da Unisul do Futuro Desenvolver redes internacionais para troca permanente de saberes Redes de parceria e alianças Gerir a carteira de alianças e parcerias Desenvolvimento humano e profissional Criar cultura de solidariedade e colaboração Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural Desenvolver políticas, estrutura e ações de recursos humanos Modelo de gestão institucional sustentável Adequar as estruturas de gestão universitária (acadêmica e administrativa) Adequar regras estatutárias alinhando a gestão tático-operacional a gestão estratégica Criar modelo de governança adequado a estratégia Recriar os mecanismos de monitoramento e sustentabilidade econômico-financeira

8 Ambiente do projeto do ponto de vista da estratégia da Unisul
Projeto Portfólio Produto Ambiente do projeto Ambiente do projeto do ponto de vista da estratégia da Unisul Ativos do Conhecimento Portfólio de Produtos e Serviços Portfólio de Produtos e Serviços Relacionamento com clientes e comunidades Educação Continuada Processo de educação da Unisul do Futuro Redes de parcerias e alianças Desenvolvimento humano e profissional Modelo de gestão institucional sustentável

9 Macro-ambiente do projeto
Projeto Portfólio Produto Ambiente do projeto Macro-ambiente do projeto Sociedade indivíduos Ensino cursos Ciência tecnologia Economia mercado universidade universidade Pesquisa desenvolvimento científico tecnológico Governo e legislação marco legal Extensão interação comunitária Cultura humanidades

10 Ambiente local do projeto
Projeto Portfólio Produto Ambiente do projeto Ambiente local do projeto Questão-chave: – Identificar os elementos do portfólio da universidade Ensino cursos Portfólio universidade Pesquisa desenvolvimento científico-tecnológico Extensão interação comunitária

11 Metodologia de gestão Da matriz ao portfólio Da matriz ao portfólio
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Da matriz ao portfólio Da matriz ao portfólio

12 Portfólio da universidade é um conjunto de ativos do conhecimento
Projeto Portfólio Produto Da matriz ao portfólio O que é portfólio da universidade? Portfólio Portfólio da universidade é um conjunto de ativos do conhecimento No presente contexto, o conteúdo do portfólio da universidade é identificado por Produto(s). Cursos Projetos Serviços Eventos Mixx Desafios: operar a evolução cursos  conhecimento pensar o portfólio num contexto de educação permanente abrir a porta ao novo, ex: ITEC, disciplinas isoladas, liberal arts Programas: não estão contemplados por serem constituídos de vários produtos, geridos individualmente.

13 O que contém o portfólio da universidade?
Projeto Portfólio Produto Da matriz ao portfólio O que contém o portfólio da universidade? Desenvolvimento científico Desenvolvim. tecnológico Pesquisa aplicada Desenvolv. da cidadania Desenv. educ. permanente Graduação Pós-graduação Seqüenciais Extensão Disciplinas isol. Cursos Projetos Serviços Eventos Mixx Pesquisa básica Pesquisa avançada Extensão Portfólio Aos alunos e funcionários À comunidade externa Consultoria aos setores público e privado Compartilhamento e sociabilização do saber Participação comunitária na vida da universidade Melhoramento e solidariedade social Desenvolvimento regional Programas: não estão contemplados por serem constituídos de vários produtos, geridos individualmente.

14 O que contém o portfólio da universidade?
Projeto Portfólio Produto Da matriz ao portfólio O que contém o portfólio da universidade? Zona de tensão Portfólio Cursos Projetos Serviços Eventos Mix Vizinhança do portfólio Elementos balizadores Permeabilidade Elementos catalisadores Programas: não estão contemplados por serem constituídos de vários produtos, geridos individualmente. Zona de tensão

