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TQC – Controle da Qualidade Total Capítulos 9 e 10

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Apresentação em tema: "TQC – Controle da Qualidade Total Capítulos 9 e 10"— Transcrição da apresentação:

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2 TQC – Controle da Qualidade Total Capítulos 9 e 10
Rodrigo Araujo

3 Motivação Num mercado cada vez mais competitivo a sobrevivência das empresas depende de prestar um serviço/produto de qualidade. Ou seja, atenda o que o cliente quer com o preço que ele pode pagar

4 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Recursos Humanos e o TQC O crescimento das pessoas Educação e Treinamento Papel do setor de educação e treinamento Avaliação de desempenho e premiação Implantação do TQC Conclusão

5 Recursos Humanos e o TQC
O TQC é a conjugação de métodos gerenciais que são difundidos a todas as pessoas da empresa com o desenvolvimento de um clima que conduza à emoção pelo trabalho Baseado essencialmente num programa de educação e treinamento, que no geral deve mudar a maneira de pensar

6 Recursos Humanos e o TQC
Centrado nas pessoas: Aprimorar o recrutamento e seleção Educar e treinar as pessoas para transformá-las nos “Melhores do Mundo” naquilo que fazem Reter estas pessoas nos quadros da empresa de certa forma que a empresa faça parte do projeto de vida da pessoa Criar condições para que cada empregado tenha orgulho da empresa

7 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Recursos Humanos e o TQC O crescimento das pessoas Educação e Treinamento Papel do setor de educação e treinamento Avaliação de desempenho e premiação Implantação do TQC Conclusão

8 Crescimento Humano na Empresa
A adoção do modelo de qualidade no Japão foi fortemente influenciada pela obra de Maslow, que tem dois pontos fundamentais: O homem tem uma natureza superior que é instintiva Essa natureza humana tem uma característica profundamente holística

9 Crescimento Humano O conceito de crescimento humano está baseado na intenção de que as pessoas devem fazer sempre serviços de valor agregado cada vez mais alto Crescimento do ser humano significa utilizar cada vez mais a mente do individuo e não somente a força braçal Numa empresa voltada para o melhoramento contínuo, as pessoas são sempre desafiadas para utilizar mais suas mentes

10 Exemplo No caso de um operador, por exemplo, o crescimento pode seguir as seguintes etapas: Somente opera Inspeciona seu próprio trabalho quando ajudado por um supervisor Inspeciona seu próprio trabalho mas é necessário que o supervisor reavalie mais tarde Inspeciona seu próprio trabalho Inspeciona seu próprio trabalho e ensina aos outros operadores

11 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Recursos Humanos e o TQC O crescimento das pessoas Educação e Treinamento Papel do setor de educação e treinamento Avaliação de desempenho e premiação Implantação do TQC Conclusão

12 Educação e Treinamento
O processo de educação e treinamento é um processo longo e dispendioso, por mais sentido em um ambiente que retenha seus talentos

13 Educação e Treinamento
Novo conhecimento para a mente Treinamento: Prática do uso do conhecimento

14 Educação e Treinamento
Meio para o crescimento humano e deve ser utilizado tendo como grande objetivo a sobrevivência da empresa, por meio do desenvolvimento das habilidades e desejo de trabalhar

15 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Recursos Humanos e o TQC O crescimento das pessoas Educação e Treinamento Papel do setor de educação e treinamento Avaliação de desempenho e premiação Implantação do TQC Conclusão

16 Objetivos da Educação e Treinamento
Desenvolver o raciocínio das pessoas Desenvolver a sensibilidade e tenacidade para mudanças Desenvolver a consciência que a empresa é sua

17 Educação e Treinamento dentro da Empresa
Treinamento no trabalho Autodesenvolvimento Treinamento em grupo

18 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Recursos Humanos e o TQC O crescimento das pessoas Educação e Treinamento Papel do setor de educação e treinamento Avaliação de desempenho e premiação Implantação do TQC Conclusão

19 Sistemas de Avaliação As pessoas são diferentes, têm potenciais mentais diferentes, talentos diferentes. É portanto, natural avaliar o desempenho das pessoas de tal modo que isto possa refletir em sua carreira e em seu salário A grande questão que se coloca é como avaliar

20 Premiação Em alguns setores premia-se por produção realizada. Sistema de premiação baseado de que o homem só trabalha por dinheiro, o que contraria o que se conhece de motivação humana A verdadeira motivação decorre de outros fatores. Porém premiações do tipo “reconhecimento” são válidas

