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Inovações Pedagógicas: desafios da construção do conhecimento

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Apresentação em tema: "Inovações Pedagógicas: desafios da construção do conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Inovações Pedagógicas: desafios da construção do conhecimento
Dra. Maria Isabel da Cunha

2 SABERES DOCENTES Os saberes do docente são atingidos pelas crises que compõem o contemporâneo. Abalados os conhecimentos que dão sustentação a um ensino prescritivo e legitimado pelo conhecimento científico, o professor vê-se numa emergência de construção de novos saberes. As questões principais que enfrenta na prática cotidiana dizem respeito a processos que geram perguntas tais como:

3 Em que medida consigo atender as expectativas de meus alunos?
Como compatibilizá-las com as exigências institucionais? Como motivar meus alunos para as aprendizagens que extrapolam o utilitarismo pragmático que está em seus imaginários? Como trabalhar com turmas heterogêneas e respeitar as diferenças? Que alternativas há para compatibilizar as novas tecnologias com a reflexão ética? De que maneira alio ensino e pesquisa? Que competências preciso ter para interpretar os fatos cotidianos e articulá-los com meu conteúdo? Como enfrento o desafio da interdisciplinariedade?

4 Continuo preocupado com o cumprimento do programa de ensino mesmo que os alunos não demonstrem interesse/prontidão para o mesmo? Como, em contrapartida, garanto conhecimentos que lhes permitam percorrer a trajetória prevista pelo curriculo? Tem sentido colocar energias em novas alternativas de ensinar e aprender? Como fugir de avaliações prescritivas e classificatórias e, ao mesmo tempo, manter o rigor no meu trabalho? Como posso contribuir para propostas curriculares inovadoras?

5 Os saberes docentes se constituem histórica e culturalmente
Os saberes docentes se constituem histórica e culturalmente. São plurais, heterogêneos e heterogêneos e são afetados por uma estrutura de poder presente na sociedade e no mundo do trabalho (Tardif, 2002) .

6 UMA ROTA ALTERNATIVA Compreender como os professores aprendem;
Assumir a complexidade da docência; Reconhecer a pedagogia universitária como espaço de diversidade e tensão.

7

8 PROCESSOS PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO
Valorizar o que os professores sabem e estimular o positivo que vem sendo construído na prática acadêmica; Identificar docentes parceiros para desenvolver processos inovadores; Estimular uma reflexão rigorosa sobre suas práticas, auxiliando a análise dos processos que as constituem; Reconhecer os professores como produtores de saberes e estimulá-los na autoria de suas experiências; Disponibilizar referencias teóricos que os ajudem a fundamentar suas opções.

9 No caso de nossas pesquisas (Cunha et alii, 1989, 1998, 2000, 2004):
Inovação é entendida na perspectiva da ruptura paradigmática. Essa dimensão extrapola o aparato tecnológico e o rearranjo metodológico de práticas de sala de aula. Inclui, fundamentalmente, uma base epistemológica que rompa com o paradigma dominante. (Santos, 1988).

10 Critérios de análise das experiências:
ruptura como forma tradicional de ensinar e aprender e/ou procedimentos acadêmicos inspirados nos princípios positivistas das ciências modernas; gestão participativa, por meio do qual os sujeitos do processo inovador sejam protagônicos da experiência desde a concepção até a análise dos resultados; reconfiguração dos saberes, com a anulação ou diminuição das dualidades clássicas entre saberes científicos / saber popular / ciência / cultura / educação / trabalho / etc;

11 reordenação de tempo e de território da construção dos saberes, extrapolando os limites clássicos da sala de aula. reorganização da relação teoria / prática, rompendo com a clássica proposição de que a teoria precede a prática, dicotomizando a perspectiva globalizadora; perspectiva orgânica no processo de concepção, desenvolvimento e avaliação da experiência desenvolvida;

12 Analisando alguns exemplos do repertório investigativo
Professora: Sandra Curso: Direito Caracterização da experiência: Trata-se de uma experiência que estimula os alunos a compreenderem o direito como uma ciência social, que tem intensa relação com a prática social dos indivíduos, das instituições e dos movimentos sociais. Desenvolve-se utilizando a estratégia das visitas a campo, fazendo com que os alunos entrem em contato com algumas realidades que, em geral, não conhecem. Têm sido utilizados locais como o Manicômio Judiciário, e um Acampamento do Movimento Sem Terra. Nessas visitas, o principal objetivo é relacionar o campo do direito com algumas realidades que, muitas vezes, estão distantes da condição dos alunos e nem sempre aparecem nas representações usuais do campo profissional. Na mesma disciplina há o recurso de utilização de pessoas-fonte, como uma outra estratégia para alcançar a relação teoria-prática. Em geral são juristas, sociólogos, pesquisadores, pessoas que vêm de outros países, outras culturas e que podem contribuir com a capacidade reflexiva dos estudantes. Muitas vezes essa estratégia dá margem à realização de Seminários que exigem dos alunos o exercício das capacidades de análise e síntese, estabelecendo relações entre a base teórica da disciplina e a prática social.

13 Professora: Berenice Curso: Matemática Caracterização da experiência:
Trata-se de uma experiência realizada na disciplina de geometria, do Curso de Matemática. Consistiu no desenvolvimento de um estudo de geometria com enfoque nas artes visuais, buscando desenvolver a criatividade dos alunos e possibilitar-lhes aprender Geometria, por meio da arte. A proposta insere também, no processo de ensino-aprendizagem, a trajetória histórica da geometria, trazendo ao conhecimento dos alunos, obras de grandes artistas. É o momento da leitura de uma obra de arte por parte do aluno, requerendo o seu olhar geométrico, mas igualmente crítico e sensitivo. Promove, ao mesmo tempo, atividades práticas que estimulam a identificação das formas geométricas como, por exemplo, captar por meio de uma fotografia, situações do cotidiano que sugiram formas geométricas relacionando-as com o conteúdo abordado em sala de aula. Toda a parte axiomática da disciplina também é trabalhada, como por exemplo, a confecção de mosaicos ou padrões onde para criá-las, deve-se ter conhecimento de como construir polígonos regulares inscritos e circunscritos. Essa experiência exige, para sua viabilização, classes de até 30 alunos, tendo em vista suas características e a possibilidade de produção e acompanhamento dos estudantes.


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