15 O que contém o portfólio da universidade?
Projeto Portfólio Produto Da matriz ao portfólio O que contém o portfólio da universidade? Zona de tensão Vizinhança do portfólio Demanda e mercado de trabalho Tendências e pressões do Zeitgeist Práticas dos competidores (melhores e piores) … outros elementos Portfólio Elementos balizadores Missão, visão, valores, estratégias da Reitoria Unisul do futuro: áreas de foco / competências essenciais / educação permanente Projeto pedagógico institucional > em mutação Permeabilidade Elementos catalisadores Comprometimento da Reitoria e Diretores de Campus Competências individuais Ambiente diferenciado, espaços vivência universit. Relacionamentos interpessoais Programas: não estão contemplados por serem constituídos de vários produtos, geridos individualmente. Zona de tensão

16 Vizinhança do portfólio
Projeto Portfólio Produto Da matriz ao portfólio Vizinhança do portfólio Desenvolvimento regional sustentável Avanços e tendências em educação, ciência e tecnologia Oportunidades Ameaças Ameaças Conjuntura política, legal e econômica Portfólio Oportunidades Concorrência hostil Oportunidades Oportunidades de parcerias, alianças e convênios Oportunidades Melhores práticas no país e exterior Ameaças Ameaças

17 Metodologia de gestão do portfólio
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Metodologia de gestão do portfólio Metodologia de gestão do portfólio

18 Objetivos da gestão do portfólio
Projeto Portfólio Produto Metodologia Objetivos da gestão do portfólio Questão-chave: – Obter resultados Potencializar de forma sistemática e permanente os ativos e as competências essenciais existentes para oferecer produtos que fortaleçam o posicionamento estratégico da universidade. Portfólio A metodologia de gestão do portfólio tem base no vetor objetivos-resultados

19 Objetivos … > algumas condições de sucesso para atingir resultados
Projeto Portfólio Produto Metodologia Objetivos … > algumas condições de sucesso para atingir resultados implica implica Otimização permanente da inovação ponderada das sinergias potenciais das oportunidades da gestão de pessoas, motivações & talentos dos investimentos em infra-estrutura e tecnologia dos relacionamentos da informação (pró-KM) e da comunicação interpessoal Atitudes permanentes Gestão orientada para a operacionalização das decisões estratégicas institucionais Alinhamento da gestão de RH com os projetos estratégicos Reitoria: Dar respaldo à mudança organizacional Suavização da dicotomia “Academia vs. Gestão” e “Projeto pedagógico vs. Plano estratégico Profissionalização da gestão Monitoramento permanente das áreas de foco / mobilidade da composição do portfólio ciclo de vida de cada produto do desempenho do produto das oportunidades e ameaças dos custos e desperdícios da inércia e desmotivação dos relacionamentos dos resultados face aos objetivos pretendidos da atualização científica, pedagógica e tecnológica

20 Objetivos da gestão do portfólio > onde aplicar?
Projeto Portfólio Produto Metodologia Objetivos da gestão do portfólio > onde aplicar? Questão-chave: – Onde será aplicada a metodologia de gestão do portfólio? Áreas de foco estratégico institucionais e regionais Áreas de conhecimento no mesmo campus, inter-campi e inter-institucional Quaisquer produtos favoráveis a Mixx

21 Fatores-chave para obter resultados na gestão do portfólio
Projeto Portfólio Produto Metodologia Fatores-chave para obter resultados na gestão do portfólio Maximizar resultado econômico + margem / Minimizar custos Identificar demanda futura / antecipar / agir Gerar sinergias entre as áreas de conhecimento, intra e inter campi e com outras institucionais Atualizar permanentemente os currículos disciplinares Inovar nas práticas pedagógicas Formar profissionais excelentes, comprometidos com a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental Compartilhar e adequar recursos (estruturas, equipamentos, tecnologias, pessoas e custos) para os objetivos pretendidos Concretizar alianças, parcerias e convênios e otimizá-las Operar mudança nos hábitos, paradigmas e atitudes da congregação e da estrutura administrativa Dotar qualquer produto de relevância social Portfólio

