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Design Instrucional para Educação a Distância

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Apresentação em tema: "Design Instrucional para Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Design Instrucional para Educação a Distância
Renato M.E. Sabbatini Silvia H. Cardoso Instituto Edumed

2 O Que É Instrução? É a transmissão de conhecimento pelo professor ao aprendiz É também a estruturação dirigida do conhecimento do aprendiz Envolve atividades de facilitação do aprendizado pelo professor Tem necessariamente objetivos específicos de aprendizagem Tem procedimentos interativos e pretestados de ensino

3 O Que É Design? Desenho: apresentação gráfica e visual
Projeto: especificações para produção e execução Plano: estratégias e táticas para atingir um objetivo Propósito, Intenção, Resultado: funcional, estético, metas, etc.

4 Design Instrucional x Aprendizado
Para fazer design instrucional de forma eficiente, é necessário entender como funciona o processo de aprendizado, sua natureza, tipos e formas, categorias de conhecimento e formas de transmissão do conhecimento

5 Axiomas e Premissas do Design Instrucional
Diferentes tipos de conteúdos (tipos de conhecimentos, tarefas de aprendizado) exigem diferentes abordagens instrucionais; Os estudantes aprendem melhor o que fazem (Confúcio); Devem ser aplicados os conhecimentos da ciência cognitiva ao design instrucional (tipos e prazos de retenção da memória, ritmo e seqüência de aquisição, etc.);

6 Dois Tipos de Aprendizado
Aprendizado Incidental Ocorre ao longo de experiências de vida, exposição a fatos e conhecimentos, etc. É de natureza não planejada Aprendizado Intencional Segue objetivos e depende da intenção não casual do aluno em aprender alguma coisa É de natureza planejada

7 Dois Tipos de Aprendizado
Aprendizado Incidental Ocorre ao longo de experiências de vida, exposição a fatos e conhecimentos, etc. É de natureza não planejada Aprendizado Intencional Segue objetivos e depende da intenção não casual do aluno em aprender alguma coisa É de natureza planejada O objetivo do Design Instrucional

8 Características do Aprendizado Intencional ou Planejado
O aprendizado deve levar a alguma mudança em atitudes, habilidades, crenças, conhecimento, modelos mentais, etc.; Essas mudanças devem ser persistentes e estáveis; As mudanças devem ser observáveis e, preferencialmente, mensuráveis.

9 Cinco Princípios do Aprendizado Importantes para o Design Instrucional
Aprendizado: Essencialmente involve mudança Experiência: O ponto de partida para o aprendizado Contexto: Determina o significado: indivíduos constróem significado a partir do contexto Integração: Pessoas aprendem coisas interconectadas: complexas, multifacetadas, com metas, e integradas a outras atividades e estruturas de conhecimento Incerteza: Estar incerto e não convencido de saber algo é o motivador e facilitador do aprendizado

10 Categorias de Conhecimento
Abstratos Concretos Fatos Procedimentos Factual Lineares Não Lineares Abstratos Concretos Conceitos Princípios Conceitual Abstratos Concretos

11 Tipos de Informação Fatos Nomes, declarações Conceitos Classificações
Estruturas Componentes, relações Processos Mudanças no tempo Procedimentos Passos, pontos-chave Responde a perguntas como: O que? Quando? Responde a perguntas como: O que é? Responde a perguntas como: Como é organizado? Responde a perguntas como: Como funciona? Responde a perguntas como: O que devo fazer?

12 Transmissão do Conhecimento
BÁSICOS nome definição descrição diagrama figura fórmula anotação uso AUXILIARES exemplo contra-exemplo analogia sinônimo termos relacionados mapas conceituais fluxogramas mnemônicos

13 Aprendizado de Conceitos
Pesquisas demonstram que o aprendizado mais efetivo de conceitos deve seguir o seguinte esquema, sem faltar nenhum exemplo: Definição Exemplos Contra-exemplos Prática com feedback

14 Aprendizado de Conceitos: O Que é Rede Cliente-Servidor
Apresentar a definição de rede cliente-servidor, usando o conceito abstrato na forma de um diagrama de blocos. Definir a nomenclatura Dar exemplos facilmente reconheciveis de arquitetura cliente-servidor: FTP, Dar contra-exemplos: um sistema telefônico Pedir para o aluno explicar como funciona cliente-servidor para a Web, News e Telnet

15 Aprendizado de Procedimentos
Mostre o procedimento como um todo, do começo ao fim Divida o procedimento em passos correlacionados Realize práticas com os passos, cumulativamente, treinando em excesso Realize prática do procedimento do começo ao fim

