A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID
Subprojeto MATEMÁTICA

2 PIBID - MATEMÁTICA Coordenador/Orientador: Francisco Egger Moellwald (FACED) Professores/Orientadores: Elisabete Zardo Búrigo (IM), Marcus de Azevedo Basso (IM) e Maria Alice Gravina (IM). Grupo de bolsistas por escola: Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Gilberto Silva dos Santos (2009/02) Bruna Santos de Souza (2009/02) Bruno Marques Collares Fernanda Michele Kettermann Maria Luiza dos Santos Cardoso Francielle da Silva Marques Sara Oppermann Cordoni Gabriel Dummer Camargo Vanessa Girelli Tonet Patrícia Lima da Silva Alessandro Bagatini (2009/01) Henrique Fietz de Moura (2009/01)

3 Ações Previstas Estudo da memória da escola;
Utilização de recursos de tecnologia da informação e da comunicação; Atualização de metodologias de ensino e aprendizagem de Matemática; Criação de novos materiais concretos para o laboratório de Matemática; Participação da comunidade no ambiente escolar; Melhoria dos Índices IDEB e ENEM.

4 Ações que estão sendo Realizadas

5 Agrônomo Pedro Pereira
Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Coordenadora na escola: Deisi Aloy

6

7 6ª série 5ª série

8 Todos os alunos foram inscritos;
Foram realizadas oficinas com as turmas de 5ª, 6ª e 7ª série para preparação para a primeira fase. Toda a escola se envolveu na aplicação das provas; 22 alunos passaram para a segunda fase. Reuniões de estudo com os alunos que passaram para a 2ª fase. (participaram somente alunos das 5ª e 6ª séries).

9 Oficinas com materiais manipulativos sobre o conteúdo trabalhado pela professora;
Tangram

10 A pedido da professora e dos alunos disponibilizamos horários no turno inverso ao de aula para monitorias. Nestes encontros auxiliamos os alunos em suas dúvidas referentes a conteúdos que estavam trabalhando em aula. Alguns dos assuntos trabalhados foram: expressões algébricas, proporções e operações com frações.

11 Que ponto da cidade corresponde à coordenada (5,G)?

12 Poliedros produzidos pelos alunos
Atividade realizada com os poliedros desenvolvidos pelos alunos. “Maratona dos Poliedros”

13 Escola, professores e alunos oferecem a oportunidade de superar as relações estabelecidas tradicionalmente, em que apenas o professor ensina. Educadores e educandos estão em uma perspectiva em que um ensina ao outro em um diálogo onde todos são articuladores das ações de ensinar e aprender.

14 Atividade inicial: monitorias.
Atividades posteriores: Aulas oficinas que obrigatoriamente devem estabelecer uma relação entre os conteúdos trabalhados e situações da vida real, de modo que os estudantes saibam agir como autonomia diante de tais situações. Essas oficinas também tem como objetivo estimular os alunos a valorizar e exercer os seus direitos como cidadão e saber participar de atividades coletivas. Alguns assuntos trabalhados: Funções, Progressões, Trigonometria, Análise Combinatória.

15 Laboratório de Ciências e Matemática
Produção de materiais que auxiliem no ensino-aprendizagem da Matemática

16 Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia
Coordenadora na escola: Ruth Ingleses

17 BREVE HISTÓRICO DE 2009

18 LINHA DO TEMPO (2009) JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Reuniões Semanais com Orientadores da Bolsa. Auxílio e oficinas aos alunos do Ensino Médio no turno da tarde (1° ano E.M.). Auxílio aos alunos do Ensino Médio e EJA* no turno da tarde. Oficinas para o 2° ano do E.M. Oficinas para Ensino Fundamental no final da tarde. Oficinas para Ensino Fundamental no período da Manhã. * Alunos do EJA podem frequentar qualquer horário disponível que estivermos na escola, tanto nas oficinas de Ensino Fundamental quanto nas oficinas e auxílios para o Ensino Médio.

19 OFICINAS

20 LÓGICA MATEMÁTICA Objetivo: Despertar o interesse dos alunos pela matemática utilizando recursos computacionais e motivá-los a participar das atividades do PIBID na escola. Esta atividade incentivou uma maior frequência dos alunos em nossos atendimentos. Conseguimos conquistar muitos alunos que antes não nos procuravam.

21 NÚMEROS INTEIROS (ENSINO FUNDAMENTAL)
Em nossa estadia na escola, era corriqueiro os alunos terem certo desconforto ao realizarem operações com Números Negativos. Nossos Orientadores nos indicaram a leitura de um artigo* em que o autora realizou um trabalho envolvendo questões fundamentais sobre números positivos e negativos. * Maria Auxiliadora B. A. Megid – “Por trás da porta, que matemática acontece (pág )”

22 NÚMEROS INTEIROS (ENSINO FUNDAMENTAL)
Objetivo: Entender as dificuldades dos estudantes sobre esse assunto e refletir sobre futuras propostas. Tentamos nos aproximar o máximo possível do trabalho realizado pela autora, que resultou nesta oficina; aplicamos os desafios ao lado.

23 FUNÇÕES (2° ANO) Objetivo: Entender o que os alunos compreendiam sobre funções, e construir com os estudantes algumas noções fundamentais acerca do pensamento variacional, A oficina: Elaborávamos listas com desafios; Os estudantes desenvolviam a interpretação de problemas; Os alunos, a todo momento, eram indagados para que justificassem com suas palavras os métodos utilizados.

24 ALGUNS PONTOS POSITIVOS

25 PONTOS POSITIVOS 1 Atualmente, sempre que estamos na escola, há um aluno interessado em algo em torno da matemática. Não há mais salas vazias em nossos horários de atendimento e em nossas oficinas semanais. No ensino fundamental, nos visitam em média 20 alunos em cada encontro.

26 PONTOS POSITIVOS 2 Dentre as possibilidades, os próprios alunos passaram a criar problemas (E. Fund.). É notável a melhora na auto-estima de muitos alunos que frequentemente estão envolvidos em nossas oficinas.

27 PONTOS POSITIVOS 3 Nós bolsistas confirmamos, de fato, nosso sonho maior de sermos educadores. Já fazemos parte da rotina da escola. Somos respeitados como professores e reconhecidos pelo trabalho realizado.

28 Aprendizados PIBID MAT
Convivência com a realidade escolar; Contato com alunos; Experiência com planejamento de aulas e atividade; Planejamento de oficinas; Seleção de problemas e de materiais de Matemática e reconhecimento da sua importância no ensino; Conhecimento de exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica; Afirmação da carreira docente.

29

30 Ações previstas para: 2010

31 Planejamento Escrever a história das escolas;
Manter o site atualizado com um banco das atividades que realizamos e com informações sobre o subprojeto; “Cursinho” pré-vestibular de Matemática; Encontros para estudo de Matemática;

32 Contatos Bruna Santos de Souza – bruh_89@hotmail.com
Bruno Marques Collares – Fernanda Michele Kettermann – Francielle da Silva Marques – Gabriel Dummer Camargo – Gilberto Silva dos Santos – Maria Luiza dos Santos Cardoso – Patrícia Lima da Silva – Sara Oppermann Cordoni – Vanessa Girelli Tonet –


Carregar ppt "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google