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Escola de Relações Humanas

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Apresentação em tema: "Escola de Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Relações Humanas
Principais Escolas Teoria das Relações Humanas Teoria Comportamental ou Behaviorista Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.) Questões Abordadas Integração social Comportamento social Recompensas e punições Grupos informais Relações intergrupais Motivação Liderança Comunicação Organização Informal Dinâmica de Grupo Processo Decisorial Mudança Organizacional 2

2 Escola de Relações Humanas
Aula 1: Apresentação REQUISITOS: - nome de cada aluno em papel recortado (“fichas”) - projetor multi-mídia ROTEIRO Apresentação do professor (histórico, interesses, hobbies). Apresentação do curso: - Módulos 1-3 (Introdução, escolas A-E, áreas funcionais) - Módulos 4-6 (Processo POLC, Técnicas APO DO TQC, Dim. da Gestão) - Cenários (Globalização, Blocos, TI, 3o. Setor, Empregabilidade) Apresentação do Site de Suporte Virtual (PROJETOR): - Módulos (estrutura de tópicos) Metodologia (avaliações, recursos, casos, PartiPontos) - Bibliografia Perguntas? Dúvidas? Dinâmica de apresentações “chamada interativa”. Professor exemplifica com quatro aspectos da vida: ano mais especial, algo que gosta muito de fazer, algo que sabe fazer bem, algo que espera realizar. Distribui fichas com nomes dos alunos. Cada um fala de si e ao final chama o nome que lhe coube para que o colega faça o mesmo. Durante a dinâmica, professor anota hobbies no quadro, por categorias. O “dono” de cada nome alheio deve igualmente anotar o hobby do seu colega. Ao final, através da pergunta “quem gosta de...?”, o professor convoca os alunos a enunciarem os nomes constantes em suas fichas de acordo com cada categoria de hobbies expostos no quadro, em sequência aleatória (o professor “tica”cada hobby à medida em que convoca). Variante para 50 minutos: instruir alunos para entrevistarem o colega prescrito na ficha durante o intervalo. Descobrir qual o seu ano favorito e porque, algo que ele gosta muito de fazer, algo que ele sabe fazer bem, algo que ele espera realizar. Apresentação na aula seguinte. Valor da Tarefa: 1 PartiPonto. A Experiência de Hawthorne Fase 1: intensidade de iluminação – reconhecimento do fator psicológico Fase 2: grupo experimental / controle – reconhecimento de fatores grupais (liderança, objetivos comuns, equipe) Fase 3: programa de entrevistas – organização informal: mecanismos de punição e lealdade grupal Fase 4: Confirmação das hipóteses sobre a coexistência da organização formal com a informal 1

3 Escola de Relações Humanas
Aula 2: Introdução REQUISITOS: - recortes com definições de administração - recortes com definições de organização. - retroprojetor ROTEIRO: Projeta transparência ao lado. O que é administração? (PROFESSOR OUVE SUGESTÕES, anotando no quadro palavras-chave de cada conceito) O que é organização? (PROFESSOR OUVE SUGESTÕES, anotando no quadro palavras-chave de cada conceito) Conceito próprio: administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados. (REALÇAR ASPECTOS DA DEFINIÇÃO NO QUADRO). Distribui recortes e ouve leitura dos mesmos, ANOTANDO PALAVRAS-CHAVE NO QUADRO). O que faz um administrador (OUVE SUGESTÕES) (EXPLANAÇÃO NO QUADRO) Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Direção ou Liderança e Avaliação e Controle (CICLO) De que formas um bacharel em administração pode exercer sua profissão? (PROFESSOR OUVE SUGESTÕES) (EXPLANAÇÃO NO QUADRO) Áreas Funcionais de uma Organização Moderna: Produção, Marketing, Recursos Humanos, Finanças. PARTIPONTOS 1 (DITA PARA QUE ALUNOS ANOTEM) Escolha uma ou mais questões abaixo e incremente seu escore de PartiPontos! Elabore um conceito próprio de administração (0,5 PartiPonto) Elabore um conceito próprio de organização (0,5 PartiPonto) Elabore um texto que descreva o cotidiano de um administrador em uma empresa da sua escolha. Procure incorporar as quatro funções administrativas - planejar, organizar, liderar e avaliar. Narre em 3a. Pessoa. Crie um personagem protagonizando a estória. (3 PartiPontos) Elabore quatro textos diferentes que descrevam o cotidiano de quatro administradores (um administrador da produção, um administrador de marketing, um chefe de recursos humanos e um diretor financeiro). Procure enriquecer os textos com detalhes de suas operações (6 PartiPontos) Conclusões de Hawthorne Produtividade resulta da integração Grupo prepondera sobre indivíduo Recompensas e punições sociais Grupos informais e Relações Humanas Importância do Conteúdo do Cargo Aspectos Emocionais da Organização Funções da Organização Moderna: Econômica: produzir bens e serviços Social: promover a auto-realização 2

4 Necessidades FISIOLÓGICAS
Escola de Relações Humanas Motivação Teoria de Campo de Lewin Comportamento é função da relação entre a pessoa e o ambiente (campo dinâmico), tal como este é percebido psciologicamente Busca do Equilíbrio: atração por objetos de valência positiva e repulsa por objetos de valência negativa. As Necessidades Humanas Básicas Status / Prestígio Afeição Pertença Segurança AUTO- REALIZAÇÃO PSICOLÓGICAS Necessidades FISIOLÓGICAS Desenvolvimento INTELECTUAL e ESPIRITURAL

