A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde, educação, administração para o século XXI A humanidade avançou do universo geocêntrico de Aristóteles, ao universo heliocêntrico de Copérnico, ampliado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde, educação, administração para o século XXI A humanidade avançou do universo geocêntrico de Aristóteles, ao universo heliocêntrico de Copérnico, ampliado."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde, educação, administração para o século XXI A humanidade avançou do universo geocêntrico de Aristóteles, ao universo heliocêntrico de Copérnico, ampliado pela visão de Newton.Hoje SURPREENDE-SE com o universo de Einstein, Hubble, Hawking e Bohm, com a visão da evolução solidária. Há, portanto uma nova visão das realidades e das necessidades humanas

2 1.Do burrico às sondas interplanetárias 2.Como viverão as pessoas em 2050 ? 3.Charlie Chaplin e o fator humano, as contratações de Henry Ford – uma nova administração

3 Mãe-Natureza A base de recursos naturais que absorve os efeitos(e custos) da poluição e recicla os resíduos, desde que os índices de tolerância não sejam ultrapassados. Parte dos custos ”extremos” inerentes ao PNB permanecem ocultos(refugos tóxicos etc.) SISTEMA PRODUTIVO TOTAL DE UMA SOCIEDADE (Bolo de 3 camadas com cobertura) Fonte: Hanzel Henderson, PARADIGMAS IN PROGRESS, 1991 3

4 Mãe-Natureza A base de recursos naturais que absorve os efeitos(e custos) da poluição e recicla os resíduos, desde que os índices de tolerância não sejam ultrapassados. Parte dos custos ”extremos” inerentes ao PNB permanecem ocultos(refugos tóxicos etc.) “ O que é Acumulado com o Suor do Próprio Rosto”: “Faça você mesmo estruturas comunitárias, familiares e sociais de trocas, serviços domésticos e criação dos filhos, serviços voluntários, ações solidárias, ajuda mútua, cuidados para com os idosos e doentes, produção domiciliar para uso próprio, agricultura de subsistência. SISTEMA PRODUTIVO TOTAL DE UMA SOCIEDADE (Bolo de 3 camadas com cobertura) 1/2 do BOLO: Não-monetizado Altruísmo não-monetizado “contraeconomia” da solidariedade (de mão-de-obra não-remunerada) Custos ambientais absorvidos ou não contabilizados Riscos transferidos para gerações futuras Fonte: Hanzel Henderson, PARADIGMAS IN PROGRESS, 1991 4

5 Mãe-Natureza A base de recursos naturais que absorve os efeito(e custos) da poluição e recicla os resíduos, desde que os índices de tolerância não sejam ultrapassados. Parte dos custos ”extremos” inerentes ao PNB permanecem ocultos(refugos tóxicos etc.) “ O que é Acumulado com o Suor do Próprio Rosto”: “Faça você mesmo estruturas comunitárias, familiares e sociais de trocas, serviços domésticos e criação dos filhos, serviços voluntários, ações solidárias, ajuda mútua, cuidados para com os idosos e doentes, produção domiciliar para uso próprio, agricultura de subsistência. SISTEMA PRODUTIVO TOTAL DE UMA SOCIEDADE (Bolo de 3 camadas com cobertura) Defesa, governo estadual e municipal. setor” “Público”, Infraestrutura (estradas, manutenção, rede de esgoto, pontes, metrôs, escolas, governo municipal). Transações à vista da “economia subterrânea” (Informal, sem registro) 1/2 do BOLO: “PNB” monetizado PNB monetizado, oficialmente medido Produção da economia informal (fora das estatísticas oficiais) 1/2 do BOLO: Não-monetizado Altruísmo não-monetizado “contraeconomia” da solidariedade (de mão-de-obra não-remunerada) Custos ambientais absorvidos ou não contabilizados Riscos transferidos para gerações futuras Fonte: Hanzel Henderson, PARADIGMAS IN PROGRESS, 1991 5

