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Teoria sociointeracionista de Vygotsky

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Apresentação em tema: "Teoria sociointeracionista de Vygotsky"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria sociointeracionista de Vygotsky

2 Teoria sociointeracionista
Todas as funções superiores se originam como relações entre seres humanos... Vygotsky. Vygotsky elaborou a teoria histórico-cultural, também conhecida como abordagem sociointeracionista, cujo objetivo consiste em “caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao long da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um indivíduo.

3 Teoria sociointeracionista
Compreender como ocorre a relação entre os seres humanos e o meio físico e social em que se encontram; identificar as atividades humanas que fizeram do trabalho o meio fundamental de o homem se relacionar com a natureza, bem como refletir sobre as decorrências psicológicas dessa relação: analisar a natureza das relações entre os instrumentos de que os homens lançam mão e o desenvolvimento da linguagem.

4 Teoria sociointeracionista
Vygotsky estava preocupado, sobretudo, com o que ele chamou de funções psicológicas superiores, ou seja, aquelas funções que se referem a processos mentais que se caracterizam por serem intencionais. Tais processos requerem, pois, mecanismos voluntários e conscientes, como a capacidade de planejamento, memória, imaginação, entre outros. Observemos que se tratam de mecanismos mentais que estabelecem uma relativa independência do homem em relação ao espaço e momento presentes.

5 Teoria sociointeracionista

6 Teoria sociointeracionista
Tais processos mentais são definidos por não serem possibilidades inatas do homem, ao contrário, são entendidos por Vygotsky como oriundos das relações entre indivíduos que se desenvolvem a medida que essas relações desencadeiam processos de internalização de padrões culturais de comportamento

7 Teoria sociointeracionista – idéias do autor:
I – À relação entre o indivíduo e a sociedade: as características que definem o homem não são exclusivamente inatas, ou seja, não diz respeito as características congênitas, e nem a resultantes exclusivas do meio ambiente que o obsidia, isto é, que o cerca. Tais características antes, dizem respeito a uma interação dialética do homem com o meio sociocultural. “Ao mesmo tempo em que o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básicas, transforma-se a si mesmo.” A relação entre homem e meio é uma relação de mão dupla: na medida em que o homem modifica o meio em que habita desencadeia transformações que influenciam seu comportamento.

8 Teoria sociointeracionista – idéias do autor:
II – Ao fundamento cultural das funções psíquicas: enquanto decorrência da ideia precedente, trata-se de entender as funções psíquicas humanas enquanto oriundas das relações que o indivíduos estabelecem com o ambiente que os circunscreve. [...]O desenvolvimento mental humano não é a priori, não é imutável e universal, não é passivo, nem tampouco independente do desenvolvimento histórico e das formas sociais da vida humana. Já que sua característica psicológica se dá através da internalização dos métodos historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações [REGO, 2001, p.42.]

9 Teoria sociointeracionista – idéias do autor:
III – Aqui o cérebro é entendido como a base material, como órgão fundamental das atividades psíquicas. Embora se refira a um órgão inato, não é imutável; diversamente, o cérebro é dotado de grande plasticidade, ou seja, é composto por estruturas que são afeiçoadas no decorrer do desenvolvimento da espécie e de cada indivíduo: as funções cerebrais são passíveis de transformações que obedecem a necessidades históricas do homem.

10 Teoria sociointeracionista – idéias do autor:
IIV – Os instrumentos técnicos e aos sistemas de signos (ferramentas auxiliares): que figuram como mediações em todas as atividades dos homens entre si e com o ambiente. ” A linguagem é um signo mediados por excelência, pois ela carrega em si os conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana.”[REGO, 2001, p.42] As relações que o homem trava resultam da capacidade exclusiva da espécie humana de criar ferramentas que auxiliam e viabilizam as relações através dos signos e instrumentos mediadores que a formação dos processos psicológicos são condicionados.

11 Teoria sociointeracionista – idéias do autor:
Segundo Vygotsky, é pelo processo de mediação dos instrumentos e signos que as funções superiores, exclusivas aos seres humanos, se desenvolvem. Ora é o instrumento que regula as ações sobre os objetos e o signo que estabelece as ações sobre o psiquismo das pessoas. Influenciado pela filosofia marxista, Vygotsky parte do principio de que as relações do homens entre si e com a natureza ocorrem mediadas pelo trabalho; para tanto cria e utiliza instrumentos. Assim a mediação entre os homens em suas relações entre si, e entre os homens e o mundo.

12 Teoria sociointeracionista – ideias do autor:
O signo, chamado pelo ator de ‘instrumentos psicológicos”, encontra sua finalidade no auxilio às atividades psíquicas do homem. Para Vygotsky são instrumentos psicológicos todos aqueles que servem para ordenar e reposicionar externamente a informação, de tal forma que o indivíduo, utilizando sua memória, inteligência, atenção, não fique preso a situação presente, ou seja, através do pensamento manifestado pelo signos o homem consegue se lembrar do que já ocorreu, apreender o que está ocorrendo,

13 Teoria sociointeracionista – ideias do autor:
Refletir sobre o mundo e se mesmo, planejar ações, efetivá-las e prever consequências. O homem, durante o processo de desenvolvimento cognitivo de suas funções psicológicas, é capaz de intencionalmente, se portar de forma ativa no mundo, de construí-lo e partilhá-lo. Com efeito, A invenção e o isso de signos auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, relatar, escolher, etc. é análoga à invenção e uso de instrumentos, só que agora no campo psicológico. O signo age como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento no trabalho. [Vygotsky apoud REGO, 2001, p.52].

14 Teoria sociointeracionista


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