21 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

22 Fundamentos da Implantação
O TQC é um processo de aprendizado e, portanto, não deve ter regras rígidas mas estar adaptada as necessidades No entanto alguns pontos básicos devem ser seguidos: Implantando de cima para baixo (top-down). Implantação assistida pelo “Escritório do TQC” Responsabilidade indelegável do Presidente Processo de mudança comportamental e cultural, portanto baseado em grande esforço de educação e treinamento Nunca implante o TQC sem a orientação contínua de uma instituição qualificada e credenciada

23 Fundamentos da Implantação
A implantação do TQC é um processo de mudança muito forte e precisa das seguintes condições básicas: Liderança persistente das chefias Educação e Treinamento (a resistência a mudanças é produto da ignorância)

24 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

25 Procedimentos A idéia do TQC pode ser levado para empresa por qualquer pessoa, que deve apresentar um seminário para diretoria Após o seminário a diretoria deve ter um tempo para estudar e aprofundar seus conhecimentos É essencial que o presidente se comprometa com a idéia

26 Procedimentos Definir a situação atual da empresa
Estabelecer metas de sobrevivência Estabelecer estratégias para alcançar as metas Estabelecer o comitê de implantação do TQC Nomeação do Coordenador do TQC

27 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

28 Sobrevivência Muito embora a implantação do TQC deva ser feita de forma organizada e planejada, não há como conter todo mundo enquanto se faz um bom Plano de Implantação Mesmo antes do plano estar pronto pode-se fazer um shake-down simplificado e começar logo pela solução de problemas simples

29 Sobrevivência A medida que os chefes de seção e staff são treinados, deve-se implantar o Gerenciamento da Rotina, atacando-se simultaneamente três áreas: Definição de itens de controle e critérios de avaliação Padronização dos procedimentos e processos Shake-down e solução de problemas

30 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

31 Comitê de Implantação Avaliar e aprovar a proposição do Plano de Implantação feita pelo Coordenador do TQC Acompanhar a evolução das “metas de sobrevivência” e cumprimento do plano de implantação Recomendar ao presidente que atue nas causas dos desvios do plano

32 Escritório do TQC Centraliza o contato externo
O Coordenador do TQC é o chefe do escritório Deve ser uma pessoa antiga na empresa e por todos conhecido Ser uma pessoa sênior e respeitada como sendo do mesmo nível de um diretor Deve ter saúde para o trabalho intenso e dedicar-se à sua função em tempo integral e dedicação exclusiva

33 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

34 Programa de Educação e Treinamento
O planejamento e gerenciamento da educação e treinamento são atribuições do Escritório do TQC e facilitadores Deve as áreas da empresa, cada qual com seus objetivos: Alta administração e Gerência Sênior Gerência Média Staff e Engenheiros Supervisores

35 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

36 Gerenciamento da Rotina
No nível gerencial de chefe de seção deve ser dada ênfase na implantação da rotina Para isso a primeira coisa a ser feita é conduzir um shake-down na seção e iniciar pela solução de problemas Definição dos itens de controle Padronização Solução de Problemas Controle do Processo

37 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão
Fundamentos Procedimentos iniciais Sobrevivência Planejamento da Implantação Programa de Educação e Treinamento Gerência de Rotinas Eventos internos e externos Conclusão

38 Eventos Internos Tendo como objetivo promover a prática do TQC na empresa. Exemplo: Evento de apresentação de solução de problemas pelo pessoal da seção onde o consultor interno ou externo critica o método utilizado, propondo melhorias ao processo da solução Evento de apresentação da implantação da rotina na seção

39 Eventos Externos A empresa que está implantando o TQC deve convidar pessoas de outras empresas que estão mais adiantadas no seu processo de implantação para apresentarem o que estão fazendo Participação de toda a alta gerência

40 Agenda Gerência do Crescimento Humano Implantação do TQC Conclusão

41 Conclusões TQC vê os problemas da empresa como um todo e prega que só a mudança cultural gera produtos e serviços de qualidade mais elevada Conceitos que vem da industria japonesa e muitas das soluções podem ser aplicadas a empresa de serviços, como as de software

42 Referências TQC: Controle da Qualidade Total – Vicente Falconi Campos – 8ª Edição – Editora INDG

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