22 Áreas de resultado da aplicação da metodologia
Projeto Portfólio Produto Metodologia Áreas de resultado da aplicação da metodologia Atitudes Resultados Ciência & educação: Diferencial científico, e pedagógico na formação Novo produto Gestão: Incremento na sustentabilidade econômica, financeira, qualidade da gestão; agilização da análise, decisão e implementação de produtos Avaliação continuada do portfólio existente Ajustes ao Portfólio existente Pro-atividade para mudança e inovação Social: Melhorias no desenvolvimento comunitário e no comprometimento humano, social e ambiental Agilização dos processos de análise, decisão e implementação Agilização na decisão & na implementação Institucional-sistêmica: Garantir o alinhamento com foco estratégico, obter sinergias diversas, prestígio crescente, notoriedade & imagem, atração de egressos, clientes e parceiros, etc.

23 Aplicação & implementação
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Aplicação & implementação Aplicação & implementação

24 Gestão do portfólio Atores Ferramentas Processos de suporte
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia de Gestão do Portfólio > mapa geral Gestão do portfólio Processo central Atores Concepção, planejamento e implementação de novos produtos Ferramentas Avaliação continuada Processos de suporte Adequação e melhoria dos produtos existentes

25 Guia de navegação O que eu faço agora? ODF Observatório do futuro
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia de Gestão do Portfólio > mapa geral > instrumentos Atores Ferramentas Processos de suporte Coordenador liberado dos processos admin. “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata Análise e otimização dos processos orientada para a agilização da decisão (novos produtos) e a sustentabilidade economico-financeira (produtos existentes) Vice-Coordenador emerge para assumir os processos adm. Indicadores analíticos (se necessário) CSG Comissão suporte à gestão do portfólio Guia de navegação O que eu faço agora? ODF Observatório do futuro Plano de gestão (ou de negócios) Acid test: liquidez reduzida ou quick ratio. Dá a idéia clara da capacidade da empresa para, sem grandes riscos, ser capaz de solver os seus compromissos de curto prazo. = Ativo Circulante - Existências / Passivo circulante. Admite dificuldades de possível falência pelo que se considera que as existências não poderão ser transformadas de imediato em dinheiro, ou pelo menos que essa conversão será sempre abaixo do custo de inventário .

26 ODF Observatório do futuro
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Questão-chave: – Equipe de gestão alinhada pela estratégia e orientada para resultados Metodologia… > mapa geral > atores Atores Liberação do coordenador (se o produto for curso) dos principais processos administrativos da coordenação, e poder assumir seu papel de articulador e dinamizador entre o curso e os atores internos e externos. Coordenador liberado dos processos admin. Novo papel do vice-coordenador (se o produto for curso) – passa a assumir os processos/tarefas administrativos e ficar mais próximo dos alunos, em parceria e contato permanente com o coordenador. Vice-Coordenador emerge para assumir os processos adm. CSG Comissão suporte à gestão do portfólio CSG - Comissão de suporte à gestão do portfólio-produto: Assegura o suporte permanente ao coordenador (ou gestor) para objetivos-resultados. Existe nos níveis institucional e produto (campus-curso) mas o pivô é o nível de produto (curso, área de conhecimento, serviço, etc.) ODF Observatório do futuro ODF – Observatório do Futuro Grupo de trabalho escaneador de tendências, melhores práticas e oportunidades de inovação a aprimoramento do portfólio. Nos cursos em que houver eleição, desvincular o voto de coordenador do voto de vice. Se houver duas ou mais chapas, o candidato mais votado será o coordenador e o candidato que obteve o resultado imediato será o vice. ***Fabian***

27 CSG Comissão suporte à gestão do portfólio
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Nível institucional Atores Reitor ou elemento Gabinete Diretor de campus Pró-R. ou elemento da ProAd Pró-R. ou elemento da ProAc Pró-R. ou elemento da ProRH Diretor / elemento Marketing Pivô operacional Nível produto Coordenador ou gestor do produto 2 Coordenadores dos produtos afins na mesma área de conhecimento Gerente de mercado do campus Elemento do GEPEX (o que for aplicável ao produto) Elemento da Reitoria (Planejamento ou Marketing ou outro) CSG Comissão suporte à gestão do portfólio