6 Mãe-Natureza A base de recursos naturais que absorve os efeito(e custos) da poluição e recicla os resíduos, desde que os índices de tolerância não sejam ultrapassados. Parte dos custos ”extremos” inerentes ao PNB permanecem ocultos(refugos tóxicos etc.) “ O que é Acumulado com o Suor do Próprio Rosto”: “Faça você mesmo estruturas comunitárias, familiares e sociais de trocas, serviços domésticos e criação dos filhos, serviços voluntários, ações solidárias, ajuda mútua, cuidados para com os idosos e doentes, produção domiciliar para uso próprio, agricultura de subsistência. SISTEMA PRODUTIVO TOTAL DE UMA SOCIEDADE (Bolo de 3 camadas com cobertura) Defesa, governo estadual e municipal. setor” “Público”, Infraestrutura (estradas, manutenção, rede de esgoto, pontes, metrôs, escolas, governo municipal). Transações à vista da “economia subterrânea” (Informal, sem registro) Setor “privado”, produção, emprego, consumo, investimento, poupança. Economia Oficial de Mercado Todas as Transações em Dinheiro 1/2 do BOLO: “PNB” monetizado PNB monetizado, oficialmente medido Produção da economia informal (fora das estatísticas oficiais) 1/2 do BOLO: Não-monetizado Altruísmo não-monetizado “contraeconomia” da solidariedade (de mão-de-obra não-remunerada) Custos ambientais absorvidos ou não contabilizados Riscos transferidos para gerações futuras O setor “Privado” do PNB depende do O setor “Público” do PNB depende da Contraeconomia de Cooperação Social que depende da Natureza Fonte: Hanzel Henderson, PARADIGMAS IN PROGRESS, 1991 6

7 Terreno da insensatez.  Existem no mundo cerca de 200 bilionários, cerca de 3 milhões de milionários e 200 milhões de pessoas que não têm qualquer moradia, vivem nas ruas, comem restos de comida, vestem o que acham no lixo.  Mais de um bilhão de pessoas vivem com menos de um dólar por dia. Os americanos gastam mais de 5 bilhões de dólares só em dietas de baixas calorias e mais do que isso em cosméticos.  Há meio bilhão de miseráveis desnutridos, sem educação, sem meios de progredir, uma legião de condenados ao retardamento mental, analfabetos, embora o mundo produza 50 bilhões de livros por ano.  Mais de um bilhão de dólares gastos por dia em defesa nacional.  Recusamo-nos a gastar 5 dólares por ano por criança, suficientes para erradicar as doenças mais simples, que matam 14 milhões de crianças por ano. 7

8 Mundo Atual Escolas Escolas que não conseguem ensinar Universidades Universidades nada universais Corporações Corporações que não conseguem cooperar sem competir Sistemas de Saúde Sistemas de Saúde insalubres Sistemas de Bem-Estar Social Sistemas de Bem-Estar Social onde ninguém passa bem Falência Universal Acelerada: Ref.: Dee Hock 8

9 Mundo Atual Sistemas Agrícolas Sistemas Agrícolas que destroem o solo e envenenam o alimento Famílias Famílias nada familiares Polícia Polícia que não consegue garantir a lei Sistemas Judiciais Sistemas Judiciais sem justiça Políticos indignos Governos Governos que não conseguem governar Economias Economias que não conseguem economizar

10 Mundo Atual Por que as organizações, em toda a parte, sejam elas políticas, comerciais ou sociais, são cada vez mais incapazes de lidar com seus problemas? Por que as pessoas, em toda a parte, estão cada vez mais em conflito com as organizações de que fazem parte e alienadas delas? 10

11 Por que aumenta cada vez mais o desequilíbrio na sociedade e na biosfera? Por que as organizações, incapazes de atingir o propósito para o qual foram criadas, continuam mesmo assim a se expandir, devorando os recursos escassos, aviltando o espírito humano e destruindo o ambiente? Mundo Atual

12 Cenário da Atualidade Mundo em transição Mudanças profundas na forma de percepção Crise de valores Velocidade de mudança/adaptação/resposta Variedade de produtos e serviços/consumismo 12

