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CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP

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Apresentação em tema: "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
GESTÃO DE PESSOAS PROF ª: PATRICIA BARRETO MACAPÁ/2012

2 MODELO DE PLANEJAMENTO
MODELO DE PLANEJAMENTO BASEADO EM SEGMENTOS DE CARGOS Adamilton Almeida Fabio Pacheco Francimara Romany Francidalva Alves Joiciane Benathar Keitiane Honorato Mary Ellen Moura

3 MODELO DE PLANEJAMENTO
O Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas pode ser formulado e desenhado após, isolada ou integralmente, o Planejamento Estratégico da empresa.

4 Planejamento Adaptativo de Gestão de Pessoas:
Planejamento Autônomo e Isolado de GP: Planejamento Conservador: Planejamento Otimizante: Planejamento Prospectivo:

5 Para alcançar todo seu potencial de realizações, a organização precisa ter pessoas adequadas e disponíveis para o trabalho a ser realizado. Na prática, isso significa que todos os gerentes devem estar seguros de que os cargos sob sua responsabilidade, estão ocupados por pessoas capazes de desempenhá-los adequadamente. Isso requer um cuidadoso planejamento estratégico de RH.

6 Existem vários modelos de planejamento de RH, sendo que, alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais. Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço Modelo baseado em segmentos de cargos Modelo de substituição de postos-chave Modelo baseado no fluxo de pessoal Modelo de planejamento integrado

7 Modelo baseado em segmentos de cargos
Modelo restrito a nível operacional, utilizado por empresas de grande porte e que consiste em: escolher um fator estratégico cuja variação afeta proporcionalmente a necessidade de pessoal, em seguida estabelecer o nível histórico e futuro para cada fator.

8 O modelo consiste em: Escolher um fator estratégico – como nível de vendas, volume de produção, plano de expansão – cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal. Estabelecer os níveis históricos ( passado ) e futuro para cada fator estratégico.

9 Determinar os níveis históricos da força de trabalho para cada unidade.
Projetar os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade, através da correlação com a projeção dos níveis (históricos e futuros ) do fator estratégico correspondente.

10 Algumas empresas como a IBM, preferem calcular suas necessidades totais de pessoal operacional com base em projeções relacionadas apenas com certos segmentos (ou famílias) de cargos de sua força de trabalho que apresentam variações maiores. Sua limitações são similares ao modelo baseado na procura estimada do produto/serviço.

11 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


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