16 Atividades Instrucionais
Exposição Discussão orientada Tutorial autônomo Treino e prática Interação entre membros do grupo Estudo independente Elaboração de projetos Jogos e simulações Encenação (“role-playing”)

17 Níveis Múltiplos de Organização
Organização/Instituição Programa Curso Módulo Lição Unidade de Instrução Recurso Instrucional

18 Níveis Múltiplos de Organização
Organização/Instituição: Faculdade de Medicina Programa: Pós-Graduação em Ginecologia Curso: Patologias do Sistema Reprodutivo II Módulo: Tumores do Ovário I Lição: Neoplasmas do Ovário Unidade de Instrução: Diagnóstico por imagens Recurso Instrucional: Banco de imagens de ultrassom de neoplasmas do ovário, navegável e pesquisável por palavras-chave

19 As Etapas do Desenvolvimento Instrucional
Levantamento de necessidades Análise do contexto Planejamento geral (estratégias) Objetivos e indicadores Design instrucional (táticas) Desenvolvimento de produtos Meios de comunicação (logística) Planos de implementação e difusão Implantação, controle, gestão e avaliação

20 Planejamento de Sistemas de EAD
Planejamento estratégico Como serão utilizadas os recursos tecnológicos e pedagógicos? Planejamento tático Como deve funcionar o ambiente de aprendizagem, para quem e com que conteúdo? Planejamento logístico Como elaborar, distribuir e controlar o material didático e ambiente de aprendizagem?

21 Planejamento Estratégico O Projeto Curricular
Análise de Motivação O curso faz sentido? Em que contexto? Análise de Impacto Qual será o resultado a curto, médio e longo prazo? Análise de Risco Quais são os problemas que poderão interferir? Análise Econômica Quais seão os recursos necessários?

22 Planejamento Tático O Projeto Instrucional
Análise de Necessidades Qual é o público-alvo e quais são suas necessidades? Análise de Prerequisitos Quais serão as habilidades e conhecimentos prévios dos alunos? Análise de Conteúdo Qual deve ser o conteúdo do curso? Porque? Análise Instrucional Como apresentar, interagir, avaliar?

23 Planejamento Logístico A Elaboração do Sistema
Projeto de Apresentação Quais serão os elementos visuais e ergonômicos, etc. Projeto do Sistema de Disponibilização Quais e como serão utilizados os sistemas de comunicação? Projeto do Sistema de Controle Quais serão os sistemas de avaliação e acompanhamento?

24 Design Instrucional: Onde Se Situa
Tecno logia Mídias Design Instrucional Implementação Gestão

25 Questões em Design Instrucional
Quanto de controle pelo aluno: por que, quando e onde Como apoiar o controle pelo aluno: navegação por espaços de aprendizado abertos ou fechados, complexos, etc. Como planejar estratégias significativas e efetivas de feedback (recompensa, crítica, informações adicionais, etc.) Como planejar ferramentas de aprendizagem úteis e transparentes Como selecionar mídias e especificar a seqüência de conteúdo

26 Competências para o Designer Instrucional
Fundamentos profissionais Planejamento e análise Design e desenvolvimento Implementação e gerência

27 Planejamento de Ensino
Passo 1: Determine os objetivos Passo 2: Especifique operacionalmente as entradas (prerequisitos) e saídas (competências finais desejadas) Passo 3: Especifique testes apropriados para as entradas e as saídas sob a forma de desempenho esperado: Condições Ações Critérios

28 Planejamento de Ensino (2)
Passo 4: Determine os conceitos e procedimentos que deverão ser aprendidos pelos alunos Passo 5: Estabeleça seqüências otimizadas de aprendizagem, estruturas de navegação, estruturas integrativas Passo 6: Prepare o material instrucional Passo 7: Prepare o material de avaliação

29 Os Nove Elementos do Design Instrucional
Identificar problemas e objetivos Identificar as características dos aprendizes Identificar conteúdos e habilidades Especificar objetivos de ensino Sequenciar o conteúdo a agrupar as atividades de aprendizagem Identificar as estratégias e táticas instrucionais Planejar a instrução e a interação Planejar elementos de avaliação e acompanhamento Identificar e especificar os recursos de apoio ao aprendiz

30 A Equipe de Desenvolvimento
Conteudistas Instrutores Tutores ou Assistentes Designers Instrucionais Designers Visuais Consultores Pedagógicos Analistas de Suporte Técnico Outros


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