5 FRUSTRAÇÃO / COMPENSAÇÃO
Escola de Relações Humanas Motivação (cont.) Ciclo Motivacional Motivação e Atitude EQUILÍBRIO FRUSTRAÇÃO / COMPENSAÇÃO ESTÍMULO NECESSIDADE BARREIRA TENSÃO SATISFAÇÃO COMPORTAMENTO OU AÇÃO ATITUDES NEGATIVAS INSATISFAÇÃO PESSIMISMO OPOSIÇÃO MÁ VONTADE DISPERSÃO AGRESSÃO FANATISMO EUFORIA ATITUDES POSITIVAS SATISFAÇÃO OTIMISMO COOPERAÇÃO IDENTIFICAÇÃO MORAL ALTO MORAL BAIXO

6 Escola de Relações Humanas
Liderança Conceito Capacidade de influenciar Formas de influenciar pessoas: Autoridade x Poder Abordagens à Liderança: Traços da personalidade do líder Físicos: energia, aparência, estatura Intelectuais: adaptabilidade, agressividade e entusiasmo Sociais:capacidade de cooperação, habilidades interpessoais e administrativas De Empreendedorismo: impulso de realização, persistência e iniciativa Estilos de liderança Autocrático: LÍDER LIDERADO Democrático: LÍDER  LIDERADO Liberal (laissez-faire): LÍDER  LIDERADO Abordagem Situacional Cada Situação requer uma forma de liderança Variáveis fundamentais: LÍDER (valores pessoais, confiança, tolerância) LIDERADOS (autonomia, maturidade, conhecimento) SITUAÇÃO (tipo de empresa, problema, tempo)

7 Escola de Relações Humanas
Comunicação Importância da Comunicação: Informações  condição de trabalho Atitudes  motivação p/ o trabalho Redes de Comunicação Em Roda Rapidez, precisão, alta centralização, pouca flexibilidade Em Cadeia Rapidez, precisão, centralização, pouca flexibilidade Em Círculo Lentidão, imprecisão, descentralização, alta flexibilidade EMISSOR CÓDIGO RECEPTOR RUÍDO RUÍDO

8 Escola de Relações Humanas
Outras Características da Escola de Relações Humanas Organização Informal Origens Características Dinâmica de Grupo Importância do Grupo para ADM O Processo de Mudança Apreciação Crítica da ERH Confronto das Idéias Clássicas Crença na possibilidade de superação do conflito Ingenuidade Enfoque manipulativo: colocar a organização informal a serviço da organização formal

9 Escola Comportamental
Motivação Resgate da Pirâmide de Necessidades (Maslow) Herzberg: Fatores Motivacionais (ou satisfacientes) são aqueles relacionados ao cargo O trabalho, as rotinas Auto-realização no trabalho Reconhecimento (prestígio) Progresso na carreira Responsabilidade Fatores Higiênicos (ou insatisfacientes) são aqueles relacionados à empresa Condições de trabalho Administração da empresa Salário Relações com o supervisor Benefícios e serviços sociais Fatores Motivacionais geram satisfação ou não-satisfação Fatores Higiênicos geram insatisfação ou não-insatisfação Deve-se buscar o enriquecimento de cargos como principal mecanismo de motivação

10 Escola Comportamental
McGregor: Estilos de Gestão Teoria X – O ser humano é Preguiçoso, egocêntrico, sem ambição, resistente à mudança, indisciplinado, sem iniciativas Teoria Y – O ser humano é Ávido por trabalho, sintonizadas com as necessidades da empresa, auto-motivadas, busca responsabilidade, dotado de criatividade e competência Empresas tipo X e tipo Y Likert: Sistemas Administrativos Variáveis: processo decisorial sistema de comunicação relações interpessoais recompensas e punições Sistema 1: autoritário coercitivo Sistema 2: autoritário benevolente Sistema 3: consultivo Sistema 4: participativo

11 Escola Comportamental
Herbert Simon: Processo Decisorial Análise da situação Definição de objetivos Comparação de alternativas de solução Implementa melhor alternativa Homem Administrativo: Oposição ao Homem Econômico e ao Homem Social: Racionalidade limitada Imperfeição das decisões Caráter excludente das decisões Ambiente de rotinas organizacionais Chris Argyris: Conflito entre indivíduo e organização Função da alta administração: compatibilizar objetivos organizacionais com objetivos individuais

12 Escola Comportamental
Apreciação Crítica Ênfase nas pessoas Enquanto indivíduos (Argyris, Barnard) Enquanto dimensão motivacional (Maslow, Herzberg) Enquanto Homem Administrativo (Simon, McGregor, Likert) Abordagem mais descritiva que prescritiva Democratização das organizações Interrelacionamento com outras variáveis: tarefas e estrutura Análise organizacional a partir do comportamento

13 Desenvolvimento Organizacional
Mudança Organizacional Planejada Mudança na estrutura Mudança na tecnologia Mudança nas tarefas (produtos / serviços / clientes) Mudança na cultura organizacional Cultura Organizacional “Empowerment” mais poder aos funcionários Pesquisa-ação Diagnóstico  Validação do Diagnóstico com os Participantes  Planejamento Participativo  Execução

14 Desenvolvimento Organizacional
Técnicas de D.O. Laboratório de Sensitividade Análise Transacional Consultoria de Procedimentos Desenvolvimento de Equipes Reuniões de Confrontação Grade Gerencial Apreciação Crítica do D.O. Administração Participativa Teoria ou “saco de gato”? Ênfase no desenvolvimento de “inteligência emocional” Pretensão de “construir culturas”


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