A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
FEG – UNESP Marly Mizue Kaibara de Almeida 2011

2 Entendendo o … Capital de Giro

3 Capital de Giro Prazos e ciclos (-) Ciclo operacional Ciclo financeiro
Recebimento Ativo Circulante PMRV Contas a receber Compra PME Venda Estoques (-) Tempo Passivo Circulante PMP Fornecedores Pagamento Ciclo operacional Capital de Giro Ciclo financeiro

4 Análise Financeira Principais pecados cometidos por negócios que acabaram fracassando: Capital de giro e estoque; Sociedade; Inexperiência no ramo; Fatores macroeconômicos; Ponto comercial; Orçamento mal administrado.

5 Análise Financeira Qualquer que seja a necessidade do usuário, a análise das demonstrações financeiras permite avaliar: capacidade de liquidez – situação financeira. estrutura patrimonial – origem dos recursos (capital próprio ou de terceiros). rentabilidade do negócio – retorno sobre o investimento realizado.

6 Estrutura das demonstrações financeiras
Balanço Patrimonial Capital de terceiros Capital próprio Investimento Total

7 Análise através de índices
Consiste na relação entre contas ou grupo de contas do Balanço e da Demonstração de Resultado, a fim de se evidenciar a situação da empresa quanto a liquidez, estrutura de capital e rentabilidade. Comparação dos índices no tempo - A comparação de índices de dois períodos diferentes também enriquece a análise das demonstrações financeiras. A comparação com padrões do segmento propicia as melhores conclusões sobre a situação econômico-financeira, visto que, dependendo do negócio, a estrutura de capitais, bem como a liquidez podem assumir características distintas. Inúmeros são os índices possíveis de se calcular. A seguir, apresentamos alguns deles.

8 Índices de Liquidez Indicam a situação financeira de uma empresa, ou seja, a sua capacidade pagar as dívidas. Liquidez Corrente = Ativo Circulante Passivo Circulante Indica quanto a empresa possui no ativo circulante para cada $ de dívida no passivo circulante. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento.

9 Índices de Liquidez Liquidez Seca = Disponível + Contas a Receber
Passivo Circulante Indica quanto a empresa possui em seus ativos mais líquidos – disponível, aplicações financeiras e valores a receber de clientes - para cada $ de dívida no passivo circulante. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento. Se o índice de liquidez seca é ruim mas a empresa possui estoques de produtos acabados (não obsoletos ou deteriorados) em condições de venda rápida, pode indicar uma boa situação financeira.

10 Índices de Liquidez Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a longo prazo Passivo Circulante + Exigível a longo prazo Indica quanto a empresa possui em ativos de curto e longo prazos para cada $ de dívida total. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento.

11 Índices de estrutura de capital
Participação do capital de terceiros sobre recursos totais (Quantidade) Capital de terceiros Capital de terceiros + capital próprio Exigível Total = PC + ELP Exigível Total + Patrimônio Líquido PC + ELP + PL Indica a participação de capitais de terceiros sobre recursos totais. Ex: se o quociente é de 0,56, isto significa que 56% dos recursos totais originam-se de capitais de terceiros.

12 Índices de estrutura de capital
Composição do endividamento = Passivo circulante Capital de terceiros = PC = PC Exigível Total PC + ELP Indica a relação entre as dívidas de curto prazo e as dívidas totais. Ex.: Se o quociente for de 0,77, isto significa que a empresa opera mais com dívida a curto prazo. Esta situação é desfavorável, pois prejudica a liquidez corrente.

13 Índices de estrutura de capital
Garantia do capital próprio ao capital de terceiros Capital Próprio = PL = PL Capital de Terceiros Exigível Total PC + ELP Ex.: Se o quociente for de 0,80, isto significa que para cada $1,00 de capital de terceiros há 0,80 de capital próprio como garantia.

14 Índices de rentabilidade
Indicam o retorno dos investimentos realizados. 1. Taxa de Retorno sobre Investimento (TRI) TRI = Lucro Líquido Ativo Total Ex. Se o quociente for 0,20 ou 20% , isto significa que para cada $ 1,00 investido há um ganho de $0,20. Isto significa haverá uma demora de 5 anos para que os proprietários recuperem seus investimentos (100%/20%).

15 Índices de rentabilidade
2. Taxa de Retorno sobre Patrimônio Líquido (TRPL) TRI = Lucro Líquido Patrimônio Líquido Ex. Se o quociente for 0,25 ou 25% , isto significa que para cada $ 1,00 investido há um ganho de $0,25. Isto significa haverá uma demora de 4 anos para que os proprietários recuperem seus investimentos (100%/25%).

16 Índices de rentabilidade
Exemplo: Admitamos que a empresa X, no ano 1, obteve um lucro de $ , tendo o seguinte Balanço Patrimonial: ATIVO PASSIVO Circulante Capital de Terceiros Permanente Patrimônio Líquido Total Total Admitamos que o gerente do Banco Y ofereça um crédito de $ por um ano.

17 Índices de rentabilidade
Vamos supor que a empresa aceite os $ emprestados do Banco Y e acrescente $ no lucro, aplicando $ no circulante e $ no permanente. Você concordaria em aceitar este empréstimo? Se você fosse o dono? Se você fosse o administrador?

18 Índices de rentabilidade
ATIVO ANTES DEPOIS PASSIVO Circulante 620 Cap. Terceiros 885 Permanente 1.005 Patr. Líquido 740 Total 925 1.625

19 Índices de rentabilidade
Quadro de Índices: ADMINISTRADOR FÓRMULA ANTES DO EMPPRÉSTIMO DEPOIS DO EMPRÉSTIMO RESULTADO LIQUIDEZ AC/PC 220/185=1,19 620/885=0,70 PIOROU SENSIVELMENTE ENDIVIDAMENTO CT/PASSIVO T. 185/925=20% 885/1.625=55% PIOROU RENTABILIDADE LL/ATIVO PAYBACK 5 ANOS 185+50/1.625= 14% PAYBACK 7,14 ANOS EMPRESÁRIO TRPL LL/PL 185/740=25% PAYBACK 4 ANOS 185+50/740 = 32% PAYBACK 3 ANOS MELHOROU


Carregar ppt "ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google