13 Crise de fragmentação, atomização, desvinculação Perda da convivencialidade espontânea e natural Estado permanente de conflito, insatisfação, angústia Busca de novos modelos de solução Papel da Administração, da Saúde, da Educação Cenário da Atualidade

14 As necessidades segundo A. Maslow Alimentação, água, sexo, sono, excreção, respiração Do corpo, do emprego, da moradia, da família, da saúde Amizade, família, intimidade sexual Autoestima,confiança, conquista, respeito dos outros e próprio Moralidade, criatividade,espontaneidade, ausência de preconceito, FELICIDADE Fisiológicas Segurança Amor/relacionamento Estima Realização pessoal ADMINISTRAR NO SÉCULO XXI É AGIR PARA QUE TODOS ALCANCEM O TOPO DA PIRÂMIDE

15 15 A administração é uma atividade social A CORPORAÇÃO EMPRESARIAL É RESPONSÁVEL PELA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL E SEUS DESDOBRAMENTOS E ESTÁ DESAFIADA A TOMAR CONHECIMENTO E A ACOMPANHAR A MUDANÇA DE PARADIGMA, BUSCANDO ADAPTAÇÃO PERMANENTE. O ADMINISTRADOR DE HOJE TEM PROBLEMAS SEMELHANTES AO ADMINISTRADOR DO TEMPO DAS CAVERNAS: RECURSOS FINITOS, NECESSIDADES CRESCENTES, DISPUTAS NA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS, ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES, DISPUTAS DE PODER, PRESSÃO POR RESULTADOS, É O QUE CHAMAMOS EXERCÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO

16 EXERCÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO 16 A EMPRESA DEVE SER MAIS DO QUE UM MECANISMO DE GERAÇÃO DE LUCROS. É UMA COMUNIDADE DE TRABALHO, QUE SE TORNA RESPONSÁVEL PERANTE SEUS ACIONISTAS E TODOS AQUELES QUE INVESTEM ALGO NO EMPREENDIMENTO (PARCEIROS, CLIENTES, FORNECEDORES, EMPREGADOS,...) A ADMINISTRAÇÃO DEPENDE MAIS DE PESSOAS DO QUE DE SISTEMAS OU MÁQUINAS. A PESSOA É SUJEITO, TEM UMA DIGNIDADE TRANSCENDENTE APRESENTA NECESSIDADES NÃO APENAS MATERIAIS COMO NECESSIDADE DE AFIRMAÇÃO E REALIZAÇÃO DO POTENCIAL ESPECIFICAMENTE HUMANO.

17 EXERCÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO 17 AS PESSOAS NORMAIS E COM ALGUMA EXPERIÊNCIA ESTÃO PERFEITAMENTE APTAS PARA O EXERCÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO, QUE TEM TUDO PARA SER ALGO SIMPLES, RACIONAL, DE FÁCIL SUCESSO. NA PRÁTICA, PORÉM, AS COISAS SE C0MPLICAM, ALTERAM OS PARÂMETROS E PROVOCAM RESULTADOS SURPREENDENTES : FLUTUAÇÕES DE MERCADO, MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO, NOVAS DEMANDAS E NOVAS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES, AÇÃO DOS CONCORRENTES, ENVELHECIMENTO DOS PRODUTOS E DA TECNOLOGIA, SISTEMA DE PODER, PROCESSO DECISÓRIO, INFLUÊNCIA POLÍTICA, RECURSOS MAL DIMENSIONADOS, PESSOAS MAL EMPREGADAS, PRESSÕES SALARIAIS. A ADMINISTRAÇÃO PASSA A SER UM DESAFIO DE ALTA COMPLEXIDADE.