28 Observatório do futuro
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Atores O Observatório do Futuro (ODF) é um grupo de pesquisadores não convencionais, focado na otimização da atividade dos atores da gestão do portfólio. Não é um órgão estrutural, mas funcional, é parte integrante da equipe portfólio. Desempenho esperado do ODF: Visão inovadora sobre o futuro da universidade, da ciência, do conhecimento e da cultura Idéias e sugestões sobre Mixx e novos produtos Pesquisa e informação sobre novas tendências e paradigmas, melhores práticas e “provocações” interdisciplinares e transversais Interação com gestores / coordenadores e CSG ODF Observatório do futuro

29 Observatório do futuro
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Os componentes do Observatório do Futuro (mín. 3, máx. 5) reportam à Reitoria, trabalham de perto com CSG e gestores, e conhecem detalhadamente a oferta da Unisul. Possuem perfil ao mesmo tempo rebelde e tradicional, sonhador e realista, acadêmico e estratégico; não estabelecem fronteiras, derrubam- nas; têm visão ampla e dinâmica do conhecimento. O ODF não possui restrições que não sejam a necessidade de foco na oferta da universidade, através do portfólio de produtos, para a renovação continuada deste e a otimização do ciclo de vida dos produtos existentes. Os componentes do ODF deverão ter um certo índice de rotatividade e ser substituídos ao fim de anos, gradativamente. Cursos Projetos Serviços Eventos Mix Portfólio ODF Observatório do futuro

30 Guia de navegação O que eu faço agora?
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Ferramentas Conhecer o desempenho de um produto face a seu ciclo de vida e plano de gestão “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata Indicadores analíticos (se necessário) Dotar o coordenador ou gestor de aconselhamento e sugestões práticas de aprimoramento do produto Guia de navegação O que eu faço agora? Plano de gestão (ou de negócios) Dotar o coordenador ou gestor de instrumentos de navegação e ação

31 Guia de navegação O que eu faço agora?
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Conjunto de indicadores de aplicabilidade imediata,cujos resultados retornam imediatamente eventuais problemas no desempenho atual do produto. Qualquer resultado abaixo do padrão definido alerta para a necessidade de indicadores analíticos. Ferramentas “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata Roteiro prático de questões situacionais associadas a linhas de ação (causa-efeito) convidando o gestor a desenvolver e aprimorar seu produto no sentido do futuro, cultivando uma atitude de alinhamento com os temas & projetos estratégicos institucionais. Segue de perto os indicadores do Acid test. Indicadores analíticos (se necessário) Guia de navegação O que eu faço agora? Aplica-se qualquer modelo razoável de plano de gestão. Sugere-se, pela simplicidade e abrangência, o de Drucker (2002) – Drucker Foundation Self -Assessment Tool for Non-Profit Organisations – com adaptações. Plano de gestão (ou de negócios)

32 Foco estratégico & competências
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Ferramentas “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata Mercado Financeiro Acadêmico Foco estratégico & competências

33 “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Mercado Evolução semestral das matrículas (cursos e isoladas) nos últimos 3 anos Previsão de demanda futura > caracterização do cliente de disciplinas isoladas (aluno / egresso / outro) % das vagas ocupadas nos últimos 3 anos (semestral) % de evasão, transferências e trancamentos > identificação de razões Índice de satisfação do aluno / cliente / usuário / parceiro Imagem do produto no mercado profissional (incidência especial nas áreas de foco) % de cursos que ofertam conjuntamente (ex: seqüenciais, extensão, pós lato-sensu, etc.) % de disciplinas de diferentes cursos que estão sendo ofertadas isoladamente e que permitam uma formação personalizada. “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata

34 “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Financeiro Evolução da margem de contribuição nos últimos 3 anos (semestral) Evolução do resultado líquido nos últimos 3 anos (semestral) e da natureza dos custos e proveitos Evolução do preço / nº de matrículas nos últimos 3 anos (semestral) “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata

