A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implementação de Inovações no Empreendimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implementação de Inovações no Empreendimento"— Transcrição da apresentação:

1 Implementação de Inovações no Empreendimento

2 Ato ou efeito de introduzir algo novo em qualquer atividade humana
O que é? Innovatio (latim) = introduzir novidades Ato ou efeito de introduzir algo novo em qualquer atividade humana MOREIRA E QUEIROZ (2007); DOUGHERTY (2004); STAL (2007); BIGNETTI (2002); GRABOWSKI E ROBERTS (2004).

3 Conceito Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas MANUAL DE OSLO

4 Quais são os tipos de inovação?
Produtos Marketing Processos Organizacional Bens Serviços Incremental Radical

5 Inovação de Produto É a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que se refere a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais. MANUAL DE OSLO

6 Inovação de Produto

7 Inovação de Produto Sobremesas congeladas
Telhas feitas com tubos de pasta de dente Máquina de passar e secar

8 Inovação de Serviço Telefonia móvel: gravação de vídeo e foto
áudio-conferência reprodução de música acesso à internet transferência de arquivos acesso a canais de TV

9 venda pela internet e entrega em domicílio
Inovação de Serviço venda pela internet e entrega em domicílio

10 Inovação de Processo É a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares. MANUAL DE OSLO

11 Inovação de Processo Pasteurização do leite

12 Inovação de Processo Envase de bebidas

13 Por que inovar nos processos?
Melhorias na produtividade Redução de custos Diferenciação do mercado Aumento da vida produtiva de equipamentos e processos Questões de sobrevivência e competitividade

14 Inovação Organizacional
É a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. MANUAL DE OSLO

15 Inovação Organizacional
Reunião para tomada de decisão Ginástica laboral

16 Inovação de Marketing É a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. MANUAL DE OSLO

17 Inovação de Marketing

18 Inovação de Marketing Nova maneira de divulgar
Recipiente com um formato totalmente novo Nova maneira de divulgar Introdução de um sistema de informação personalizado Boa Tarde, Hélio  ( não é você? | sair) Confira sua página personalizada | Escolha um tema

19 Equívocos freqüentes sobre inovação
“Inovação é só para grandes empresas” “As pequenas empresas não inovam porque não fazem pesquisa” “Inovar é caro e demora muito para dar retorno!” “Meu mercado não exige inovação” “Eu não preciso inovar” “Não é para minha empresa”

20 Amadurecimento do mercado e exigências competitivas
Fonte: BOWIJN P.T., KUMPE T. Manufacturing in the 1990’s – productivity, flexibility and innovation. Long Range Planning, v.23, n.4, p.44-57, Aug.1990

21 Caso

22 Práticas que podem levar à Inovação
Persistência/perseverança Criatividade Aproveitamento das oportunidades de negócio Capacidade para assumir riscos Utilização de parcerias Bom conhecimento do mercado onde atua

23 Práticas que podem levar à Inovação
Qualificação e reconhecimento dos colaboradores/talentos Produto, serviço ou processo diferenciado em relação aos concorrentes Dificuldade de replicação ou cópia pelos concorrentes Percepção de valor pelo cliente

24

25 Mensagem Final “É necessário inovar, sempre. Entretanto, a inovação não deve ser encarada como um fim em si mesmo, mas sim como um meio. Ela não é um projeto nem um departamento, é uma atitude e um pensamento sistemático que permeia todas as atividades da empresa.”

26 Implementação de Inovações no Empreendimento


Carregar ppt "Implementação de Inovações no Empreendimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google