18 EXERCÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO 18 COMPETÊNCIAS MAIS NOTÁVEIS PARA O ADMINISTRADOR DA NOVA ERA: VISÃO HABILIDADES INTERPESSOAIS DE NEGOCIAÇÃO FLEXIBILIDADE CAPACIDADE DE CONVIVER COM A INCERTEZA SENSIBILIDADE INTERNA E EXTERNA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM PERMANENTE VIVÊNCIA NO TRATO COM PESSOAS. É GRAVE E ÁRDUA A TAREFA DOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO – FORMAR O GESTOR DO TEMPO NOVO QUE VAI CRIAR UM MUNDO MELHOR

19 SAÚDE É O EFETIVO BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL, ESPIRITUAL FÍSICAMENTALESPIRITUAL NO SÉCULO XXI : VISÃO HOLÍSTICA DO SER HUMANO

20 20 SISTEMAS DE SAÚDE AFUNDADOS EM CORRUPÇÃO, MALVERSAÇÃO, INTERESSES ECONÔMICOS SUPLANTANDO NECESSIDADES HUMANAS. GRANDE PROGRESSO DAS MEDICINAS MAS NÃO CONSEGUIMOS VENCER DOENÇAS SIMPLES QUE EXIGIRIAM MUITO MAIS AÇÕES PREVENTIVAS DO QUE CORRETIVAS, COMO HIGIENE, POR EXEMPLO. MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO A ÁGUA TRATADA OU ATÉ A NENHUMA ÁGUA. MAIS DE 2,5 BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ESGOTOS DISPONÍVEIS. "Oh mundo tão desigual/de um lado esse carnaval/do outro a fome total “

21 NO FINAL DO SÉCULO XXI CAMINHAREMOS PARA QUE AS ÁREAS DA SAÚDE SEJAM PLURAIS, HOLÍSTICAS, INTERDISCIPLINARES, MAS, SOBRETUDO MAIS HUMANAS. ANTES DE SEREM MÉDICOS, DENTISTAS, FARMACÊUTICOS, FISIOTERAPEUTAS, NUTRICIONISTAS, TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SERÃO TERAPEUTAS CUIDADORES

22 EDUCAR É PERFAZER, ENSINAR A VIVER, COLOCAR ALGUÉM NOS CAMINHOS IMPOSSÍVEIS, MAS NECESSÁRIOS, DA PERFEIÇÃO. PAUL- EUGÈNE CHARBONEAU VIVER A VIDA EM SUA SIMPLICIDADE, TRABALHAR, TER FILHOS, EDUCÁ-LOS, AJUDÁ-LOS; A SEGUIR, AJUDAR OS NETOS. ESTE É O SENTIDO DA EDUCAÇÃO. TODO O RESTO: RIQUEZA, FAMA, HONRARIAS, NADA MAIS É SENÃO VAIDADE E AS VAIDADES PREJUDICAM MUITO O MUNDO. ALEX CARREL EDUCAR

23 Homem de Hoje Ausência de referencial / carência de ideais / ansiedade Falta de objetivo / diretrizes Dividido na sua forma de pensar e sentir Compartimentalizado no viver – vive em contradição consigo mesmo Insatisfeito, angustiado, procurando soluções para problemas que não identifica Vítima do consumismo – hipervalorização do Ter em detrimento do Ser 23

24 Rico em inteligência, mas absolutamente pobre em coração Muitas vezes sofre de depressão – o mal do século- DROGADIÇÃO, BANALIZAÇÃO DO SEXO, VIOLÊNCIA Necessidade de mergulho interior Construção de novos relacionamentos Expansão da consciência Homem de Hoje

25 , e - Busca de uma nova maneira de pensar, sentir e relacionar-se; Busca da unidade do conhecimento; Busca da reintegração da ciência e da consciência; Busca do desenvolvimento das funções psíquicas femininas, na conquista dos valores da afetividade, do amor, dos sentimentos; Busca da unidade do: – Homem com ele mesmo – Homem com o Homem – Homem com a Natureza Desafios para os educadores da atualidade “Todas as religiões, todas as artes e todas as ciências são os ramos de uma mesma árvore. Todas estas aspirações visam o enobrecimento da vida humana, elevando-a acima da esfera puramente material, e conduzindo o indivíduo para a liberdade.” Albert Einstein 25