35 “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia … > mapa geral > ferramentas Acadêmico Evolução da produção científica e intelectual de docentes e alunos nos últimos 3 anos (semestral) > apresentação de artigos científicos em eventos da área | publicação de artigos em revistas científicas e outras | publicação de livros ou capítulos de livros. Evolução semestral da % de participação de docentes e alunos em projetos / composição dos projetos - últimos 3 anos. Evolução semestral do número de projetos intra/extra curso > composição dos projetos (E.P.E.) > - últimos 3 anos Alguns indicadores e avaliações externas (CEE, Enade, GE, OAB, Exames de residência) - últimos 3 anos. Evolução da % de aprovação / reprovação no curso (totais e por disciplina) - últimos 3 anos. Evolução semestral do índice de satisfação dos alunos - últimos 3 anos. Evolução semestral da evasão / motivos - últimos 3 anos “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata

36 Foco estratégico & competências
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia de Gestão do Portfólio > ferramentas Foco estratégico & competências O produto está alinhado pela estratégia da universidade? > fazer comparação entre as premissas do plano de gestão do produto e os projetos estratégicos institucionais Tentou ligação ou sinergias com as áreas de foco ? O produto satisfaz as áreas de foco regionais definidas e as necessidades regionais do mercado de trabalho? As competências essenciais definidas estão satisfeitas? – com quais o produto está / não está alinhado, e em que medida? O curso tentou explorar de algum modo as parcerias e alianças institucionais? – Quantos convênios de iniciativa do curso foram assinados com outras IES ou parceiros nos últimos 3 anos? – e no âmbito internacional? Quais são as parcerias e convênios com ações efetivas em andamento? - Quais foram os resultados nos últimos 3 anos? – Qual a % de parcerias e convênios ociosos? “Acid test” Checklist de indicadores-chave para avaliação imediata Competências essenciais: habilidade para 1 - … produzir e prover conhecimento personalizado (one-to-one) ao longo da vida 2 - … produzir e transferir para a sociedade, conhecimentos e tecnologias resultantes de pesquisa aplicada nas áreas foco da Unisul 3 - …. criar ambiente diferenciado de aprendizagem

37 Metodologia de Gestão do Portfólio > ferramentas
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia de Gestão do Portfólio > ferramentas Ferramentas A aplicação dos indicadores analíticos faz-se quando o Acid-test retornar elementos de alerta em qualquer das dimensões: mercado, financeiro, acadêmico, foco estratégico & competências. Sugestão de metodologias: Indicadores da 1ª fase do projeto (após revisão e validação por uma equipe multidisciplinar, sob coordenação da equipe). Metodologia construtivista Multi-critério de Apoio à Decisão - MCDA-C (Ensslin 2006, outros autores) - em estudo por Dutra, Lima e Mazon na Unisul. Tendo base construtivista, ela pode integrar os indicadores da 1ª fase do projeto e outros elementos adaptados ao contexto. Indicadores analíticos (se necessário após Acid-test) Metodologia Multi-critério de Apoio à Decisão - Construtivista

38 Guia de navegação O que eu faço agora?
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia… > mapa geral > ferramentas Ferramentas “O que eu faço agora?” segue tanto quanto possível os indicadores do Acid test, mas não depende deles. A metodologia desse questionário baseia-se no princípio geral do BSC e, por outro, segue a mesma lógica da construção do Painel do Gestor (elaborado com a Audax). O roteiro não gera indicadores – ele vai às causas dos indicadores. Roteiro prático de questões situacionais associadas a linhas de ação (causa-efeito). Convida o gestor a desenvolver e aprimorar seu produto, em alinhamento com os temas & projetos estratégicos institucionais. Guia de navegação O que eu faço agora?