26 OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO ASSEGURAR AO HOMEM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE VIVER INTEGRADO E EM HARMONIA CONSIGO MESMO, COM A SOCIEDADE E COM A NATUREZA. APRENDER A CONHECER APRENDER A FAZER APRENDER A CONVIVER APRENDER A SER EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL Ecologia ambiental Ecologia social Ecologia Pessoal EQUILÍBRIO

27 APRENDER A SER  Mais do que preparar as crianças para uma dada sociedade, o problema será, então, fornecer-lhes constantemente forças e referências intelectuais que lhes permitam compreender o mundo que as rodeia e comportar-se nele como autores responsáveis e justos.  Mais do que nunca a educação parece ter, como papel essencial, conferir a todos seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino.  Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

28 APRENDER A CONVIVER Aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz. CONVIVENCIALIDADE Segundo o biólogo chileno Humberto Maturana, convivencialidade é a capacidade de reconhecermos o outro como “legítimo outro”, compreendendo que os interesses, preocupações, valores e trajetória do outro são distintos dos nossos, mas em nada menos legítimos. HUMBERTO MATURANA

29 APRENDER A FAZER  Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.  Aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

30 APRENDER A CONHECER  Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias.  O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.  O conhecimento passa a ser compreendido como organização do vivo nas relações que vai vivenciando, como fenômeno conhecer - viver.  Viver e conhecer são mecanismos vitais. Conhecemos porque somos seres vivos e isso é parte dessa condição.  Conhecer é condição de vida na manutenção da interação ou dos acoplamentos integrativos com os outros indivíduos e com o meio.

31 CONHECIMENTO E CULTURA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FAZER VALORES E COMPORTAMENTOS SOCIAIS COM RESPONSABILIDADE E JUSTIÇA. CONVIVENCIALIDADE Autoconhecimento, autorespeito, auto-aceitação LIBERDADE – IGUALDADE - FRATERNIDADE SER INTEGRALCARIDADE AMOR JUSTIÇA VALOR - RESPEITO AOS DIREITOS DO PRÓXIMO MANIFESTAÇÃO - AÇÃO DE FAZER O BEM AO PRÓXIMO SENTIMENTO - PREDISPOSIÇÃO DE QUERER O BEM DO PRÓXIMO

32 CONHECIMENTO E CULTURA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FAZER AQUISIÇÃO DE VALORES QUE PROMOVAM COMPORTAMENTOS SOCIAIS COM RESPONSABILIDADE E JUSTIÇA. CONVIVENCIALIDADE Autoconhecimento, autorespeito, auto-aceitação LIBERDADE – IGUALDADE - FRATERNIDADE EDUCAÇÃO DA NOVA ERA EDUCAÇÃO DA NOVA ERA SER INTEGRAL

33 Conclusões Estamos Vivendo interconectado interdependente – A visão do todo interconectado e interdependente em uma única teia vibratória; relações – O século das relações: consigo mesmo, com o outro, com o ambiente; reintegração – Uma nova renascença onde se busca a reintegração do homem ao Universo consciência individuação – A busca pela expansão da consciência em um processo de individuação do homem ciência espiritualidade – O encontro entre a ciência e a espiritualidade 33

34 Conclusões Unidade na Diversidade – o supremo desafio da universidade Unidade na Diversidade – o supremo desafio da universidade “Nós somos os raios de uma roda, todos irradiando a partir do mesmo centro. Se você nos define de acordo com nossa posição na borda, nós parecemos separados e distintos uns dos outros. Mas se você nos define de acordo com nosso ponto de partida, nossa fonte – o centro da roda - nós somos uma identidade. Se você for buscar bem fundo em sua mente, e bem fundo na minha, a imagem será a mesma: no âmago de tudo isto, o que somos é amor.” Marianne Williamson 34

35 SER COMPARTILHAR SERVIR TER 35

36 MUITO OBRIGADO ! 36 SÉCULO XXI – NOVA SAÚDE, NOVA ADMINISTRAÇÃO, NOVA EDUCAÇÃO, NOVA ERA !


Carregar ppt "Saúde, educação, administração para o século XXI A humanidade avançou do universo geocêntrico de Aristóteles, ao universo heliocêntrico de Copérnico, ampliado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google