39 Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação
1. Não Precisa ter O seu produto (curso, outro…) tem um plano de gestão? 2. Sim É bom validar o plano com profissionais da área de gestão Curso? - Não esqueça que o plano de gestão (ou plano de negócio) não é meramente “administrativo” – ele inclui todos os aspectos da atividade do produto, desde o alinhamento com a estratégia institucional até à sala de aula. Discuta a questão com a CSG Não é curso? - Não esqueça que o foco principal da universidade é a academia – que sinergias você já criou com cursos, grupos de pesquisa e projetos de extensão?

40 Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação
Quais são as disciplinas de seu curso que têm condições para Criar uma série de palestras atrativas para as comunidades interna e externa? Tornar-se cursos de extensão atrativos? Dentro do curso Ser ofertadas independentemente? desenvolver com outras, programas interdisciplinares e/ou transversais? Com outros cursos da Unisul Criar um programa ou uma entrevista científica na Unisul TV? Com IES parceiras

41 Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação
O conteúdo de cada disciplina de seu curso reflete o “estado da arte” da área de conhecimento respectiva? 1. Não sei Fundamental saber 2. Não reflete Peça ajuda Como saber? 3. Acho que sim Não pode achar – tem que ter a certeza: disso depende a qualidade / atratividade de seu curso e da universidade 4. Reflete Por que razões? Quais as restrições ou dificuldades que encontrou em sua tentativa de atualizar o curso? O que você está fazendo com esse know-how? Existem diversas opções, inclusive o recurso a consultores externos especializados no estado da arte da Ciência, Tecnologia e Educação - discuta a questão com a CSG e o ODF Discuta o assunto com a CSG Seu curso é detentor de um ativo científico importante. Alguma idéia para aplicá-lo? Discuta a questão com a CSG e o ODF

42 “As Cinco Questões Drucker”
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia… > mapa geral > ferramentas “As Cinco Questões Drucker” Qual é a sua missão? - todos que trabalham no produto devem saber. Quem é o seu cliente? - o cliente de 1ª linha é aquele cuja vida é mudada pelo produto – conhecer o cliente. O que o cliente valoriza mais? – saber as necessidades e aspirações do cliente (valor do produto para o cliente). Quais são nossos resultados? - o que esse produto faz mudar nas pessoas a quem se dirige? Os resultados estão sempre fora da organização ou da gestão do produto. Qual é o seu plano de gestão? – o que o seu produto quer ser e como você acha que pode chegar lá? Inclui: missão, visão, objetivos, metas, ações a realizar, orçamento e retro-avaliação. Na ferramenta de auto-avaliação da Drucker Foundation (2002) procura-se que o gestor responda a 5 questões (“The Five Drucker Questions”) antes de saber qual é o seu plano de gestão. Ferramentas Plano de gestão (ou de negócios)

43 Metodologia… > mapa geral > processos
Projeto Portfólio Produto Aplicação e implementação Metodologia… > mapa geral > processos Processos de suporte A análise dos processos de um produto destina-se a evidenciar a cadeia de valor nas vertentes vantagem custo e vantagem competitiva e a produzir um desempenho do produto no ótimo. Análise e otimização dos processos orientada para a agilização da decisão (novos produtos) e a sustentabilidade economico-financeira (produtos existentes) No caso presente, os fatores críticos, tanto de uma como de outra vertente, residem na excessiva complexidade e no tempo excessivo que requerem os seguintes processos: Análise de oportunidade de novo produto Análise de viabilidade de novo produto Análise de ajuste em produto existente Decisão de implementação Os processos de gestão corrente do coordenador (se curso) também serão analisados, no decorrer da passagem dos aspectos operacionais para o vice-coordenador.

44 Metodologia de gestão Próximos passos Próximos passos
Projeto Portfólio Produto Metodologia de gestão Próximos passos Próximos passos

45 Projeto Portfólio Produto Próximos passos
Terminar relatório do projeto e finalizar checklist “O que eu faço agora” Validação da metodologia pela Reitoria Fazer ajustes & melhorar detalhes Elaborar plano de implementação Aperfeiçoar com coordenadores de curso e gestores de produto Implementar

46 Nossos agradecimentos pela atenção !
Projeto Portfólio Produto Nossos agradecimentos pela atenção !


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